Notícias https://www.saude.mg.gov.br Thu, 25 Apr 2024 15:35:23 +0000 Joomla! - Open Source Content Management pt-br Municípios mineiros promovem Dia D de vacinação https://www.saude.mg.gov.br/aedes/stories/19748-municipios-mineiros-promovem-dia-d-de-vacinacao https://www.saude.mg.gov.br/aedes/stories/19748-municipios-mineiros-promovem-dia-d-de-vacinacao

Para ampliar o acesso à vacina e garantir a proteção da população, mais de 600 municípios mineiros promoveram, neste sábado (13), o Dia D de vacinação. As ações contaram com o envolvimento de cerca de 2 mil escolas, que realizaram ações de mobilização e estratégias de imunização.

No bairro Pinheiro, município de Alfenas, um dos locais de vacinação foi a escola CEMEI Professor Leco. Aproveitando a oportunidade, a professora Kenia Alves, levou para vacinar o filho Lucas, 3 anos. O menino recebeu a vacina da gripe gratuitamente.

“A gente teve a oportunidade de receber a vacina aqui na escola. E isso é de grande valia! Quero enfatizar aqui toda a colaboração que a gente tem dos profissionais da saúde, porque eles se disponibilizaram para vir aqui hoje. Muitas mães e pais que não têm oportunidade de ir aos postos pela falta de tempo, pelos seus trabalhos, tiveram hoje a oportunidade de vacinar as crianças”, disse Kenia.

A diretora da creche, Raquel Dias, acredita que a parceria entre a educação e a saúde é muito importante. “Todo ano, nessa época, as crianças ficam resfriadas, gripadas. A vacina ajuda, porque, com ela, a doença fica mais leve e, assim, a gente pode ter as crianças sempre saudáveis aqui na escola”, avaliou.

A secretária de Estado Adjunta de Saúde da SES-MG, Poliana Cardoso Lopes, comemorou o envolvimento de diversos setores da sociedade que trabalharam de forma alinhada, realizando ações de vacinação em locais de grande circulação de pessoas e no ambiente escolar.

“Mais de 600 municípios mineiros estão fazendo ações para atualizar os cartões de vacinação da população. As nossas Unidades Regionais se mobilizaram para levar as vacinas para mais perto de onde a população está e assim conseguirmos ampliar a cobertura vacinal. Neste período, em especial, estamos reforçando a prevenção contra a gripe”, reforçou Poliana Cardoso.

A supervisão do Dia D foi realizada pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG) por meio das 28 unidades regionais.

Belo Horizonte

Em BH, os 152 centros de saúde da cidade e o Centro de Atenção à Saúde do Viajante permaneceram abertos durante o sábado, 13/abril, para a aplicação da vacina contra a gripe. Como parte das ações previstas, as equipes de saúde realizaram também busca ativa de crianças com asma. Com isso, durante o dia Dia D, esse público pode, além de receber a vacina contra a gripe, realizar o acompanhamento da situação clínica.

“A gente precisa aumentar rápido a cobertura vacinal, para evitar complicações e, até mesmo, óbitos. O que desejamos com uma ação como essa é chamar a atenção, sensibilizar os pais, sensibilizar os idosos para a vacinação. E nossas equipes estão visitando aquelas crianças que tiveram passagem pelos serviços de urgência recentemente para que eles possam não somente vir procurar a vacina, mas também agendar consulta nos centros”, afirmou o secretário municipal de saúde de Belo Horizonte, Danilo Borges Matias.

No Parque Municipal Américo Renné Giannetti, no Centro da capital, foi montado um ponto de vacinação. E o grupo Movimento BH Mais Feliz realizou oficinas de malabares e de pintura facial. O Zé Gotinha e as mascotes da Guarda Municipal e dos principais times mineiros também estiveram no local para auxiliar nas ações de sensibilização. Para os adultos e idosos, a Secretaria Municipal de Saúde oferece, ainda, aulas de Lian Gong, que é uma prática chinesa desenvolvida para prevenir e tratar dores no corpo.

A mobilização contou também com um evento do Sesc em Minas, que promoveu ações gratuitas em comemoração ao Dia Mundial da Saúde. A programação incluiu aferição de pressão arterial, quick massage, educação em saúde, lanche saudável, ginástica coletiva, atividades de recreação como cama elástica, intervenções circenses e avaliação de bioimpedância. No palco principal, aconteceram palestras do especialista em qualidade de vida Márcio Atalla e da nutricionista Laura Gontijo sobre saúde, longevidade e hábitos saudáveis. Além de apresentações artísticas com o bloco carnavalesco Asa de Banana, Circo do Sufoco e do cantor Well Figuerê.

Divinópolis

Ao todo, 26 cidades da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Divinópolis aderiram à mobilização Vacina Mais Minas. Equipes das secretarias municipais de Saúde estiveram presentes em mais de 37 escolas para oferecer vacinas previstas no Calendário Nacional de Vacinação, assim como as de campanhas específicas, com imunizantes contra a covid-19 e a influenza (gripe).

Suelen Santos, referência técnica da Imunização da Superintendência Regional de Saúde de Divinópolis, explica que a vacinação nas escolas é uma forma de oportunizar a atualização dos cartões de vacinação.

“É uma oportunidade de atualizar o cartão de vacina da população, aumentar a cobertura vacinal e consequentemente prevenir doenças”, destacou a referência de imunização da SRS Divinópolis.

Conheça mais ações realizadas na regional de Divinópolis.

Triângulo Norte

Ao todo, cerca de 200 escolas no Triângulo Norte estão recebendo, neste mês de abril, a visita das equipes de saúde, seja para conferir a situação vacinal, quanto para a aplicação das vacinas e ações educativas, com professores, alunos e responsáveis.

A referência técnica da SRS Uberlândia do Programa Saúde na Escola, José Domingos Prado, reforça a importância do envolvimento da comunidade escolar.

“Os pais e responsáveis devem ficar atentos ao recado da escola. Nas escolas que haverá aplicação de vacina, é importante enviar o cartão e preencher o termo de autorização ou levar a criança até uma Unidade de Saúde para completar o esquema vacinal, conforme o Programa Nacional de Imunizações (PNI), além de aproveitar a oportunidade do Dia D, no sábado”, disse a referência técnica.

Conheça mais ações realizadas na região do Triângulo Norte.

Reforço

Além das diversas atividades de mobilização, SES-MG disponibiliza material de comunicação para ser utilizado e reforçar as ações nos territórios. São peças que podem ser editadas conforme informações das escolas e dos municípios. Nas escolas, o material pode ser trabalhado para incentivar os pais e responsáveis a vacinarem as crianças e adolescentes.

O material está disponível em www.saude.mg.gov.br/vacinamaisminas.

]]>
Banco de notícias Mon, 15 Apr 2024 12:27:57 +0000
Secretaria de Saúde entrega 39 ambulâncias do Samu 192 a consórcios intermunicipais das macrorregiões Sul, Nordeste e Jequitinhonha https://www.saude.mg.gov.br/aedes/stories/19741-secretaria-de-saude-entrega-39-ambulancias-do-samu-192-a-consorcios-intermunicipais-das-macrorregioes-sul-nordeste-e-jequitinhonha https://www.saude.mg.gov.br/aedes/stories/19741-secretaria-de-saude-entrega-39-ambulancias-do-samu-192-a-consorcios-intermunicipais-das-macrorregioes-sul-nordeste-e-jequitinhonha

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) entregou, nesta quinta-feira (11/4), 39 ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) ao Consórcio Intermunicipal de Saúde da Macrorregião do Sul de Minas (Cissul) e ao Consórcio Intermunicipal de Saúde Nordeste Jequitinhonha (Cisnorje).

Crédito: Fábio Marchetto

Os veículos foram doados pelo Ministério da Saúde e aguardavam, no pátio do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais (DER-MG), em Belo Horizonte, conclusão do processo de regularização. Eles se somam a outras oito ambulâncias já entregues, sendo sete para a renovação de frota do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência do Norte de Minas (Cisrun), que contemplou os municípios de Bocaiuva, Curral de Dentro, Francisco Sá, Itacarambi, Mirabela, Olhos D’Água e Verdelândia; e uma para o município de Sabará, que tem gestão própria do Samu 192.

A secretária de Estado Adjunta de Saúde, Poliana Cardoso Lopes, comemorou o repasse. “Hoje, concluímos a entrega das ambulâncias a mais dois consórcios beneficiários. Cissul e Cisnorge saem daqui com 39 ambulâncias que vão fortalecer o atendimento da população e qualificar frotas novas. Então isso é bastante significativo e estamos muito felizes”, destacou Lopes.

Crédito: Fábio Marchetto

O Cissul recebeu 30 veículos, sendo 11 Unidades de Suporte Básicas (USB) para implantação do serviço, destinadas aos municípios de Pouso Alto, Itumirim, São João da Mata, Munhoz, Alpinópolis, Monte Santo de Minas, Pedralva, Heliodora, Delfim Moreira, Camanducaia e Cabo Verde.  Os demais serão utilizados para a renovação da frota dos municípios de Aiuruoca, Andradas, Boa Esperança, Cambuí, Carmo do Rio Claro, Cássia, Caxambu, Delfinópolis, Lambari, Luminárias, Machado, Nepomuceno, Nova Resende, Santa Rita do Sapucaí, São Gonçalo do Sapucaí, São Lourenço, São Roque de Minas e Três Pontas.

O secretário Executivo do Cissul, Filipe Augusto Batista de Souza, agradeceu o empenho e parceria com a SES-MG. “Sabemos que o nosso serviço só funciona porque tem um grande aporte da Secretaria de Saúde, responsável por mais de 50% dos nossos recursos e, com essa estruturação vinda do Ministério da Saúde, depois de vencermos todos os trâmites burocráticos, estamos muito satisfeitos, pois vamos ampliar nosso atendimento em 30%”, ressaltou o secretário Executivo.

Já o Cisnorje, recebeu nove ambulâncias para a renovação de frota do Samu 192 nos municípios de Araçuaí, Chapada do Norte, Divisa Alegre, Felisburgo, Francisco Badaró, José Gonçalves de Minas, Ladainha, Pavão e São Gonçalo do Rio Preto.

