A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) realizou a entrega, nesta sexta-feira (24/5), de 11 micro-ônibus ao Consórcio Intermunicipal de Saúde do Alto Rio Pardo (Cisarp), no município de Curral de Dentro. Com investimento superior a R$ 6,6 milhões, os veículos foram adquiridos por meio do Programa Transporta SUS, que tem o objetivo de qualificar e ampliar o serviço de transporte eletivo em saúde, contemplando pacientes que precisam realizar exames especializados ou tratamentos de média e alta complexidade fora da microrregião de Saúde de Taiobeiras.

Além de Curral de Dentro, a frota de veículos do Cisarp atende demandas de outros quinze municípios: Águas Vermelhas; Indaiabira; Rio Pardo de Minas; Taiobeiras; Berizal; Josenópolis; Rubelita; Vargem Grande do Rio Pardo; Novorizonte; São João do Paraíso; Fruta de Leite; Montezuma; Santa Cruz de Salinas, Ninheira e Santo Antônio do Retiro.

4 - Entrega de micro-ônibus Transporta SUS - Curral de Dentro - Antônio Cotta

Ao destacar o trabalho implementado pelos consórcios intermunicipais de saúde, o secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti, observou que essas organizações constituem uma forma do recurso financeiro do estado aliviar os investimentos dos municípios e viabilizar novos serviços para a população.

“Estamos entregando 11 ônibus que vão fazer parte da renovação da frota do estado inteiro, mas não são só ônibus. Estamos falando em drones que o consórcio também já está adquirindo para combate à dengue, chikungunya, estamos falando do vacimóvel, que vai ajudar toda essa região bater a nossa meta de vacinação, e da compra centralizada de medicamentos”, disse o secretário.

Fábio Baccheretti frisou que, com as ações junto aos consórcios, é possível chegar mais perto da população e do atendimento de suas necessidades, pois estes novos veículos entregues vão ser somados aos mais de 200 ônibus em todo o estado. “Nós estamos cada vez mais próximos do cidadão mineiro, fazendo a diferença”.

7 - Entrega de micro-ônibus Transporta SUS -Lillian Tararam

José Aparecido Lima, 54 anos, lavrador que reside no município de Curral de Dentro, sabe a diferença que os novos veículos farão em sua vida, pois utiliza com frequência o transporte para consultas e exames em Salinas e Montes Claros. Na condição de usuário do Sistema Único de Saúde (SUS), o lavrador avalia que o investimento na melhoria do transporte de pacientes para a realização de tratamentos fora da região do Alto Rio Pardo “é muito importante, pois já aconteceu de a gente seguir viagem, o carro quebrou na estrada e tivemos que esperar por outro transporte”.

Mais saúde com qualidade e segurança
Durante a cerimônia de entrega dos veículos, foi ressaltado também que, por meio de um esforço conjunto das lideranças da região, a região do Alto Rio Pardo está se tornando um importante polo de serviços de média e alta complexidade nas áreas de oncologia, neurologia, cardiologia, hemodiálise e ortopedia. Os serviços estão sendo viabilizados nos municípios de Salinas e Taiobeiras, o que possibilitará à população ter acesso a atendimentos mais próximos dos locais onde residem.

Edivaldo Farias da Silva Filho, presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (Cosems), durante seu pronunciamento, falou sobre a importância da melhoria do transporte de pacientes aliada a outros investimentos, como a contratação de serviços de drones para a eliminação de focos do mosquito transmissor da dengue; a compra centralizada de medicamentos por meio do Programa Farmacis e a implantação de um laboratório de referência na região.

9 - Entrega de micro-ônibus Transporta SUS - Curral de Dentro - Antônio Cotta

O presidente do Cisarp e prefeito de Curral de Dentro, Adaildo Rocha, lembrou da importância do apoio do Governo do Estado aos serviços de saúde, entre eles a melhoria do transporte de pacientes e também do trabalho desempenhado pelos motoristas que conduzem os usuários do SUS em segurança. “Tenho certeza de que teremos sempre um trabalho de excelência com os nossos profissionais”.

Com experiência de 13 anos de atuação como secretário executivo do Cisarp, Anselmo Mendes também observa que a renovação da frota de veículos, viabilizada pela Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES-MG) “é de suma importância para a região, garantindo mais qualidade e segurança para as pessoas que necessitam do transporte”.

Na mesma linha de raciocínio, Rosilene Ferreira de Oliveira, secretária de saúde de Curral de Dentro, observou que o investimento na renovação da frota de veículos viabiliza aos municípios garantir “mais qualidade, segurança e conforto aos pacientes que, muitas vezes, estão passando por uma condição delicada de saúde”.

Mais investimento
Além da renovação da frota de veículos do Cisarp, a SES-MG tem viabilizado vários investimentos na região do Alto Rio Pardo. Entre eles está a disponibilização de cerca de R$ 882 mil para a compra de equipamentos e veículos para a estruturação do Programa Farmacis, destinado à aquisição de medicamentos para atendimento das demandas dos municípios consorciados. Na cerimônia desta sexta-feira (24/5), além dos 11 micro-ônibus, foi entregue ao consórcio também um veículo tipo furgão do Programa Farmacis.

Já para a compra de quatro vacimóveis (veículos adaptados para a vacinação de pessoas fora das unidades de saúde), foram destinados ao Cisarp mais R$ 1,6 milhão. A previsão é de que os veículos sejam repassados ao Consórcio nos próximos 45 dias.

O município de Curral de Dentro foi contemplado com outra melhoria na saúde, uma Unidade Básica de Saúde (UBS) tipo 1, pela resolução SES-MG nº 9196/2023, no valor de R$ 1.979.277,74, que ainda terá sua construção iniciada.

Por Pedro Ricardo