A Gerência Regional de Saúde de Januária (GRS) recebeu, na sexta-feira (4/6), uma remessa de vacinas contra a covid-19, sendo 10 mil da AstraZeneca e 2.136 doses da vacina Pfizer, direcionadas aos 25 Municípios da jurisdição. A distribuição aos municípios ocorreu nessa terça-feira (8/6) na rede de Frio da GRS de Januária pela manhã. A cidade de Januária foi contemplada com 840 doses de AstraZeneca.

Crédito: Giuliana Dias

Na mesma oportunidade foram distribuídas 11.800 doses da vacina Influenza aos Municípios para dar continuidade à campanha de vacinação da Gripe, que finalizou a segunda etapa no dia 8/6 e com início da terceira e última etapa (9/6 a 9/7).

A vacina contra a Gripe (Influenza) é segura e é considerada uma das medidas mais eficazes para evitar casos graves e óbitos por gripe, além disso, a vacinação permitirá, ao longo de 2021, prevenir complicações, óbitos e as consequências sobre os serviços de saúde decorrentes da doença. A vacinação contra a Gripe (Influenza) também tem como objetivo minimizar a carga da doença, reduzindo os sintomas que podem ser confundidos com os da covid-19.

Crédito: Giuliana Dias

Considerando a ausência de estudos sobre a coadministração das vacinas contra a covid-19 e Influenza, o Ministério da Saúde não recomenda a aplicação das duas doses simultaneamente, devendo, neste momento, priorizar a imunização contra a covid-19 respeitando um intervalo mínimo de 14 dias entre elas.

A diretora da GRS Januária, Ioná de carvalho Lisboa, ressaltou a importância do recebimento de nova remessa de vacina, que “proporcionará a continuidade na imunização da população, avançando cada vez mais os grupos prioritários nos termos do Plano Nacional de Imunização (PNI)”.

Público-alvo

As doses da AstraZeneca serão destinadas à continuidade da imunização dos grupos prioritários, como pessoas com comorbidades e deficiência permanente, e ao início da vacinação de trabalhadores da Educação do ensino básico.
Já as doses da Pfizer serão destinadas a gestantes e mulheres que acabaram de dar à luz com algum acometimento na saúde, pessoas com deficiência permanente e com comorbidades.

Jurisdição da Gerência Regional de Saúde de Januária

Microrregião de Januária: Bonito de Minas, Conego Marinho, Januária, Pedras de Maria da Cruz;

Microrregião de Manga: Itacarambi, Juvenília, Miravânia, Montalvânia, São João das Missões;

Microrregião de Brasília de Minas/São Francisco: Brasília de Minas, Campo Azul, Ibiracatu, Icaraí de Minas, Japonvar, Lontra, Luislândia, Patis, Pintópolis, São Francisco, São João da Ponte, São Romão, Ubaí, Urucuia, Varzelândia.

Por Giuliana Dias Luz Batista

Enviar para impressão