Os 15 municípios da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Leopoldina Leopoldina se mobilizaram para realizar o dia D de divulgação e mobilização da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite no sábado, dia 8/6. A campanha teve início no 27/5 e vai até o dia 14/7 e tem como um dos objetivos ampliar a cobertura vacinal entre as crianças não vacinadas, reduzindo, desta forma, o risco de reintrodução do poliovírus no Brasil. A meta é vacinar, no mínimo, 95% das crianças menores de 5 anos de idade.

Nos municípios de Além Paraíba, Estrela Dalva, Pirapetinga, Santo Antônio do Aventureiro e Volta Grande, da microrregião de Saúde de Além Paraíba, foram vacinadas 163 crianças desde o início da campanha até o dia 12/06. No mesmo período, foram vacinadas 1.140 crianças nos 10 municípios da microrregião de Saúde Leopoldina/Cataguases: Astolfo Dutra, Argirita, Cataguases, Dona Euzébia, Itamarati de Minas, Laranjal, Leopoldina, Palma, Recreio e Santana de Cataguases. No total, até o dia 12/06, 1.303 crianças foram vacinadas no território da Gerência Regional de Saúde de Leopoldina.

Elizabete Guimarães Santos Vieira, referência técnica em Imunização da GRS, destaca que “a união de esforços nesta grande mobilização nacional de vacinação é importante para conscientizar a população sobre a necessidade de proteger as crianças contra a paralisia infantil e para manter a erradicação desta grave doença”.

Para o coordenador de Imunização de Além Paraíba, Luiz Carlos Zamboni Filho, a participação ativa do município na campanha de vacinação contra a poliomielite é de extrema importância, pois não apenas protege a saúde das crianças na cidade, mas também desempenha um papel significativo na contribuição para a erradicação da doença em outros territórios. “A poliomielite é uma doença altamente contagiosa, e garantir uma boa cobertura vacinal é fundamental para proteger a saúde das crianças, reduzir o risco de propagação da doença, contribuir para erradicar a doença de forma global e promover a saúde pública”.

Por Gerência Regional de Saúde de Leopoldina / Fotos: Divulgação Prefeituras Municipais