A Regional de Saúde de Juiz de Fora promoveu na tarde dessa quarta-feira, 25/04, uma reunião para implantação dos Núcleos de Vigilância Epidemiológica Hospitalar (NVHE). Participaram deste encontro as Referências Técnicas Municipais de Vigilância Epidemiológica, Atenção Primária e os Hospitais sediados nos municípios sob a jurisdição da regional, além das referências técnicas dos núcleos de cada unidade de saúde.

25.04.18 - Implantação do NVHE

A reunião foi conduzida pela Técnica do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS), Soraia Zardini de Morais, e por Cláudia Aarestrup, Coordenadora da Área Temática de Vigilância e Proteção à Saúde da Regional de Juiz de Fora. Os assuntos abordados pelas profissionais foram a apresentação sobre a importância e competências do NHE, descentralização do SINAN NET e SINAN online, Fluxo de notificação, portaria 204 de fev/2016, Notificação semanal positiva/negativa, Planilha de Monitoramento trimestral, Fluxo do transporte e coleta de material de casos suspeitos de infecção por Zika +STORCH, Nota Técnica nº 01 –Orientações quanto à Transmissão vertical do vírus da Febre Chikungunya (CHIKV)/Manejo clínico da gestante e do recém-nascido (RN) e doenças Neuroinvasivas por Arbovírus.

Cláudia Aarestrup acredita que a reunião, “é de suma importância à representatividade das instituições e municípios para nos organizarmos e estarmos preparados para agravos e surtos que poderão surgir”, finaliza.

Por Adriana Mendes