Para Antônio Henrique Filho, secretário Executivo do Cisnorje, essas ambulâncias são muito significativas para melhorar o atendimento. “Nossa frota já está muito sucateada e esses veículos são muito bem-vindos e esperados para qualificar o atendimento e reduzir o tempo de resposta”, concluiu.

As ambulâncias de renovação de frota contam com custeio federal, estadual e municipal para o seu funcionamento.

]]>
Banco de notícias Thu, 11 Apr 2024 15:11:25 +0000
Secretaria de Saúde e deputados estaduais discutem demandas do SUS-MG https://www.saude.mg.gov.br/aedes/stories/19700-secretaria-de-saude-e-deputados-estaduais-discutem-demandas-do-sus-mg https://www.saude.mg.gov.br/aedes/stories/19700-secretaria-de-saude-e-deputados-estaduais-discutem-demandas-do-sus-mg

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) realizou, nesta quarta-feira (3/4), o Café com a Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), em Belo Horizonte. O objetivo do encontro foi ouvir as principais demandas dos deputados que formam a Comissão.

Crédito: Fábio Marchetto

“Mais do que falar sobre a Secretaria, nos reunimos hoje para ouvir as expectativas dos deputados a fim de aprimorar nosso entendimento do território mineiro no que se refere às demandas no âmbito da saúde”, destacou o secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti.

Segundo a secretária adjunta de Governo de Estado de Minas Gerais, Mila Corrêa, a importância do Café com a Comissão é justamente qualificar as respostas aos deputados e, consequentemente, à população mineira. “A Secretaria de Governo prima pelo relacionamento com a Assembleia, buscando aprimorar sempre o atendimento às questões de saúde apresentadas pela casa”, afirmou. 

Durante a reunião, o deputado estadual Arlen Santiago, presidente da Comissão de Saúde da ALMG, apresentou cada um dos deputados presentes e sinalizou questões importantes para o fortalecimento da saúde pública em Minas Gerais, como a vacinação contra a dengue e contra a covid-19. Ele destacou ainda os avanços realizados pela SES-MG com programas bem estruturados, como o Valora Minas e o Opera Mais Minas Gerais.

]]>
Banco de notícias Thu, 04 Apr 2024 15:28:56 +0000
Minas Gerais inicia vacinação contra a influenza https://www.saude.mg.gov.br/aedes/stories/19559-minas-gerais-inicia-vacinacao-contra-a-influenza https://www.saude.mg.gov.br/aedes/stories/19559-minas-gerais-inicia-vacinacao-contra-a-influenza

Com a proximidade do período de baixas temperaturas e aumento da circulação de vírus respiratórios, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) reforça a importância da vacinação contra a influenza (gripe). A campanha será realizada entre os dias 25 de março e 31 de maio, mas vários municípios mineiros darão início à vacinação ainda nesta semana. O dia D de mobilização nacional está previsto para 13 de abril.

Crédito: Fábio Marchetto

O estado recebeu, em 15/3, 844 mil doses da vacina contra a influenza, que já foram distribuídas às regionais de saúde do estado. De acordo com o Ministério da Saúde, mais doses serão disponibilizadas em remessas ao longo do período de vacinação. A estimativa é de 8,7 milhões de pessoas incluídas nos grupos prioritários para a vacinação no estado.

A imunização tem como objetivo a redução das complicações, internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus. A vacina é segura e está disponível nas Unidades Básicas de Saúde de todo o estado.

A campanha será realizada segundo a população prioritária para a vacinação: pessoas com 60 anos ou mais de idade, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e puérperas, indígenas, quilombolas, trabalhadores da saúde, professores, pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, além das Forças Armadas, de segurança e salvamento, dentre outros.

Segundo a coordenadora estadual do Programa de Imunizações da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, Josianne Gusmão, a vacinação contra a influenza é uma das medidas de prevenção mais importantes para proteger contra a doença, suas complicações e óbitos, além de contribuir para a redução da circulação viral na população, especialmente nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco.

“A vacina influenza trivalente utilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é eficaz contra as cepas H1N1, H3N2 e tipo B. A detecção de anticorpos protetores se dá entre duas e três semanas depois da vacinação e apresenta, geralmente, duração de 6 a 12 meses. O pico máximo de anticorpos ocorre após 4 a 6 semanas e a proteção conferida pela vacinação é de aproximadamente um ano, por isso ela deve ser realizada anualmente”, explica.

“A meta é imunizar 90% de cada um dos grupos prioritários para vacinação contra influenza. Para os demais grupos, considerando a indisponibilidade de denominadores serão disponibilizados os dados de doses administradas durante a campanha”, informa.

Segundo dados do Ministério da Saúde, em 2023 foram aplicadas 7.452.798 doses da vacina contra a influenza em Minas Gerais nos grupos prioritários (crianças, trabalhadores na saúde, gestantes, puérperas, indígenas, idosos e professores). A cobertura foi de 68,8% desse público.

Influenza em Minas

Em 2023 foram notificados 549 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) por influenza e 51 óbitos. Em 2024, até fevereiro, foram 11 casos notificados da doença e um óbito. A SES-MG reforça que os dados são parciais e estão sujeitos à alteração.

A influenza é uma infecção viral aguda, que afeta o sistema respiratório e é de alta transmissibilidade. É causada pelos tipos A, B, C e D do vírus, sendo os tipos A e B responsáveis por epidemias sazonais.

Segundo o coordenador de Programas de Vigilância de Doenças Transmissíveis Agudas da SES-MG, Gilmar José Coelho Rodrigues, a transmissão ocorre principalmente de pessoa para pessoa, por meio de gotículas respiratórias produzidas por tosse, espirros ou fala da pessoa infectada para uma pessoa suscetível.

"Os principais sintomas da gripe são febre, dor no corpo, dor de garganta, tosse e dor de cabeça e se assemelham com os sintomas da covid-19. Por isso, a vacinação é uma das medidas de prevenção mais importantes para proteger contra essas doenças. A vacina contra a influenza pode ser administrada junto com a vacina da covid-19, então recomendamos aproveitar a oportunidade da campanha de vacinação para atualizar a situação vacinal também para covid-19 nos grupos elegíveis”, alerta Rodrigues.

Além da vacina, outras medidas podem auxiliar na prevenção. São elas:

  • Lave as mãos com água e sabão ou use álcool em gel, principalmente antes de consumir algum alimento;
  • Utilize lenço descartável para higiene nasal;
  • Cubra o nariz e boca ao espirrar ou tossir;
  • Evite tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
  • Não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;
  • Mantenha os ambientes bem ventilados;
  • Evite contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas de gripe;
  • Evite aglomerações e ambientes fechados (procure manter os ambientes ventilados);
  • Adote hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e ingestão de líquidos.

Mais informações sobre a gripe podem ser acessadas em: www.saude.mg.gov.br/gripe.

Público prioritário para vacinação contra influenza

  • Crianças (6 meses a menores de 6 anos);
  • Gestantes e puérperas;
  • Trabalhadores de saúde;
  • Povos indígenas;
  • Quilombolas;
  • Professores;
  • Pessoas com comorbidades;
  • Pessoas com deficiência permanente, a partir de 12 anos;
  • Caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso;
  • Trabalhadores portuários;
  • Forças de segurança, salvamento e Forças Armadas;
  • Pessoas em situação de rua;
  • População privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade;
  • Adolescentes menores de 18 anos sob medidas socioeducativas.
]]>
Banco de notícias Wed, 20 Mar 2024 09:17:20 +0000
Secretaria Regional de Saúde de Coronel Fabriciano realiza capacitação em abordagem intensiva ao fumante https://www.saude.mg.gov.br/aedes/stories/19807-secretaria-regional-de-saude-de-coronel-fabriciano-realiza-capacitacao-em-abordagem-intensiva-ao-fumante https://www.saude.mg.gov.br/aedes/stories/19807-secretaria-regional-de-saude-de-coronel-fabriciano-realiza-capacitacao-em-abordagem-intensiva-ao-fumante

A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Coronel Fabriciano realizou, no dia 18/4, a capacitação em abordagem intensiva ao fumante. A ação durou cerca de oito horas e teve como objetivo capacitar os profissionais da Atenção Primária à Saúde para a oferta do tratamento para cessação do tabagismo nas unidades de saúde.

A capacitação abordou conteúdos como a dependência física à nicotina, estratégias e fluxo de atendimento ao paciente tabagista, apoio medicamentoso e organização do serviço de saúde para a oferta do tratamento. Cerca de 70 profissionais, entre médicos, enfermeiros, psicólogos, farmacêuticos, nutricionistas, profissionais de educação física, dentistas e profissionais da assistência social, participaram da reunião.

25.05.2024-Coronel Fabriciano-tabagismo1 - Gabriel Barroso

Segundo a referência técnica do Programa Nacional de Controle do Tabagismo na Superintendência Regional de Saúde de Coronel Fabriciano, Aline Santos, os municípios da área da superintendência já ofertam o tratamento para a cessação do tabagismo e periodicamente é ofertada a capacitação para formação de novos profissionais.

“Esperamos que a formação de novos profissionais impulsione as unidades de saúde para manter a continuidade do tratamento ao fumante”, disse Aline Santos. A referência técnica informou ainda que, além da capacitação, os municípios recebem os medicamentos e outros insumos para subsidiar o tratamento.

Espera-se que, com a capacitação, as unidades de saúde se organizem e iniciem a oferta do tratamento para cessação ainda no primeiro semestre de 2024.

25.05.2024-Coronel Fabriciano-tabagismo2 - Gabriel Barroso
Tabagismo
O uso do tabaco, reconhecido pela Organização Mundial como uma dependência química, é um fator de risco para uma série de doenças, principalmente as neoplasias e doenças cardiovasculares. O Programa Nacional do Controle do Tabagismo está sob gestão do Instituto Nacional do Câncer (Inca) e do Ministério da Saúde (MS) e, desde 1989, desenvolve ações educativas e oferta de tratamento ao fumante com o objetivo de reduzir a prevalência de tabagismo no Brasil. Os Estados têm como atribuição a capacitação dos profissionais e o suporte ao desenvolvimento do programa.

