Com o objetivo de ampliar as coberturas vacinais, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e a Prefeitura de Uberlândia uniram forças para mobilizar as lideranças regionais e locais nesta segunda-feira, 30/10. Representantes da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, Polícia Militar, vereadores, secretários municipais, Conselho Municipal de Saúde, associação comercial, entidades religiosas e comunitárias, imprensa e representantes da saúde estiveram presentes. A atual cobertura vacinal de Uberlândia está em 48,3%, e o preconizado pelo Ministério da Saúde é de 95%.

Segundo o superintendente regional de saúde de Uberlândia, Marcelo José Pires Ferreira, as coberturas vacinais estão caindo nos últimos anos, e recuperar os altos índices é um esforço da saúde em parceria com a sociedade. “Para conseguirmos coberturas vacinais adequadas, e principalmente agora na Campanha de Multivacinação, é necessário que pais e responsáveis atualizem os cartões de vacina das crianças e adolescentes”.

O prefeito de Uberlândia, Odelmo Leão, fez um apelo para os pais, responsáveis e entidades. “A responsabilidade é nossa, precisamos fazer um esforço conjunto para mostrar para a sociedade a necessidade da vacinação”.

Evento parcerias vacinação Uberlândia

Durante o evento foi montada uma sala de vacina móvel, na qual crianças da Escola Municipal Maria Pacheco Rezende foram vacinadas, acompanhadas pelo superintendente regional de saúde e do prefeito e receberam o certificado de coragem do Zé Gotinha.

Parceria saúde-educação e entidades comunitárias

O Ministério da Saúde estima que Uberlândia tenha cerca de 130 mil crianças e adolescentes na faixa etária da Campanha de Multivacinação. Deste total, grande parte está matriculada em 170 escolas da rede pública municipal. Para 2024, além da exigência do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), outro documento obrigatório é o Atestado de Vacinação, em substituição ao Cartão de Vacina, que pode ser obtido gratuitamente pelo aplicativo “Saúde + Uberlândia”  ou em alguma Unidade Básica de Saúde (UBS).

Em Uberlândia, a Campanha de Multivacinação, para bebês, crianças e adolescentes até quinze anos (14 anos, 11 meses e 29 dias), finaliza em 3 de novembro. No entanto, a vacinação nas escolas, que é uma das estratégias, segue um cronograma específico.

Para a coordenadora de imunização de Uberlândia, Claubia Oliveira, a adesão da população à campanha está sendo extremamente positiva, e com o período da rematrícula nas escolas municipais para 2024, as salas de vacinas estão movimentadas o dia todo nas últimas semanas. “A população está atendendo ao nosso chamado, no Dia D tivemos uma boa participação da comunidade, mas ainda temos que aumentar a cobertura vacinal”.

Além da parceria com a educação, as Unidades de Saúde estão criando os comitês de vacinação, para estreitar a parceria com as lideranças da comunidade e mobilizar a população sobre a importância de estar com o cartão de vacina em dia.

Investimentos Vacinação

A vacinação extramuros, que leva a imunização para além das unidades de saúde, é parte da estratégia do Estado para que os municípios mineiros possam aumentar a cobertura vacinal, além de controlar e até mesmo erradicar doenças.

O Governo de Minas, em 2023, pelo projeto estratégico Vacina Mais, Minas, está investindo R$ 2.435.321,60 em Uberlândia, para que a cidade execute ações para aproximar gradativamente da meta de 95% de cobertura, com vacinação em 80% das suas escolas.

Soma-se também o Vacimóvel, que é uma van adaptada para que seja um pequeno centro de vacinação itinerante para atendimento às pessoas. Com o repasse estadual na ordem de de R$ 409 mil, o município de Uberlândia está em processo de aquisição do veículo equipado com refrigeração, pia para higienização, cadeiras e mesas, além de armários e com toda estrutura adequada para que as equipes de vacinação realizem seu trabalho com eficiência e segurança fora das Unidades de Saúde, e com conforto e facilidade de acesso para a população.

Aplicativo de celular em Uberlândia para consultar situação vacinal e obter atestado de vacinação

A população de Uberlândia pode baixar o aplicativo de celular “Saúde + Uberlândia” e consultar a sua situação vacinal, bem como obter o atestado vacinal para matrícula nas escolas, e mesmo para comprovação empresarial. Na última semana, mais de 16 mil downloads do aplicativo foram feitos.

Saiba mais em: https://www.saude.mg.gov.br/vacinamaisminas

Por Lilian Cunha