A Gerência Regional de Saúde (GRS) de Unaí, promoveu, nos dias 8 e 9/7, o 2º Seminário de Vigilância Sanitária (Visa). O evento foi realizado no auditório da GRS Unaí e teve como objetivo fortalecer as ações estratégicas de Vigilância Sanitária, incluindo a qualificação, alinhamento e compreensão das especificidades de cada procedimento junto às Visas municipais da área de abrangência da GRS Unaí.

Durante o seminário foi possível construir, de forma conjunta, uma articulação para a estruturação das políticas atualmente em exercício. Esse trabalho colaborativo levou em consideração o papel fundamental da Vigilância Sanitária no processo de fiscalização, regulação e monitoramento para garantir produtos e serviços mais seguros para a população.

GRS Unaí realiza 2º Seminário de Vigilância Sanitária

A construção de um alinhamento estratégico entre as diferentes Visas municipais objetiva assegurar a eficácia e a uniformidade das ações de Vigilância Sanitária na microrregião.

O seminário contou com a participação de diversos profissionais da área, que contribuíram para a construção de um panorama abrangente das atividades de Vigilância Sanitária, abordando desde questões técnicas até aspectos regulatórios e operacionais. A colaboração e o intercâmbio de informações entre os municípios presentes é importante para fortalecer as ações de fiscalização e garantir a segurança dos serviços oferecidos à população.

Para a coordenadora da Vigilância Sanitária da GRS Unaí, Larissa de Castro Rafael, oportunidades como esta reafirmam o compromisso com a construção de novos conhecimentos e também a atuação junto com diversos setores da sociedade para que o trabalho se estruture de forma mais adequada. “A Vigilância Sanitária possui o papel social de avaliar e intervir em riscos a que a população possa estar exposta e executar estratégias e ações de educação e fiscalização para prevenir, minimizar e eliminar riscos à saúde, bem como estabelecer normas para os comportamentos relacionados aos bens de consumo e serviços sob vigilância sanitária", ressaltou a coordenadora.

Por Gerência Regional de Saúde de Unaí / Fotos: Eduardo Medeiros