]]>
Banco de notícias Thu, 25 Apr 2024 11:53:31 +0000
Municípios que compõem a GRS Itabira recebem a certificação do selo Bora Vacinar https://www.saude.mg.gov.br/aedes/stories/19806-municipios-que-compoem-a-grs-itabira-recebem-a-certificacao-do-selo-bora-vacinar https://www.saude.mg.gov.br/aedes/stories/19806-municipios-que-compoem-a-grs-itabira-recebem-a-certificacao-do-selo-bora-vacinar

Dos 27 municípios que compõem a região de abrangência da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Itabira, 11 receberam o selo de reconhecimento “Bora Vacinar” por alcançarem ou se aproximarem das metas de vacinação instituídas pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) em 2023. A entrega da certificação foi realizada Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), a Associação Mineira de Municípios (AMM) e o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (Cosems), na segunda-feira (22/4), no auditório Juscelino Kubitschek, na Cidade Administrativa. Ao todo, 356 municípios foram agraciados, 122 com selo Ouro e 234 com selo Prata.

Na GRS Itabira, receberam o selo Ouro os municípios de Santa Bárbara, Santa Maria de Itabira e São Gonçalo do Rio Abaixo. Já o selo Prata foi concedido aos municípios de Barão de Cocais, Dores de Guanhães, Materlândia, Morro do Pilar, Sabinópolis, Santo Antônio do Rio Abaixo, São Domingos do Prata e São Sebastião do Rio Preto.

Equipe da Secretaria de Saúde de Sabinópolis e Secretário de Estado de Saúde Fábio Baccheretti

A referência técnica em Imunização, Marcella Cristina Silva Braga, da GRS Itabira, explicou que o selo “Bora Vacinar” foi idealizado pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), com apoio da SES-MG, e visa estimular ações e estratégias municipais de incentivo à vacinação e combater doenças imunopreveníveis, evitando assim a ocorrência de novas epidemias e o retorno de doenças já erradicadas. Marcela Braga destacou que “muitos municípios têm trabalhado com estratégias visando melhorar e ampliar os índices de cobertura vacinal em nossa região”.

A secretária municipal de Saúde de São Gonçalo do Rio Abaixo, Renata Maria Guzzo Fonseca esteve presente no evento juntamente com a coordenadora da Atenção Primária em Saúde (APS), Julita Antônia Dias Pereira e a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Elaine Cristina Gonçalves Fagundes. Renata Fonseca destacou o trabalho das equipes da Vigilância Epidemiológica e da Atenção Primária à Saúde, que se mobilizaram e intensificaram as ações de multivacinação e microplanejamento em todo o território.

Equipe da Secretaria de Saúde de São Domingos do Prata e Secretário de Estado de Saúde Fábio Baccheretti

“Nossas equipes realizam uma efetiva busca ativa, conscientizando a população sobre a importância da vacinação para evitar a mortalidade por doenças imunopreveníveis”, observou a secretária municipal de Saúde.

A coordenadora de Vigilância em Saúde de São Gonçalo do Rio Abaixo, Elaine Cristina Gonçalves Fagundes, destacou o reconhecimento pelo compromisso em promover a vacinação e contribuir para a saúde pública, especialmente das crianças. “São muitas pessoas envolvidas nessa importante iniciativa e reafirmamos nosso comprometimento contínuo em incentivar a imunização”.

 Equipe da Secretaria Municipal de Saúde de Morro do Pilar

Para a secretária de Saúde de Santa Maria de Itabira, Isabela Lott Drumond Duarte, a certificação do município com este selo representou o reconhecimento de um trabalho realizado, do esforço de toda uma secretaria e comunidade. “Este reconhecimento é destinado a todos os profissionais da saúde envolvidos diariamente para o aumento da cobertura vacinal do público alvo de 0 a 2 anos. Além é claro do comprometimento da população em ter aceitado a busca ativa e se direcionado às crianças à sala de vacina”, ponderou Isabela Duarte.

Equipe Técnica da Secretaria de Saúde de Dores de Guanhães

Critérios
O Selo Ouro é conferido ao município que atinge a meta nas 14 vacinas avaliadas para crianças menores de um ano e com um ano de idade e o selo Prata é concedido ao município que consegue atingir de dez a 13 vacinas, que são BCG, Rotavírus Humano, Pneumocócica, Meningo C, Pentavalente (DTP/HepB/Hib), Poliomielite VIP, Febre Amarela, Pneumo10 (1° Reforço), Meningo C (1° Reforço), Tríplice viral - D2, Poliomielite VOP, DTP (1°Reforço), Varicela e Hepatite A infantil.

A meta de cobertura vacinal preconizada pelo Ministério da Saúde para as vacinas BCG e rotavírus é de 90%. Para as demais vacinas, a meta é de 95%.

]]>
Banco de notícias Thu, 25 Apr 2024 10:38:30 +0000
Ouro e Prata: Selo Bora Vacinar destaca bons resultados em 41 municípios do Norte de Minas https://www.saude.mg.gov.br/aedes/stories/19805-ouro-e-prata-selo-bora-vacinar-destaca-bons-resultados-em-41-municipios-do-norte-de-minas https://www.saude.mg.gov.br/aedes/stories/19805-ouro-e-prata-selo-bora-vacinar-destaca-bons-resultados-em-41-municipios-do-norte-de-minas

Quarenta e um municípios do Norte de Minas se destacaram, na segunda-feira, 22/4, em Belo Horizonte, com o recebimento dos selos Ouro e Prata de reconhecimento Bora Vacinar por terem alcançado ou se aproximado, em 2023, das metas de vacinação instituídas pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI). A cerimônia reuniu dirigentes da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), Associação Mineira de Municípios (AMM) e do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (Cosems).

Criado em 2023, o selo tem como objetivo estimular ações municipais de incentivo à vacinação para combater doenças imunopreveníveis e evitar a ocorrência de novas epidemias e o retorno de doenças já erradicadas.

O Selo Ouro é conferido ao município que atinge a meta nas 14 vacinas avaliadas para crianças com até um ano de idade e o selo Prata é concedido ao município que consegue atingir metas de cobertura entre 10 e 13 vacinas: BCG, Rotavírus Humano, Pneumocócica, Meningo C, Pentavalente (DTP/HepB/Hib), Poliomielite VIP, Febre Amarela, Pneumo10 (1° Reforço), Meningo C (1° Reforço), Tríplice viral - D2, Poliomielite VOP, DTP (1°Reforço), Varicela e Hepatite A infantil.

Ação de vacinação extramuros realizada em 2023 no município de Josenópolis

Com o recebimento do Selo Ouro se destacaram oito municípios do Norte de Minas. Cinco estão jurisdicionados à Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros: Berizal; Claro dos Poções; Montezuma; Rubelita e São João do Pacuí. Outros três municípios integram a área de atuação da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Januária: São João da Ponte, Ubaí e Varzelândia.

Já para o recebimento do Selo Prata compareceram à solenidade representantes de 18 municípios da SRS de Montes Claros: Catuti; Cristália; Curral de Dentro; Engenheiro Navarro; Fruta de Leite; Grão Mogol; Itacambira; Jaíba; Josenópolis; Lagoa dos Patos; Mamonas; Matias Cardoso; Novorizonte; Olhos D´Água; Padre Carvalho; Pai Pedro; São João da Lagoa e São João do Paraíso.

Dez municípios da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Januária também foram contemplados com o recebimento do Selo Prata: Bonito de Minas; Campo Azul; Ibiracatu; Icaraí de Minas; Japonvar; Miravânia; Montalvânia; Patis; São Francisco e Urucuia.

Da GRS de Pirapora o Selo Prata foi entregue a representantes de cinco municípios: Buritizeiro; Ibiaí; Ponto Chique; Santa Fé de Minas e Várzea da Palma.

A coordenadora de Vigilância em Saúde da SRS Montes Claros, Agna Soares da Silva Menezes, entende que “os bons resultados alcançados por 26 de um total de 54 municípios que compõem a área de atuação da SRS é fruto do esforço das referências técnicas da SES-MG que tem investido na capacitação e atualização dos profissionais que atuam nas salas de vacina. A realização de oficinas de capacitação nas microrregiões de saúde facilita o envolvimento de um maior número de participantes. Por outro lado, o empenho dos profissionais no aprimoramento do planejamento das ações visando o aumento das coberturas vacinais acaba refletindo na obtenção de resultados cada vez mais promissores”, avalia a coordenadora.

]]>
Banco de notícias Wed, 24 Apr 2024 19:09:34 +0000
Estudantes de medicina da Unifal fazem visita técnica à Regional de Saúde de Alfenas https://www.saude.mg.gov.br/aedes/stories/19804-estudantes-de-medicina-da-unifal-fazem-visita-tecnica-a-regional-de-saude-de-alfenas https://www.saude.mg.gov.br/aedes/stories/19804-estudantes-de-medicina-da-unifal-fazem-visita-tecnica-a-regional-de-saude-de-alfenas

No dia 23/4, a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Alfenas recebeu a visita técnica de cerca de 60 estudantes do 1º período de medicina da Universidade Federal de Alfenas (Unifal-MG) visando possibilitar aos alunos o contato com a gestão em saúde pública.

A visita técnica foi proposta pelo professor Murilo César do Nascimento, que leciona a disciplina Políticas e Práticas de Saúde. Para ele, “é uma oportunidade ímpar para os alunos se aproximarem da organização e da prática da gestão em saúde pública nos níveis estadual e regional, além de aprimorar a formação técnica e crítica dos futuros médicos”. O professor complementa que a vista também possibilita fortalecer nos estudantes o senso de responsabilidade social e comprometimento com a melhoria contínua do acesso e da qualidade dos serviços de saúde.

