A Regional de Saúde de Pedra Azul realizou, no período de 21 a 24/11, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde de Almenara, a Oficina de Formação de Tutores da Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil. Participaram do evento 23 profissionais da microrregião de saúde de Almenara (Almenara, Bandeira, Felisburgo, Jacinto, Jordânia, Palmópolis, Rio do Prado, Rubim, Santa Maria do Salto e Santo Antônio do Jacinto).

Crédito: Veruska Barreto

Segundo ​a ​nutricionista e referência técnica do Programa de Estratégia de Alimentação e Nutrição da Regional de Saúde de Pedra Azul, Samira Viana, o objetivo da oficina é formar tutores e qualificar nutricionistas e profissionais de saúde da Atenção Primária dos municípios, intensificando as ações de apoio e promoção ao aleitamento materno e alimentação complementar saudável. “Com essa formação de tutores buscamos a melhoria dos índices de aleitamento materno em nossa região, que de acordo com estudos vêm se mostrado aquém ao recomendando pela Organização Mundial de Saúde” explica Samira.

A referência técnica da Saúde da Mulher e da Criança da GRS Pedra Azul, Ana Cristina Cardoso, explicou que a metodologia da oficina é baseada na educação crítico-reflexiva. "Cremos que a aprendizagem parte da discussão do cotidiano, da realidade dentro das unidades básicas em um processo ativo, horizontal, centrado no educando e rompendo as barreiras de educação tradicional” defendeu. O evento contou ainda com o apoio técnico dos servidores da GRS Pedra Azul, Marcelo Alves e Veruska Barreto.

Amamenta e Alimenta Brasil

A "Estratégia Nacional para Promoção do Aleitamento Materno e Alimentação Complementar Saudável no SUS - Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil (EAAB)", lançada em 2012, tem como objetivo qualificar o processo de trabalho dos profissionais da atenção básica com o intuito de reforçar e incentivar a promoção do aleitamento materno e da alimentação saudável para crianças menores de dois anos no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Essa iniciativa é o resultado da integração de duas ações importantes do Ministério da Saúde: a Rede Amamenta Brasil e a Estratégia Nacional para a Alimentação Complementar Saudável (ENPACS), que se uniram para formar essa nova estratégia, que tem como compromisso a formação de recursos humanos na atenção básica.

​A oficina de formação de tutores ​busca​ qualificar profissionais de referência que serão responsáveis em disseminar a estratégia e realizar oficinas de trabalho nas suas respectivas equipes e UBS. Esses profissionais são os pilares da estratégia e devem apoiar o planejamento, o acompanhamento e/ou fortalecimento das ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno e à alimentação complementar saudável nas UBS, de forma contínua. O Ministério da Saúde, desde março de 2013, vem apoiando os estados na formação de tutores para capilarizar a estratégia nos municípios.

Por Allan Campos