O Centro Estadual de Atenção Especializada (CEAE), com o apoio da Unidade Regional de Saúde de Governador Valadares, através do Núcleo de Redes de Atenção à Saúde (NRAS), promoveu nesta quarta-feira (08/11), capacitação sobre critérios para estratificação de risco e acompanhamento da gestante no Sistema Único de Saúde (SUS).

DSC09684

O evento contou com a participação de médicos e enfermeiros de saúde das equipes de Atenção Primária dos 51 municípios da área de abrangência da Regional e foi apresentado pelo médico obstetra Nilo Sérgio Nominato.

Já na parte da tarde, foi abordado o tema “Critérios para Estratificação do Câncer de Mama”, abordado pela médica mastologista Poliana de Paula Junqueira, destinado especificamente a profissionais de saúde dos 24 municípios que compõem a Região de Saúde de Governador Valadares.

“O objetivo é treinar e atualizar os profissionais de saúde dos municípios a realizarem a Estratificação de risco e acompanhamento da gestante”, informou a coordenadora do CEAE, Thalita Coelho Monteiro.

O evento contou, ainda, com a participação da coordenadora do Núcleo de Redes de Atenção à Saúde da regional, Carolina Laviola de Magalhães Pires e da enfermeira do CEAE, Adriana C. de Sá.

Atenção a Saúde da Gestante

Considerando que os indicadores de mortalidade materna e infantil brasileiros ainda são elevados, o enfrentamento dessa realidade apresenta-se como uma das prioridades da política pública de saúde em todas as instâncias de gestão e assistência.

Neste sentido, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), em consonância com a Rede Cegonha, instituída nacionalmente em 2011, vem desenvolvendo ações para a construção de uma rede de cuidados que assegure à mulher e à criança o acesso a serviços e ações de planejamento reprodutivo, atenção humanizada à gravidez, parto e puerpério, bem como ao nascimento seguro e ao crescimento e desenvolvimento saudáveis.

Por Frederico Bussinger