24.04.2024-Alfenas - visita alunos Unifal 1

Durante a visita, os coordenadores e técnicos da SRS Alfenas apresentaram aos estudantes o funcionamento de todos os setores da Instituição, abordando os financiamentos e programas de saúde trabalhados. Foi destacado o papel da Atenção Primária como porta de entrada dos usuários no Sistema único de Saúde (SUS), o papel da vigilância sanitária na eliminação, diminuição e prevenção de riscos à saúde, a importância da vigilância epidemiológica no monitoramento do processo saúde-doença nas coletividades e acesso dos pacientes aos medicamentos fornecidos pelo Estado.

Outra questão destacada durante a visita técnica foi a gestão tripartite do SUS (Sistema Único de Saúde), onde União, Estados e municípios têm suas responsabilidades bem definidas no custeio e gestão do sistema de saúde pública.

A estudante Mariana Minante Khalil, afirmou que a visita à Superintendência Regional de Saúde de Alfenas foi uma oportunidade de aprendizado para ela e para toda a turma que, em seis anos, poderão fazer parte do SUS. “É essencial conhecer esse sistema, como ele funciona e os esforços que são feitos diariamente para mantê-lo funcionando e aprimorá-lo”. A futura médica pontuou também que, por meio das apresentações dos diversos setores e coordenações da regional de saúde, foi possível ter um panorama geral sobre assessoria, regulação, gestão, assistência farmacêutica e atenção à saúde.

O superintendente regional de Saúde de Alfenas, João Tadeu Silva, destacou aos alunos a “importância do conhecimento do SUS para se tornar um profissional completo, com visão e formação ampla de atenção aos futuros pacientes”.

]]>
Banco de notícias Wed, 24 Apr 2024 18:53:19 +0000
Municípios da SRS Passos são certificados por alcance de metas vacinais https://www.saude.mg.gov.br/aedes/stories/19803-municipios-da-srs-passos-sao-certificados-por-alcance-de-metas-vacinais https://www.saude.mg.gov.br/aedes/stories/19803-municipios-da-srs-passos-sao-certificados-por-alcance-de-metas-vacinais

Os municípios de Bom Jesus da Penha, Capetinga, Cássia, Claraval, Delfinópolis, Guapé, São João Batista do Glória e São Tomás de Aquino, da área de abrangência da Superintendência Regional de Saúde de Passos (SRS Passos), foram contemplados com o Selo Bora Vacinar 2024 pelo desempenho nas coberturas vacinais do Programa Nacional de Imunização (PNI). A certificação, que está na segunda edição, é uma parceria entre o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), e foi concedida no dia 22/4 aos municípios que atingiram as metas de vacinação de crianças de até dois anos de idade.

A certificação, nas categorias Selo Ouro e Selo Prata, foi entregue no auditório Juscelino Kubitscheck, na Cidade Administrativa de Minas Gerais, em Belo Horizonte, aos 356 municípios mineiros que alcançaram ou se aproximaram das metas vacinais. Foram contemplados com o Selo Ouro 122 municípios com coberturas atingidas em 14 vacinas avaliadas. O Selo Prata foi concedido a 234 municípios com metas cumpridas de dez a 13 vacinas.

Gestores de Delfinópolis, Capetinga e São João Batista do Glória com a premiação

Da Regional de Saúde de Passos, conquistaram o Selo Ouro os municípios de Claraval, Guapé, São João Batista do Glória e São Tomás de Aquino. O Selo Prata ficou com Bom Jesus da Penha, Capetinga, Cássia e Delfinópolis.

Para a superintendente da SRS Passos, Kátia Rita Gonçalves, a premiação de oito municípios da Regional de Saúde de Passos é um estímulo para reforçar as ações pela melhoria dos indicadores de imunização. “O reconhecimento dos municípios vem se revelando animador. Outras ações, como o microplanejamento, que estabelece soluções de acordo com as particularidades de cada região, a imunização extramuros, a ampliação dos horários de funcionamento das salas de vacina e a busca ativa por não vacinados, também são destaques e devem ser reforçadas a fim de melhorar e retomar as altas coberturas neste ano de 2024”, disse.

Ainda segundo Kátia Gonçalves, a queda das coberturas vacinais observada a partir de 2016 reitera a relevância de criar uma agenda positiva no debate dessa temática. “A situação é preocupante e faz-se necessário restabelecer altas coberturas vacinais, evitando o recrudescimento de doenças já erradicadas ou o aumento de doenças controladas”, afirma.

24.04.2024- Passos - Bora Vacinar 2

Bora Vacinar
O Selo Bora Vacinar foi criado para estimular ações municipais destinadas ao aumento das coberturas vacinais para prevenir o retorno de doenças erradicadas e evitar epidemias no estado. A premiação teve a presença do secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti, do procurador-geral de Justiça de Minas Gerais, Jarbas Soares Júnior, entre outros convidados.

Os dados para avaliação e concessão dos certificados são extraídos pela SES-MG da base do Ministério da Saúde (MS) referente ao período de janeiro a dezembro de 2023.

A superintendente da SRS Passos reforça que as altas coberturas vacinais são essenciais para diminuir a circulação de vírus e outros microrganismos nocivos à saúde, por garantirem a proteção individual e coletiva. “Isso demonstra que, quando a maioria das pessoas faz a sua parte e se vacina, elas resguardam aquelas que, por motivos especiais, não podem se vacinar. É o caso de pessoas que possuem alergia a outros imunizantes, os imunossuprimidos (que têm imunidade baixa) e aquelas que estejam fora da faixa etária da vacinação”, conclui.

 

]]>
Banco de notícias Wed, 24 Apr 2024 18:00:38 +0000
Secretaria de Saúde realiza VI Workshop para Controle da Tuberculose em Minas Gerais https://www.saude.mg.gov.br/aedes/stories/19802-secretaria-de-saude-realiza-vi-workshop-para-controle-da-tuberculose-em-minas-gerais https://www.saude.mg.gov.br/aedes/stories/19802-secretaria-de-saude-realiza-vi-workshop-para-controle-da-tuberculose-em-minas-gerais

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) deu início, nesta quarta-feira (24/4), ao VI Workshop para o Controle da Tuberculose no território mineiro.

Crédito: Rafael Mendes

O evento, realizado em Belo Horizonte, contou com representantes da SES-MG, da Fundação Ezequiel Dias (Funed), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), do Ministério da Saúde (MS) e da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), entre outros.

O subsecretário de Vigilância em Saúde da SES, Eduardo Prosdocimi, destacou que a tuberculose é um agravo que está no centro da agenda estadual, “O encontro de hoje nos possibilitará discutir avanços, estratégias e planos de ação para caminharmos com as políticas públicas de saúde e avançarmos no controle da tuberculose em Minas”, afirma. 

Crédito: Rafael Mendes

Já a coordenadora de Hanseníase e Tuberculose da SES-MG, Maíra Veloso, falou sobre as estratégias e ações desenvolvidas no último ano.

“Em 2023, realizamos ações importantes, como o lançamento do Plano Estadual pelo Fim da Tuberculose, a instituição do teste rápido LF-Lam (teste realizado em amostra de urina para diagnóstico da tuberculose ativa em pessoas vivendo com HIV) e a instituição do Comitê Mineiro para o Controle Social da Doença”, detalhou a coordenadora. 

No âmbito das propostas de trabalho definidas para 2024, Maíra Veloso destacou a prioridade na expansão do tratamento preventivo da tuberculose, o fortalecimento de estratégias de investigação de contatos e a qualificação do diagnóstico. 

Segundo a referência técnica em Diagnóstico de Micobacterioses do Serviço de Doenças Bacterianas e Fúngicas da Funed, Élida Aparecida Leal, a Fundação trabalha de forma contínua, e em parceria com a coordenação estadual, para ampliar o portfólio de exames relacionados à tuberculose.

“Eventos com o de hoje contribuem para que todos os profissionais envolvidos possam fortalecer seus conhecimentos e qualificar ainda mais o trabalho desenvolvido”, pontuou Élida Leal.

Artemir Coelho de Brito, da Coordenação-Geral de Vigilância da Tuberculose, Micoses Endêmicas e Micobactérias Não Tuberculosas do Ministério da Saúde (CGTM-MS) apresentou o cenário epidemiológico no Brasil e destacou o trabalho desenvolvido em Minas Gerais, especialmente considerando a extensão territorial e as particularidades de cada região do estado. 

“Muitas vezes, os trabalhos desenvolvidos aqui, com foco no controle da tuberculose, extrapolam o território e se tornam referência para o país”, afirmou Artemir. 

De acordo com o consultor nacional da Opas e da OMS para a Tuberculose e Hanseníase no Brasil, Kleydson Andrade, Minas Gerais produz discussões de alto nível, o que sinaliza a capacidade do estado para avançar, não só no controle da tuberculose, mas também na eliminação da doença no território mineiro.

A enfermeira Marcilane Pereira destacou o papel da sociedade civil em prol do controle da tuberculose.

“Não se faz mobilização sem a participação da sociedade civil. Por isso é tão importante estarmos representados hoje, neste workshop, para que possamos reforçar a mobilização da luta para diminuir os números da doença no Brasil e em Minas”, afirma Marcilane.

Na parte da tarde, representantes do MS, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da Faculdade de Medicina da Santa Casa de São Paulo participaram da mesa de discussão sobre Controle da Tuberculose na População Infantil.

“Antes os estudos sobre tuberculose eram focados em adultos, mas atualmente, a OMS já destaca a importância do diagnóstico e tratamento de tuberculose em crianças e adolescentes. Isso porque, geralmente, a doença nesse grupo é um reflexo direto da incidência em adultos”, explicou Maria da Graça Oliveira, colaboradora do CGTM-MS.

O VI Workshop para Controle da Tuberculose em Minas Gerais vai até nesta quinta-feira (25/4).

Tuberculose em Minas

No território mineiro, nos últimos quatro anos, a cada dia, uma média de 14 pessoas foram diagnosticadas com tuberculose, num total de 20.363 casos notificados. Outras 1.735 morreram em razão da doença no mesmo período, entre casos gerais e demais causas associadas à TB (comorbidades). Considerando apenas os casos novos, que somaram 15.977 ocorrências, quase 50% alcançaram a cura, ou seja, 7.506 pessoas superaram a doença.

