Alinhado com o conceito “O sempre é o momento ideal para cuidar da sua saúde”, da campanha da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), a Regional de Saúde de Uberlândia e os municípios sob a sua jurisdição realizaram diversas ações voltadas para a saúde da mulher.

Crédito: Divulgação Prefeitura de Uberlândia

A referência técnica em saúde da mulher da SRS Uberlândia, Tatiane Tavares, destacou o cuidado integral e avaliou que as ações desenvolvidas foram positivas. “Devemos lembrar que a saúde integral da mulher deve ser trabalhada durante o ano todo, e não apenas no mês de outubro. Outro ponto importante: o cuidado não está restrito à prevenção do câncer do colo do útero e de mama, como também os hábitos saudáveis que influenciam na qualidade de vida. Assim, cada instituição se organizou para mobilizar a população para a causa”, disse.

Durante todo o mês de outubro, a fachada da Regional de Uberlândia ficou iluminada de rosa e as árvores do jardim foram decoradas com laços. A recepção também estava ornamentada de rosa. Veja as fotos. No dia 23, as trabalhadoras foram acolhidas pela coach em terapia familiar, Queliomara Miranda, para um bate papo descontraído sobre o empoderamento feminino. Acesse as fotos do evento. O Dia D - Eu vou de rosa, e você? – aconteceu na última quinta-feira de outubro.Cobertura fotográfica.

A solidariedade também foi destaque: os servidores doaram água de coco para os pacientes em tratamento no Hospital do Câncer. Confira a doação.

Além das ações voltadas para o público interno, o Núcleo de Redes de Atenção à Saúde promoveu uma oficina com as referências municipais da Atenção Primária para alinhar sobre o trabalho das equipes com relação ao cuidado integral da saúde da mulher. Veja mais sobre esta oficina.

Ações municipais

Confira algumas atividades desenvolvidas nos municípios que fazem parte da Regional de Saúde de Uberlândia:

Araguari: A Secretaria de Saúde, juntamente com o Centro de Apoio de Atenção Materno Infantil (CEAMI) e apoiada pela Secretaria de Políticas Sobre Drogas, Secretaria de Esportes, Secretaria de Trânsito e Mobilidade Urbana, a ONG Semente Esperança e o Instituto Master de Ensino Presidente Antônio Carlos (IMEPAC) programaram uma série de atividades, entre elas: a caminhada e a corrida das guerreiras, além do mutirão de mamografia e Papanicolau em todas as Unidades Básica de Saúde, incluindo dois sábados do mês.

Estrela do Sul: nos dias 05 e 19 na sala de espera das unidades de saúde foi trabalhada a importância da prevenção do câncer de colo de útero e mama. Duas caminhadas foram promovidas, uma na região central de cidade e a outra no distrito de Dolearina. Já nos dias 21 e 26, as equipes organizaram o mutirão de Papanicolau.

Monte Alegre de Minas: A temática Outubro Rosa foi trabalhada em todas as Unidades de Saúde, mas em especial, no dia 11, na Academia da Saúde, houve uma palestra ministrada pela enfermeira do NASF Rayene Souza, juntamente com a Educadora Física Thamissa Vieira, proporcionando importantes orientações de prevenção do Câncer e Atenção à Saúde da Mulher, incentivando a alimentação saudável e a prática regular de atividade física.

Nova Ponte – A equipe de Atenção Primária organizou uma sensibilização no dia 27 de outubro, em que participaram 72 mulheres.

Prata – As unidades de saúde foram decoradas pelas suas respectivas equipes, e cada serviço teve sua própria agenda, contando com sala de espera, palestra e momento de convivê Confira as fotos.

Patrocínio: A Campanha foi lançada no Câmara de Vereadores no dia 10 e contou a presença de várias autoridades municipais. No dia 20, coincidindo com o Dia D da SES-MG, houve uma passeata pelo centro da cidade. Já as Unidades de Saúde, na semana de 23 a 27 de outubro, intensificaram as ações de coleta de citologia e exame clínico das mamas, e as requisições de mamografias de rastreamento para as mulheres da faixa etária de 50 a 69 anos conforme protocolo.

Tupaciguara: A Secretaria de Saúde buscou durante todo o ano proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e tratamento. Segundo dados locais, foram realizadas mais de 1000 mamografias. Houve também a parceria da Saúde com uma das principais empresas locais para promover às colaboradores informações acerca da saúde da mulher. A Praça Nossa Senhora da Abadia ficou iluminada de rosa nos dias 10 e 11 de outubro.  As unidades de saúde foram decoradas de rosa pelos Agentes Comunitários de Saúde, a sala de espera foi trabalhada pelas enfermeiras com a temática “saúde da mulher” e o usuários receberam o laço rosa. E para fechar o mês, um mutirão de Papanicolau foi feito no último sábado, 28.

Uberlândia: No dia 05 foi realizado o lançamento da Campanha numa das principais praças da cidades. Mais de 100 profissionais orientaram a comunidade sobre hábitos saudáveis, a importância do autoexame e a divulgação dos telefones fixos e WhatsApp de todas as unidades de saúde, para facilitar o acesso dos usuários aos serviços que são ofertados.  Houve aula de zumba com os educadores físicos do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e apresentação da banda do 36º Batalhão de Infantaria Motorizado. Durante todo o mês de outubro, as Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) e as Unidades Básicas de Saúde (UBS) ficaram decoradas em tons de rosa e realizando atividades diversificadas para os usuários da rede, como palestras, busca ativa para realização de exames e agendamentos de mamografia, café da manhã, caminhadas, dinâmicas e outros. Ainda para simbolizar o Outubro Rosa, os prédios da Casa da Cultura, Oficina Cultural, do Museu Municipal, Coreto Municipal, Centro Administrativo, Hospital Municipal, Mercado Municipal, Teatro Municipal e a Praça Tubal Vilela estão iluminados durante a noite em tons de rosa.

Por Lilian Cunha