A Gerência Regional de Saúde de Januária (GRS) recebeu, na sexta-feira (4/6), uma remessa de vacinas contra a covid-19, sendo 10 mil da AstraZeneca e 2.136 doses da vacina Pfizer, direcionadas aos 25 Municípios da jurisdição. A distribuição aos municípios ocorreu nessa terça-feira (8/6) na rede de Frio da GRS de Januária pela manhã. A cidade de Januária foi contemplada com 840 doses de AstraZeneca.

Crédito: Giuliana Dias

Na mesma oportunidade foram distribuídas 11.800 doses da vacina Influenza aos Municípios para dar continuidade à campanha de vacinação da Gripe, que finalizou a segunda etapa no dia 8/6 e com início da terceira e última etapa (9/6 a 9/7).

A vacina contra a Gripe (Influenza) é segura e é considerada uma das medidas mais eficazes para evitar casos graves e óbitos por gripe, além disso, a vacinação permitirá, ao longo de 2021, prevenir complicações, óbitos e as consequências sobre os serviços de saúde decorrentes da doença. A vacinação contra a Gripe (Influenza) também tem como objetivo minimizar a carga da doença, reduzindo os sintomas que podem ser confundidos com os da covid-19.

Crédito: Giuliana Dias

Considerando a ausência de estudos sobre a coadministração das vacinas contra a covid-19 e Influenza, o Ministério da Saúde não recomenda a aplicação das duas doses simultaneamente, devendo, neste momento, priorizar a imunização contra a covid-19 respeitando um intervalo mínimo de 14 dias entre elas.

A diretora da GRS Januária, Ioná de carvalho Lisboa, ressaltou a importância do recebimento de nova remessa de vacina, que “proporcionará a continuidade na imunização da população, avançando cada vez mais os grupos prioritários nos termos do Plano Nacional de Imunização (PNI)”.

Público-alvo

As doses da AstraZeneca serão destinadas à continuidade da imunização dos grupos prioritários, como pessoas com comorbidades e deficiência permanente, e ao início da vacinação de trabalhadores da Educação do ensino básico.
Já as doses da Pfizer serão destinadas a gestantes e mulheres que acabaram de dar à luz com algum acometimento na saúde, pessoas com deficiência permanente e com comorbidades.

Jurisdição da Gerência Regional de Saúde de Januária

Microrregião de Januária: Bonito de Minas, Conego Marinho, Januária, Pedras de Maria da Cruz;

Microrregião de Manga: Itacarambi, Juvenília, Miravânia, Montalvânia, São João das Missões;

Microrregião de Brasília de Minas/São Francisco: Brasília de Minas, Campo Azul, Ibiracatu, Icaraí de Minas, Japonvar, Lontra, Luislândia, Patis, Pintópolis, São Francisco, São João da Ponte, São Romão, Ubaí, Urucuia, Varzelândia.

Por Giuliana Dias Luz Batista