Em sintonia com as organizações mundiais, que também respondem pelo tema da campanha deste ano: “Sim, nós podemos acabar com a tuberculose! ”, o Ministério da Saúde e a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais estabeleceram, em 2023, a campanha nacional para a eliminação da doença – Brasil Livre da Tuberculose, e o Plano Estadual pelo Fim da Tuberculose como Problema de Saúde Pública, estratégias para o período 2023-2026.

O Comitê Mineiro para o Controle Social da Tuberculose, que integra a Coordenação de Hanseníase e Tuberculose da SES, promove a participação da sociedade civil nas ações de advocacy (defesa e argumentação em favor da causa), comunicação e mobilização social. O CHT é formado por órgãos públicos, entidades não governamentais, pessoas acometidas pela tuberculose e por quem vive com o HIV/AIDS ou outras comorbidades, interessados em apoiar ações de controle da TB.

]]>
Banco de notícias Wed, 24 Apr 2024 16:38:45 +0000
GRS Pedra Azul realiza monitoramento do PDVISA para avaliação do desempenho dos municípios nas ações de Vigilância Sanitária e Ambiental https://www.saude.mg.gov.br/aedes/stories/19801-grs-pedra-azul-realiza-monitoramento-do-pdvisa-para-avaliacao-do-desempenho-dos-municipios-nas-acoes-de-vigilancia-sanitaria-e-ambiental https://www.saude.mg.gov.br/aedes/stories/19801-grs-pedra-azul-realiza-monitoramento-do-pdvisa-para-avaliacao-do-desempenho-dos-municipios-nas-acoes-de-vigilancia-sanitaria-e-ambiental

No período de 4 a 23/4, o Núcleo de Vigilância Sanitária da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Pedra Azul promoveu um monitoramento dos indicadores da Vigilância Sanitária e Ambiental como parte do Programa de Descentralização da Vigilância Sanitária (PDVISA). O monitoramento foi realizado de forma presencial e online, de acordo com a disponibilidade de cada município, e teve como referência os resultados alcançados pelos municípios no ano de 2023, visando fortalecer o planejamento, a gestão e a execução das ações nessas áreas.

O PDVISA é uma iniciativa estratégica que visa apoiar a descentralização das ações de Vigilância Sanitária e Ambiental em todos os municípios de Minas Gerais. Para a coordenadora de Vigilância Sanitária da GRS Pedra Azul, Renata Alves de Sousa Campos, o monitoramento desempenha um papel crucial na avaliação do cumprimento das ações pactuadas pelos municípios. "É importante identificar a situação atual dos municípios por meio dos indicadores e levantar propostas para fortalecer a Vigilância Sanitária em cada localidade", destacou Renata Alves.

24.04.2025 -Monitoramento do PDVISA Pedra Azul

Entre os aspectos avaliados estão a quantidade de estabelecimentos cadastrados e fiscalizados, assim como o número de inspeções realizadas. Esses dados são fundamentais para garantir a eficácia das ações de controle e prevenção em saúde pública. De acordo com a resolução SES/MG N° 8387, de 19 de outubro de 2022, o incentivo financeiro concedido aos municípios é calculado com base no porte populacional e na descentralização das atividades de nível de risco III. Para custeio, é destinado o valor de R$ 3,50 por habitante, com um mínimo garantido de R$ 30 mil por município, enquanto para investimento é destinado o valor de R$ 0,35 por habitante, respeitando o máximo de R$ 30 mil e o mínimo de R$ 10 mil por município. O prazo para execução dos recursos financeiros é de até 60 meses, a partir da assinatura do termo de compromisso. Ao todo, foram pactuados 13 indicadores/metas, sendo dez relacionados à Vigilância Sanitária e três à Vigilância Ambiental. Esses indicadores são cruciais para monitorar e aprimorar a atuação dos municípios em áreas tão importantes para a saúde pública. 

]]>
Banco de notícias Wed, 24 Apr 2024 12:19:06 +0000
Reunião da CIB é marcada por atualizações de normas e apresentação sobre judicialização da saúde https://www.saude.mg.gov.br/aedes/stories/19800-reuniao-da-cib-e-marcada-por-atualizacoes-de-normas-e-apresentacao-sobre-judicializacao-da-saude https://www.saude.mg.gov.br/aedes/stories/19800-reuniao-da-cib-e-marcada-por-atualizacoes-de-normas-e-apresentacao-sobre-judicializacao-da-saude

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (Cosems-MG), realizaram, nesta terça-feira (23/4), em Belo Horizonte, a 306ª Reunião Ordinária da Comissão Intergestores Bipartite do Estado de Minas Gerais (CIB-SUS/MG).

Crédito: Rafael Mendes

Um dos destaques desta edição foi a pactuação que aprovou as novas regras de financiamento do Programa de Intervenção Precoce Avançado (Pipa), política continuada da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência em Minas Gerais. “Uma das razões é que estamos promovendo a adequação ao novo Decreto Estadual 48.600, que atualizou as normas de transferência, controle e avaliação dos recursos financeiros repassados pelo Fundo Estadual de Saúde”, explicou a secretária de Estado Adjunta de Saúde, Poliana Cardoso Lopes.

Outro ponto que motivou novas regras para participação no programa se dá no contexto em que municípios mineiros estão em processo de adoção da gestão plena da saúde em seus territórios. Tendo isso em vista, foi reforçada a necessidade de solicitação formal ao programa após a implementação da gestão plena, pois ela não ocorre de forma automática.

Além dos debates e apresentações sobre as políticas públicas, foi realizada uma apresentação sobre o projeto Simplificar e Solucionar, do Ministério Público de Minas Gerais. O coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa da Saúde (CAO-Saúde), Luciano Moreira de Oliveira, explicou que a proposta é promover, no âmbito dos municípios, serviços de conciliação e promoção de formas alternativas de resolução de disputas que envolvam pedidos de medicamentos, tratamentos ou insumos, reduzindo os impactos da judicialização da saúde.

Crédito: Rafael Mendes

“Os impactos das demandas judiciais para o orçamento dos municípios são muito significativos e trazem o risco de desorganização de políticas públicas. Ao promover uma etapa de conciliação, para além daquilo que é oferecido no Poder Judiciário, abre-se mais uma possibilidade de resolver o problema do usuário do SUS sem que isso vire um processo. E isso pode ser feito por servidores e Procuradorias Jurídicas municipais”, destacou o promotor Luciano Moreira de Oliveira.

De acordo com o presidente do Cosems-MG, Edivaldo Faria da Silva Filho, trata-se de uma proposta interessante, que pode ajudar a reduzir o volume de processos contra os municípios para atendimentos de demandas judiciais sobre a saúde.  “É um projeto fruto de parceria entre o MPMG, Cosems-MG e Associação Mineira de Municípios que levamos primeiramente para a macrorregião Norte e vamos, em breve, implementar na macro Centro. Nossa intenção é que o projeto cubra todo o estado" anunciou.

Apresentações e pactuações

Durante a reunião, também foi apresentado o cenário das arboviroses no Estado, bem como o andamento da vacinação contra a dengue. Até 22/4, Minas Gerais registrou 1.139.459 casos prováveis (casos notificados, exceto os descartados) de dengue. Desse total, 495.490 casos foram confirmados para a doença. Até o momento, há 288 óbitos confirmados por dengue no estado e 730 estão em investigação. Já em relação à vacinação, a cobertura, até o momento, é de 17,3% do público-alvo.

Após a Reunião Ordinária da CIB-SUS/MG, os assuntos referendados em plenária foram aprovados em forma de deliberações para publicação na Imprensa Oficial de Minas Gerais (IOF) e serão disponibilizados no site da SES-MG.

Os materiais apresentados durante a 306ª Reunião Ordinária e todos os temas pactuados e deliberados poderão ser acessados em: www.saude.mg.gov.br/cib.

O vídeo completo da reunião, transmitida ao vivo pelo canal do Cosems-MG, está disponível no YouTube e pode ser acessado em https://www.youtube.com/watch?v=ZACyPwE2jzI.

]]>
Banco de notícias Tue, 23 Apr 2024 18:08:12 +0000
SRS Montes Claros debate o fortalecimento da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência no Norte de Minas https://www.saude.mg.gov.br/aedes/stories/19799-srs-montes-claros-debate-o-fortalecimento-da-rede-de-cuidados-a-pessoa-com-deficiencia-no-norte-de-minas https://www.saude.mg.gov.br/aedes/stories/19799-srs-montes-claros-debate-o-fortalecimento-da-rede-de-cuidados-a-pessoa-com-deficiencia-no-norte-de-minas

O fortalecimento da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência mantida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) foi tema de encontro realizado na terça-feira, 23/4, em Montes Claros, envolvendo referências técnicas e integrantes de juntas reguladoras de 71 municípios que compõem a macrorregião de Saúde Norte. Para este ano, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) tem previsão de que 3.185 pessoas sejam atendidas na região, com investimento superior a R$ 3,6 milhões para a disponibilização de equipamentos, manutenção ou adaptação.

O encontro foi realizado no auditório do Consórcio Multifinalitário da Área Mineira da Sudene (Cimams) e reuniu profissionais atuantes em municípios jurisdicionados à Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros e às Gerências Regionais de Saúde (GRS) de Januária e Pirapora. O foco do encontro foi o repasse de orientações aos municípios para a expansão do matriciamento da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência, trabalho que a SRS já vem desenvolvendo de maneira piloto nos municípios de Bocaiuva, Curral de Dentro, Guaraciama, Janaúba e Taiobeiras.

23.04.2024 -Montes Claros - crédito Pedro Ricardo

Alfredo Prates Neto, referência técnica da Coordenadoria de Atenção à Saúde da SRS de Montes Claros, ressalta que o matriciamento da Rede é de fundamental importância para que os municípios identifiquem as necessidades de organização dos serviços de assistência às pessoas com deficiência. “Mais de 60% das demandas envolvem a população do próprio município. Mas a viabilização do trabalho em rede envolve, necessariamente, a união de esforços das referências técnicas, das juntas reguladoras e dos serviços de atenção primária à saúde”, disse.

