Os gestores das secretarias de saúde dos 53 municípios que compõem a área de atuação da Regional de Saúde de Montes Claros já estão sendo mobilizados para o planejamento da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe Influenza 2018. A mobilização teve início nesta terça-feira (27/2), com a realização de reuniões da Comissão Intergestores Regional (CIR) envolvendo municípios que integram as regiões de saúde de Montes Claros/Bocaiúva e de Coração de Jesus. O trabalho de mobilização prossegue durante toda esta semana. Nesta quarta-feira, está sendo realizada reunião envolvendo gestores de saúde da região de Janaúba, quinta-feira, em Salinas e sexta-feira em Francisco Sá.

No período de 12 a 23 de março, a Regional de Saúde realizará encontros com os gestores e coordenadores de imunização de todos os municípios, com o objetivo de repassar informações sobre os trabalhos a serem realizados neste ano. Os encontros serão realizados nas cidades polos de regiões de saúde, começando no dia 12 de março, em Montes Claros; dia 14, em Taiobeiras; 15 e 16, em Salinas e Francisco Sá, respectivamente. Os encontros terão prosseguimento dia 19 de março, envolvendo os municípios da região de Saúde de Coração de Jesus; dia 21, em Monte Azul; dia 22, em Janaúba e dia 23, em Bocaiúva.

Crédito: Pedro Costa / SES-MG.

Os trabalhos serão realizados a partir das 8 horas. Na parte da manhã, serão abordadas questões sobre o Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI); Sistema de Informação de Eventos Adversos Pós-Vacinais (SIEAPV); perdas de imunobiológicos; coberturas vacinais e erros de imunização. Já na parte da tarde, os encontros terão como foco o planejamento da Campanha contra a Influenza 2018 e o calendário nacional de vacinação que deve ser seguido pelos municípios, observando as indicações, contraindicações e o intervalo de aplicação das doses de imunobiológicos.

A coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica, Ambiental e de Saúde do Trabalhador da Regional de Saúde de Montes Claros, Josianne Dias Gusmão, destaca a importância das secretarias de saúde realizarem o acompanhamento consistente das coberturas vacinais para que a população não fique exposta a doenças que podem ser evitadas por meio da vacinação.

O período de realização da campanha nacional de vacinação contra a gripe ainda está em fase de definição por parte do Ministério da Saúde. A vacinação é destinada aos seguintes grupos prioritários: crianças de 6 meses a 5 anos; gestantes; idosos, profissionais da saúde e da educação; povos indígenas e pessoas portadoras de doenças crônicas e outras doenças que comprometam a imunidade.

FEBRE AMARELA

Além de outros tipos de doenças, a coordenadora observa que a cobertura vacinal contra a febre amarela nos 53 municípios que integram a área de atuação da Regional de Saúde está em 83,91%.

Para que o índice de cobertura alcance 95%, conforme preconizado pelo Ministério da Saúde, Josianne Gusmão alerta que as secretarias municipais de saúde terão que fazer a busca ativa das pessoas não vacinadas incluindo, entre outras ações, a visita dos profissionais de saúde de casa em casa para a verificação da situação vacinal da população.

Por Pedro Costa