O mês de novembro é dedicado à Saúde Integral do Homem. Por isso, a campanha da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), com o slogan, “O sempre é o momento ideal para cuidar da saúde”, trabalha com a importância da prevenção e os cuidados diários com a saúde. E na manhã desta última segunda-feira (27/11), a Regional de Saúde de Belo Horizonte, promoveu uma ação em que distribuiu o material da campanha para os homens que passavam pela Praça Sete, na área central de Belo Horizonte.

O material traz informações sobre hábitos saudáveis de vida, além de alertar sobre a importância do homem procurar de forma regular os serviços de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS) para prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata, do câncer de testículo e do câncer de pênis. Dicas como a prática de atividades físicas e a ingestão de frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais também constam no material.

Crédito: Alessandra Maximiano

Passando pela Praça Sete e parando por um momento para assistir às partidas de damas do quarteirão da Praça Sete, na rua Rio de Janeiro, o auxiliar de serviços gerais, Valter José Moreira, contou que não tem vergonha alguma de falar que no momento está fazendo um tratamento de próstata e que é um homem que cuida da saúde. Valter conta que sua grande motivação e inspiração para pensar desta forma são as mulheres.

“Por que somente as mulheres são exemplos de cuidado com a saúde? Tenho 63 anos e sou um cara que se cuida. O machismo tem que ser deixado de lado e temos que escutar tudo o que o médico fala”, disse. Ele ainda pediu  o material informativo da SES-MG para levar para os filhos.

O funcionário da Regional de Saúde de BH e operador do SUS-Fácil, Luiz Paulo da Silva, também recebeu o material da campanha e explica qual a importância do homem cuidar da saúde. “É importante primeiramente quebrar o preconceito que muitos homens têm de procurar um médico. Tomando a iniciativa é possível antecipar o tratamento de qualquer doença futura”, disse. Além da Praça Sete, os usuários da Farmácia de Todos também receberam o material informativo da campanha.

Por Alessandra Maximiano