Ainda de acordo com Alfredo Prates, a sensibilização dos gestores municipais para a expansão de serviços, visando o atendimento das necessidades das pessoas com deficiência, passa pelo trabalho de matriciamento da rede. “Transformar dados em informação geram argumentos que dão visibilidade às necessidades de fortalecimento da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência”, reforçou a referência técnica.

Ainda durante o encontro, Alexandre Fabian Malheiros e Matias Jordan Mota Amaral, referências técnicas da Coordenação à Pessoa com Deficiência da SES-MG aprofundaram as discussões sobre o trabalho das referências técnicas municipais e das juntas reguladoras, bem como das ações voltadas para o atendimento de demandas da população quanto às diversas modalidades de reabilitação, entre elas visual, física e intelectual.

Já referências técnicas de Montes Claros, Porteirinha e Taiobeiras apresentaram experiências exitosas voltadas para o fortalecimento da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência, expansão e melhoria dos serviços.

Habilitações
Aproveitando a realização do encontro em Montes Claros, as referências técnicas do nível central da SES-MG, Matias Amaral e Alexandre Malheiros, visitaram as instalações da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) que terá um aporte anual superior a R$ 2,2 milhões para manter em funcionamento o Centro Especializado em Reabilitação (CER) tipo II, nas modalidades visual e intelectual. A formalização da habilitação ocorreu no dia 8 de dezembro de 2023, com a publicação da Portaria 2.255, por parte do Ministério da Saúde (MS). A iniciativa seguiu a Deliberação 3.846 da Comissão Intergestores Bipartite do Sistema Único de Saúde (CIB-SUS), publicada em julho de 2022 pela SES-MG.

Já no dia 11/3 deste ano, o Ministério da Saúde publicou a Portaria 3.291 que formalizou a habilitação do Centro Especializado em Reabilitação (CER) sediado na Apae de Taiobeiras. A habilitação viabiliza o repasse anual de R$ 2,2 milhões para o custeio de ações e serviços de média e alta complexidade para atenção à saúde da população com deficiência física, intelectual ou tratamento de ostomia.

 

]]>
Banco de notícias Tue, 23 Apr 2024 17:48:45 +0000
Certificação do Selo Bora Vacinar: 14 municípios da Regional de Saúde de Diamantina se destacaram no alcance das metas de vacinação https://www.saude.mg.gov.br/aedes/stories/19798-certificacao-do-selo-bora-vacinar-14-municipios-da-regional-de-saude-de-diamantina-se-destacaram-no-alcance-das-metas-de-vacinacao https://www.saude.mg.gov.br/aedes/stories/19798-certificacao-do-selo-bora-vacinar-14-municipios-da-regional-de-saude-de-diamantina-se-destacaram-no-alcance-das-metas-de-vacinacao

Dos 31 municípios que integram a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Diamantina, 14 se destacaram ao serem reconhecidos pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e pelo Governo do Estado com a certificação do Selo Bora Vacinar por alcançarem as metas de vacinação infantil em 2023.

A cerimônia de premiação, realizada na segunda-feira (22/4), no auditório Juscelino Kubitschek, na Cidade Administrativa, contou com a parceria da Associação Mineira de Municípios (AMM) e Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (Cosems). Na ocasião, 356 municípios mineiros foram agraciados, 122 com selo Ouro e 234 com selo Prata.

Minas Novas e Alvorada de Minas receberam o Selo Ouro, concedido aos municípios que atingiram a meta nas 14 vacinas avaliadas para crianças menores de um ano e com um ano de idade. Já Berilo, Carbonita, Chapada do Norte, Coluna, Felício dos Santos, Francisco Badaró, Gouveia, José Gonçalves de Minas, Santo Antônio do Itambé, Turmalina, Veredinha e Virgem da Lapa conquistaram o Selo Prata, destinado aos que conseguiram atingir de 10 a 13 vacinas.

Secretário de Estado de Saúde e equipe da secretaria de saúde de Alvorada de Minas

O reconhecimento do trabalho foi comemorado pelo coordenador da Atenção Primária à Saúde de Alvorada de Minas, Alisson Ribas. “Esse reconhecimento é fruto do esforço realizado em todo o ano de 2023, onde as equipes da saúde de Alvorada de Minas trabalharam incansavelmente para vacinar a nossa população. Então, receber esse reconhecimento do Ministério Público e do Governo do Estado de Minas nos motiva ainda mais”.

Carolina Di Pietro Carvalho, referência técnica da Imunização da SRS Diamantina, destacou os avanços alcançados no território. "Tivemos um aumento de 40% no número de municípios certificados este ano, passando de 10 para 14 municípios. Ainda temos um árduo caminho pela frente, porém os bons resultados demonstram o comprometimento dos nossos municípios em esclarecer a população sobre a importância da vacinação e de combater a desinformação”, ressaltou Carolina Carvalho.

Presença de autoridades
Diversas autoridades participaram da cerimônia de premiação, entre eles Jarbas Soares Júnior, procurador-geral de Justiça; Fábio Baccheretti, secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais; Luciano Moreira de Oliveira, promotor de Justiça e coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa da Saúde; Alexandre Quintino Santiago, desembargador e superintendente de Saúde do Tribunal de Justiça de Minas Gerais; Carlos Calazans, superintendente do Ministério do Trabalho e Emprego em Minas Gerais; Edivaldo Farias da Silva Filho, presidente do Cosems; prefeitos e profissionais da Saúde, entre outros convidados.

 

]]>
Banco de notícias Tue, 23 Apr 2024 17:22:22 +0000
Gerência Regional de Saúde de Leopoldina promove capacitação em vigilância e manejo de escorpiões https://www.saude.mg.gov.br/aedes/stories/19797-gerencia-regional-de-saude-de-leopoldina-promove-capacitacao-em-vigilancia-e-manejo-de-escorpioes https://www.saude.mg.gov.br/aedes/stories/19797-gerencia-regional-de-saude-de-leopoldina-promove-capacitacao-em-vigilancia-e-manejo-de-escorpioes

A Gerência Regional de Saúde (GRS) de Leopoldina realizou uma capacitação sobre para o manejo ambiental de escorpiões nos dias 16, 17 e 18/4, no município de Além Paraíba, em resposta às ocorrências de escorpiões nos municípios de sua região. O treinamento foi voltado para técnicos que vão atuar como multiplicadores em seus municípios.

O treinamento contou com a parceria do município de Além Paraíba e das Unidades Regionais de Saúde (URSs) de Coronel Fabriciano e Unaí. Sebastião Carlos de Freitas, agente de Saúde Pública da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Coronel Fabriciano ministrou a capacitação, e Carlos Alberto Arantes Filho, agente de Saúde Pública da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Unaí, apresentou uma experiência exitosa acerca da regularidade de envio de escorpiões vivos para a Fundação Ezequiel Dias (Funed) para a produção de soro antiescorpiônico.

Capacitação em Vigilância e Manejo de Escorpiões em Além Paraíba

Participaram do treinamento cinco profissionais do município de Além Paraíba e dois profissionais dos municípios de Astolfo Dutra, Cataguases, Leopoldina, Palma e Recreio, totalizando a formação de 15 multiplicadores. Lutianni Brazolino, referência técnica das Zoonoses da GRS Leopoldina, salientou que os demais municípios também participarão de treinamentos. “Os técnicos capacitados irão replicar para os demais municípios, objetivando estruturar a vigilância e o manejo desses animais, tendo em vista o aumento da ocorrência de aparecimentos de escorpiões e acidentes com este animais, além da necessidade da criação de fluxos de encaminhamento dos animais capturados à Funed para a produção de soros”.

Durante os três dias da capacitação foram abordados os temas: biologia do Escorpião; reprodução; história natural; espécies de importância no Brasil e outras espécies de menor relevância; controle de escorpiões; motivos para o controle e responsabilidades, organização do controle de escorpiões; busca ativa; controle da ocorrência de escorpiões; monitoramento e avaliação das ações de controle; controle mecânico e químico; utilização de formulários; orientações aos funcionários dos municípios. Foi realizada também a Prática em Campo, com coletas de escorpiões e atividade de catação noturna.

Captura de escorpião utilizando luz Ultravioleta em Além Paraíba

As medidas de prevenção destacadas na capacitação foram:
- Gerência Regional de Saúde Leopoldina Manter limpos quintais e jardins, não acumulando folhas secas, lixo e entulhos.
- Colocar o lixo em sacos plásticos fechados, para evitar baratas e outros insetos.
- Conservar camas e berços afastados, no mínimo, 10 centímetros da parede.
- Evitar que roupas de cama toquem o chão.
- Não pendurar roupas na parede.
- Verificar cuidadosamente calçados, roupas, toalhas e roupas de cama, antes de usá-los.
- Limpar periodicamente ralos de banheiro, cozinha e caixas de gordura.
- Rebocar frestas nas paredes, móveis e rodapés, para que não apresentem vãos.
- Usar telas nas aberturas dos ralos, pias e tanques.
- Proteger os predadores naturais dos escorpiões, como calangos, lagartixas, lacraias, corujas, sapos, macacos e galinhas.
- Manter as áreas limpas ao redor das residências, não acumular lenha e outros materiais que possam servir de abrigo para os escorpiões.
- Remanejar periodicamente material de construção que esteja armazenado, usando luvas de raspa de couro para proteger as mãos.

]]>
Banco de notícias Tue, 23 Apr 2024 17:05:04 +0000
Saúde estadual participa do Fórum Permanente de Pessoas Afrodescendentes da ONU https://www.saude.mg.gov.br/aedes/stories/19796-saude-estadual-participa-do-forum-permanente-de-pessoas-afrodescendentes-da-onu https://www.saude.mg.gov.br/aedes/stories/19796-saude-estadual-participa-do-forum-permanente-de-pessoas-afrodescendentes-da-onu

A Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) participou da 3ª sessão do Fórum Permanente de Afrodescendentes da Organização das Nações Unidas (ONU), realizada em Genebra, na Suíça, entre os dias 15 e 19 de abril. O fórum tem como objetivo contribuir para a inclusão política, econômica e social da população afrodescendente em todo o mundo e busca identificar e analisar boas práticas, desafios, oportunidades e iniciativas para a promoção dos direitos humanos das pessoas afrodescendentes.

