Foi na Regional de Juiz de Fora, nos dias 11 e 12/6, a oficina de atualização dos Planos de Ação Regional das Redes de Atenção à Saúde da Macrorregião Sudeste, compostas pelas Unidades Regionais de Saúde (URS) de Juiz de Fora, Manhuaçu, Leopoldina e Ubá. O evento, acordado na 192ª reunião ordinária da CIB Macro Sudeste de fevereiro deste ano, ocorreu devido a uma necessidade de atualização e revisão dos dispositivos das Redes de Atenção à Saúde, sejam elas: saúde bucal, urgência e emergência, atenção psicossocial e cuidados à pessoa com deficiência da macrorregião de Saúde Sudeste.

A oficina foi realizada no auditório da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Juiz de Fora e contou com a participação dos representantes das secretarias municipais de saúde da macro Sudeste, bem como dirigentes, coordenadores e técnicos das Unidades Regionais de Saúde (URSs).

14.06.2024-Redes de Atenção à Saúde 2 - Divulgação SRS Juiz de Fora

Para o superintendente regional de Saúde de Juiz de Fora, Renan Guimarães de Oliveira, ressaltou a importância do trabalho para a atualização das Redes de Atenção à Saúde. “A expectativa é que essa oficina gere valor em saúde, para que consigamos promover o acesso dos usuários do Sistema Único de saúde (SUS) na ponta dos serviços” disse.

A relevância do momento para discussão de todas as redes foi pontuada pelo superintendente regional de Saúde de Manhuaçu, Victor Carvalho Vieira.. “ Queremos fazer com que os serviços cheguem para os usuários da ponta nos locais mais longínquos. Esse é o nosso grande desafio na política de saúde pública”, ponderou.

Para o Gerente Regional de Saúde de Ubá, Franklin Leandro Neto, é importante a presença dos gestores e técnicos, pois a oficina é fundamental para os usuários do SUS. “Essas redes são muito dinâmicas, então esse processo de atualização é muito necessário e recorrente conforme as necessidades e realidades” disse.

14.06.2024-Redes de Atenção à Saúde 3 - Divulgação SRS Juiz de Fora

O presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems) Regional de Juiz de Fora, Eder Sousa Santos, observou a importância da construção da atualização dos planos de ação em conjunto com as regionais e, principalmente, com a presença dos gestores municipais. “Os gestores, quando presentes nestes eventos, nos ajudam muito, pois têm uma visão diferenciada e, com isso, ajudam seus técnicos também” relatou.

As oficinas
A Rede de Atenção à Saúde Bucal foi a primeira rede a ser apresentada e discutida no encontro que contou com a presença da Coordenadora de Saúde Bucal e ações integradas da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Jacqueline Silva Santos.

A coordenadora ressaltou a importância da Rede de Atenção à Saúde Bucal, por ser uma rede potente, que independente do gênero, da raça, da etnia, se é livre, se é privado de liberdade, se tem deficiência ou se não tem, todos utilizam o serviço, então precisa ser considerada. “Os serviços existem, porque há pessoas que demandam por eles. Então temos os pontos de atenção e temos o modelo de atenção às condições crônicas que buscamos tratar na saúde bucal. Precisamos identificar essa população e estratificar o risco dessa população, ampliando e qualificando o acesso dessa população aos serviços e ações de saúde bucal ", esclareceu.

As Regionais de Saúde de Juiz de Fora, Ubá, Leopoldina e Manhuaçu apresentaram as propostas encaminhadas pelas oficinas regionais que foram discutidas e validadas para a atualização da Rede de Atenção à Saúde Bucal.

A Rede de Atenção às Urgências (RUE) e Emergências da macrorregião de Saúde Sudeste, foi a segunda rede a ser apresentada. As Regionais de Saúde de Juiz de Fora, Manhuaçu, Leopoldina e Ubá apresentaram os componentes da Rede, os dispositivos da RUE, a grade de referência, a atual rede assistencial hospitalar, dentre outras temáticas relacionadas à Rede. Após as apresentações das propostas encaminhadas, ocorreu a discussão e validação pelos presentes.

No segundo dia da oficina, foram apresentadas e discutidas a Rede de Atenção Psicossocial e a Rede de Atenção à Pessoa com Deficiência. Na Rede de Atenção Psicossocial, foi apresentado pelas Regionais de Saúde da macro Sudeste um estudo de revisão do plano de ação, com temas sobre a rede atual, a rede pactuada, os dispositivos no Plano de Ação Regional (PAR) na Rede de Atenção Psicossocial (Raps), os vazios assistenciais observados na Raps de Juiz de Fora e região e o fluxo de urgência e emergência na saúde mental. As unidades regionais apresentaram também uma contextualização da Política Estadual de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas (PSMAD), desde a instituição da política através da resolução SES/MG nº 5461, de 19 de outubro de 2016, das portarias ministeriais e notas técnicas da SES-MG.

14.06.2024-Redes de Atenção à Saúde 4 - Divulgação SRS Juiz de Fora

Sergio Almeida, usuário da Raps do município de Juiz de Fora, fez uma pintura ao vivo durante a Oficina do PAR da Raps. Ele começou com uma tela em branco e foi evoluindo até a pintura final. O objetivo foi demonstrar o poder dos serviços da Raps no cuidado em Saúde Mental para os territórios.

O ciclo das oficinas foi finalizado com a apresentação, pelas unidades regionais, da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência (RCPD), abordando a abrangência no território, o atual cenário na macro Sudeste, as novas propositivas e os desafios encontrados na rede.

Por Roseli de Oliveira Alves / Fotos: Divulgação SRS Juiz de Fora