 

Durante o evento, a referência técnica da Coordenação de Saúde Indígena e Políticas de Promoção da Equidade em Saúde e conselheiro do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos e Conselho de Igualdade Racial de Minas Gerais, Ciro Cesar de Carvalho, apresentou a Política Estadual de Saúde Integral para População Negra e Quilombola e o Plano Operativo construído para essa política.

 

Foto: Ciro Cesar de Carvalho

 

“Precisamos falar da saúde da população negra. No ano de 2022, aprovamos em Minas Gerais a Política Estadual de Saúde Integral da População Negra e Quilombola que se destaca por priorizar a redução das desigualdades, bem como por enfrentar o racismo institucional e a discriminação presente nas instituições de saúde vinculadas ao SUS”, afirmou. 

 

A política abrange não apenas a população negra, mas também os quilombolas, povos e comunidades tradicionais de matrizes africanas, bem como grupos de manifestação cultural e religiosa afro-brasileira. 

 

Ciro Cesar de Carvalho defendeu, ainda, um sistema público de saúde que considere as especificidades da comunidade afrodescendente por meio de políticas públicas focalizadas, estabelecendo fluxos de atendimento voltados para pessoas negras e quilombolas nas unidades de saúde.

 

“Outro ponto importante a tratar é a maneira evidente na constante ausência de dados desagregados nas políticas públicas de saúde, em que as pessoas pretas e pardas não são consideradas. Por fim, é importante estabelecer fluxos de assistência para a doença falciforme, que afeta principalmente a população negra, desenvolver pesquisas para doenças que afetam mais os negros e incluir disciplinas sobre a equidade racial no processo de formação médica do nosso país.  Esses são pontos importantes a serem considerados no intuito de romper o pacto da branquitude. E viva o Sistema Único de Saúde brasileiro! Viva o SUS!”, concluiu.

 

Política Estadual

A Política Estadual de Saúde Integral da População Negra e Quilombola de Minas Gerais foi instituída em novembro de 2022 e segue o modelo da Política Nacional de Saúde da População Negra de 2009.

 

Ela se destaca por priorizar a redução dessas desigualdades étnico-raciais, bem como o enfrentamento ao racismo institucional e à discriminação presentes nas instituições e serviços de saúde vinculados ao Sistema Único de Saúde (SUS), garantindo o pleno reconhecimento e atendimento de suas necessidades e direitos. 

 

O Plano Operativo da Política Estadual, aprovado em outubro de 2023, estabelece as estratégias, indicadores e metas para enfrentar as desigualdades em saúde com foco na abordagem étnico-racial. Com sete eixos estratégicos, redes de atenção à saúde, vigilância, educação permanente, monitoramento, produção de conhecimento, mobilização e participação social, o plano busca efetivar a política e monitorar sua implementação no território. 

 

Para Ciro de Carvalho, apesar dos avanços, ainda existem vários desafios para a implementação da política e do plano operativo.  Segundo ele, a aprovação de recursos para a implantação da política nacional e a criação de indicadores para acompanhar e medir seus impactos são alguns desses desafios: “É importante destacar queorçamentos públicos nacionais são importantes para implementar políticas públicas. Caso contrário, teremos apenas políticas no papel”, avalia.

]]>
Banco de notícias Tue, 23 Apr 2024 17:03:34 +0000
Governo de Minas e Ministério Público de Minas Gerais certificam municípios com melhores índices de vacinação no estado https://www.saude.mg.gov.br/aedes/stories/19795-governo-de-minas-e-ministerio-publico-de-minas-gerais-certificam-municipios-com-melhores-indices-de-vacinacao-no-estado https://www.saude.mg.gov.br/aedes/stories/19795-governo-de-minas-e-ministerio-publico-de-minas-gerais-certificam-municipios-com-melhores-indices-de-vacinacao-no-estado

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) e o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) entregaram, nesta segunda-feira (22/4), o selo de reconhecimento Bora Vacinar, a 356 municípios mineiros que alcançaram ou se aproximaram das metas de vacinação instituídas pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) em 2023.

Crédito: Fábio Marchetto

A cerimônia, realizada em Belo Horizonte, em parceria com a Associação Mineira de Municípios (AMM) e Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (Cosems), reuniu prefeitos, secretários e servidores da Saúde, além de representantes de diversos órgãos das três esferas de governo.

Criado em 2023, o selo tem como objetivo estimular ações municipais de incentivo à vacinação para combater doenças imunopreveníveis e evitar a ocorrência de novas epidemias e o retorno de doenças já erradicadas.

O Selo Ouro é conferido ao município que atinge a meta nas 14 vacinas avaliadas para crianças menores de um ano e com um ano de idade e o selo Prata é concedido ao município que consegue atingir de dez a 13 vacinas, que são BCG, Rotavírus Humano, Pneumocócica, Meningo C, Pentavalente (DTP/HepB/Hib), Poliomielite VIP, Febre Amarela, Pneumo10 (1° Reforço), Meningo C (1° Reforço), Tríplice viral - D2, Poliomielite VOP, DTP (1°Reforço), Varicela e Hepatite A infantil.

A meta de cobertura vacinal preconizada pelo Ministério da Saúde para as vacinas BCG e rotavírus é de 90%. Para as demais vacinas, a meta é de 95%. Assim, o selo Ouro foi conferido a 122 municípios, enquanto 234 receberam o selo Prata pelo desempenho na vacinação em 2023.

Em comparação ao ano passado, primeira edição do Selo Bora Vacinar, houve um aumento de quase 25% em relação ao número de municípios certificados com os selos ouro e prata, passando de 286 para 356.

O secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti destacou a importância da parceria entre o MP e a SES-MG para resgatar a eficiência das medidas de imunização. “Essa parceria está nos ajudando muito a chegar lá na ponta e ampliar cada vez mais as ações de prevenção em todo o estado”, afirmou.

“O sucesso dos programas de imunização no Brasil em anos anteriores acabou fazendo com que a própria população se descuidasse da questão da vacinação. Por isso, nosso esforço é maior ainda e precisamos muito da atuação dos prefeitos, secretários de saúde, coordenadores de vigilância, agentes comunitários de saúde, enfermeiros, entre outros profissionais da ponta”, salientou.

O procurador-geral de Justiça de Minas Gerais, Jarbas Soares Júnior, destacou a complexidade do momento em que notícias sem embasamento contribuem para comprometer os índices de cobertura vacinal no Brasil. “As vacinas são uma das grandes conquistas da humanidade. Mas, infelizmente, vimos nos últimos tempos uma campanha de desinformação à população e muitas pessoas se recusando a vacinar. Temos que reverter esse quadro, que é muito complexo”, lamentou.

Ele ressaltou a contribuição do selo para o cenário. “O selo Bora Vacinar é muito importante porque é o reconhecimento a quem está fazendo, quem está trabalhando, quem está atingindo as metas. Portanto, eu quero agradecer a cada um de vocês e dizer que o Ministério Público trabalhará, assim, ao lado dos municípios, para retomarmos aquilo que já tivemos de cobertura vacinal”, declarou.

O coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa da Saúde (CAO-Saúde), Luciano Moreira de Oliveira, salientou a entrega do selo para impulsionar a mobilização de toda a sociedade. “Esse projeto é importante para mobilizar a sociedade e mobilizar os gestores em favor dessa causa, que é a prevenção, para evitar a mortalidade por doenças que podem ser preveníveis à imunização”, disse.

“Por causa do sucesso do PNI, os pais da minha geração não conviveram com a poliomielite, o sarampo e com outras doenças. Isso, talvez, tenha levado a um certo relaxamento, como se essas doenças só existissem nos livros, mas nós sabemos que não, elas ainda hoje estão presentes, alertou.

O prefeito de Ibitiúra de Minas, Alexandre de Cássio Borges, representando todos os municípios certificados, destacou a importância do reconhecimento vindo com o selo. “Essa é uma maneira de incentivar, de motivar os municípios a melhorarem e cumprir as metas de vacinas. Sabemos que não é fácil, presenciamos isso no nosso município e temos certeza que nos outros municípios também. Então temos que fazer o papel de ir atrás para cumprir as metas para que nossos municípios estejam melhores, com mais saúde e com mais vida”, finalizou.

O presidente do Cosems-MG, Edivaldo Farias, demonstrou sua satisfação ao observar o grande número de municípios representados na cerimônia. “Quando a gente vê aqui mais de 100 municípios mineiros que atingiram a meta das 14 vacinas, é uma grande vitória para os gestores, uma vitória para quem trabalha na saúde. Minas já era destaque em vacinação e, graças a esse trabalho em conjunto, estamos conseguindo resgatar esse destaque em nível nacional”, concluiu.

Confira a lista dos municípios que receberam o Selo Ouro

Clique para ver a lista dos municípios que obtiveram o Selo Prata

Atuação da SES-MG

A entrega do selo Bora Vacinar se insere em um rol de medidas realizadas pela Secretaria de Estado de Saúde na busca pelo aumento das coberturas vacinais no estado, com investimentos que superam R$ 265 milhões.

“Minas Gerais se destaca como um dos estados que mais tem investido no programa de imunização”, comemora o subsecretário de Vigilância em Saúde de Minas Gerais, Eduardo Prosdocimi.

“Investimos mais de R$100 milhões para a aquisição de vacimóveis, que irão rodar todo o estado fazendo vacinação extramuros, em escolas, praças e em eventos, ampliando o acesso das vacinas para toda a população”, ressalta ele.

Os vacimóveis consistem em uma van adaptada para atuar com centro de vacinação itinerante, equipada com refrigeração, pia para higienização, cadeiras e mesas, além de armários e com toda estrutura adequada para que as equipes de vacinação realizem seu trabalho com eficiência e segurança.

Todos os municípios acima de 50 mil habitantes receberam recurso para ter seu próprio vacimóvel e os demais serão contemplados por meio dos consórcios de saúde, que também receberão recurso para compra, num total de 253 veículos.

“Além dos investimentos, a SES-MG tem coordenado o Dia D de vacinação, uma grande ação de mobilização, que envolveu, neste ano, mais de 620 municípios mineiros. Temos incentivado também a extensão dos horários e dias de funcionamento das salas de vacinação em todo o estado, a fim de aumentar cada vez mais a cobertura vacinal e atualizar os cartões de vacinação”, acrescenta Eduardo Prosdocimi.

Outra novidade é o investimento de mais de R$ 165 milhões para premiar os municípios que melhorarem a sua cobertura vacinal. A ideia é incentivar que os municípios alcancem os índices de vacinação recomendados pelas autoridades de saúde.

“É importantíssimo que toda a população se engaje na vacinação e mantenha a caderneta dos seus filhos atualizada, pois só assim iremos prevenir doenças que nem existiam mais e hoje correm o risco de voltar e teremos uma saúde individual e coletiva cada vez melhor”, conclui o subsecretário.

]]>
Banco de notícias Tue, 23 Apr 2024 12:14:39 +0000
Coberturas vacinais de crianças e adolescentes avançam em municípios da Regional de Passos https://www.saude.mg.gov.br/aedes/stories/19794-coberturas-vacinais-de-criancas-e-adolescentes-avancam-em-municipios-da-regional-de-passos https://www.saude.mg.gov.br/aedes/stories/19794-coberturas-vacinais-de-criancas-e-adolescentes-avancam-em-municipios-da-regional-de-passos

As ações de capacitação e sensibilização das equipes de imunização dos municípios vêm contribuindo para o aumento das coberturas vacinais de crianças menores de dois anos de idade na área de abrangência da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Passos. A vacinação extramuros e a busca ativa de crianças com doses atrasadas são duas estratégias utilizadas para melhorar a média geral, que subiu de 59% em 2021 para 83% no ano passado.

Os dados foram apresentados no monitoramento das coberturas vacinais de crianças e adolescentes realizado em 27/3, no auditório da Associação Pública dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande (Consórcio Ameg). O evento foi promovido pela SRS Passos, através do Núcleo de Vigilância Epidemiológica (Nuvepi) e Grupo de Análise e Monitoramento da Vacinação (Gamov-MG) e Regional de Passos.

O monitoramento é um instrumento do projeto “Estratégias para o aumento de coberturas vacinais em crianças e adolescentes em Minas Gerais; Brasil, uma pesquisa-intervenção”, parceria da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) com a Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais (EEUFMG), por meio do Observatório de Pesquisa e Estudos em Vacinação (Opesv).

2024.04.05 - Passos - Coberturas vacinais de crianças e adolescentes avançam em municípios da Regional de Passos1

O projeto começou a ser executado na Regional de Passos em maio de 2022, quando foi realizada uma oficina para as equipes municipais de imunização para aumento da cobertura vacinal de crianças menores de dois anos. Em fevereiro do ano seguinte, ocorreu o primeiro monitoramento. Em julho de 2023, foi a vez da oficina para adolescentes, com o monitoramento no último 27/3.

Segundo a superintendente Kátia Rita Gonçalves, o aumento das coberturas vacinais e a atuação conjunta entre a União, estados e municípios para o alcance desse objetivo estão entre as diretrizes da 17ª Conferência Nacional de Saúde. “Através de suas Unidades Regionais de Saúde (URSs), mobilizando as secretarias municipais de saúde, a SES-MG fomenta e promove estratégias para o aumento de coberturas vacinais em crianças e adolescentes em Minas Gerais”, disse Kátia Gonçalves.

Resultados
Os resultados dos municípios da SRS Passos foram apresentados por Elice Eliane Nobre Ribeiro e Janaina Fonseca Almeida Souza, que atuam na parceria do projeto. Os dados foram obtidos por meio dos indicadores das estratégias realizadas pelos municípios em busca das coberturas vacinais, que são: capacitação e sensibilização de equipe, supervisões em salas de vacinas, ações extramuros e busca ativa de crianças com o cartão de imunizações incompletos e reuniões integradas de vigilância em saúde, imunização e Atenção Primária à Saúde (APS).

Os dados mostram “excelentes resultados” na supervisão de salas de vacina, feitas pela SRS Passos, conforme destacou Janaína Fonseca, e um importante percentual (88,5%) de crianças com vacinas atrasadas que foram “buscadas e vacinadas” e uma média de 7,5 ações para vacinação extramuros realizadas dentro do projeto.

Em relação às coberturas vacinais, dados do Painel de Cobertura Vacinal do Ministério da Saúde, para a faixa etária de crianças de até dois anos, mostram um crescimento da média dos 27 municípios da Regional de Passos – de 59% em 2021 e 62% em 2022 para 83% em 2023. No entanto, ainda falta alcançar as metas preconizadas pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), que são de 90% para as vacinas BCG e rotavírus e 95% para os demais imunizantes.
A coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Márcia Viana, na abertura da reunião

Continuidade
Para Elice Ribeiro, o avanço das coberturas desde que o projeto foi iniciado deve motivar as referências municipais a manter as ações pela busca das metas vacinais. “Esse projeto precisa continuar para que a gente possa, cada dia mais, fortalecer as melhorias das coberturas vacinais, diminuindo o impacto e o risco de adoecer e morrer em decorrência dos vírus que estão batendo em nossa porta”, ressaltou.

Segundo a coordenadora de Vigilância Epidemiológica da SRS Passos, Márcia Aparecida Viana, os municípios da Regional de Saúde de Passos estão empenhados no desenvolvimento do projeto. “Depois de ser desenvolvido para crianças de até dois anos de idade, agora é a vez dos adolescentes. E para se conhecer e avaliar a efetividade das ações dos municípios, necessário se faz monitorar os indicadores constantes no projeto, para que o objetivo seja alcançado sem surpresas”, disse.

Desafios
A coordenadora do Gamov-Regional de Passos, Patrícia Mendes Costa, observa que o monitoramento dos indicadores vacinais é uma etapa do projeto que permite conhecer e avaliar o que tem sido feito nos municípios, permitindo ajustes e novas estratégias. “São muitos os desafios para voltarmos a alcançar bons índices de cobertura vacinal, o planejamento e organização dos processos de trabalho tem relevância fundamental neste objetivo”, disse.

A referência técnica de imunizações da SRS Passos, Sueli Veloso Maia, avalia que o trabalho de todos vêm contribuindo para a melhoria das coberturas vacinais das crianças, mas espera mais resistência entre os adolescentes. “A dificuldade maior está em obter a adesão da população dos adolescentes. E, para conseguirmos esse objetivo, há necessidade de levarmos a vacina onde eles se encontram. O local mais adequado seriam as escolas. Para tanto, contamos com a parceria da atenção básica e das autoridades escolares de forma que, juntos e unindo esforços, consigam obter êxito nessa proposta de trabalho”, comentou.

Vacina Mais Minas
Além dessa parceria com a UFMG, a SES-MG criou a campanha Vacina Mais Minas, para atingir as metas de imunização no estado. Neste mês, em 13 de abril, foi realizada uma grande mobilização nos municípios para o Dia D visando a intensificação das ações extramuros e a busca ativa de crianças e adolescentes com a vacinação atrasada. Na Regional de Saúde de Passos, os 27 municípios aderiram à ação.

“O movimento Vacina Mais Minas é de todos. Não é do Ministério da Saúde, do estado e municípios, é da sociedade”, salienta a superintendente da SRS Passos, Kátia Gonçalves. “Através do Vacina Mais Minas, a SES-MG estabelece critérios e fluxos para repasse de incentivo financeiro estadual de custeio para o fortalecimento das ações de vacinação dos municípios em Minas Gerais, entre ele o Vacimóvel, que incentiva a vacinação extramuros”, conclui Kátia Gonçalves.

O Vacimóvel é um veículo adaptado para funcionar como sala de vacinação itinerante, financiado com recursos do estado, através do projeto Vacimóvel, aprovado pela Deliberação nº 4.302/2023 CIB-SUS/MG (Comissão Intergestores Bipartite/Sistema Único de Saúde de Minas Gerais).

]]>
Banco de notícias Tue, 23 Apr 2024 10:50:14 +0000
ESP-MG abre inscrições para curso de introdução ao direito sanitário https://www.saude.mg.gov.br/aedes/stories/19793-esp-mg-abre-inscricoes-para-curso-de-introducao-ao-direito-sanitario https://www.saude.mg.gov.br/aedes/stories/19793-esp-mg-abre-inscricoes-para-curso-de-introducao-ao-direito-sanitario
A Escola de Saúde Pública do estado de Minas Gerais (ESP-MG) abre inscrições para o curso “Introdução ao Direito Sanitário”, Módulo I, na modalidade de educação a distância (EAD). O curso terá 40h, será no formato autoinstrucional (sem tutor) com certificação após a conclusão, sem ônus para o aluno. As inscrições devem ser realizadas no período de 23/04/2024 a 09/05/2024, por meio do preenchimento do Formulário Eletrônico, disponível abaixo.

>https://forms.gle/dCpkB1fNEhMXf5eS6 



Serão disponibilizadas 500 vagas, preenchidas pela ordem de chegada das inscrições válidas. O curso é destinado a trabalhadores atuantes nos sistemas municipais de saúde de Minas Gerais; trabalhadores dos órgãos e instituições do executivo estadual de Minas Gerais, exceto a SES/MG, a qual terá seleção interna, realizada pelo próprio órgão, trabalhadores dos órgãos e instituições do sistema de justiça atuantes em Minas Gerais e Conselheiros Municipais e Estaduais de Saúde de Minas Gerais.

Para se inscrever no curso, os candidatos devem observar os seguintes pré-requisitos: ser servidor federal, estadual e/ou municipal, atuante no estado de Minas Gerais ou ser Conselheiro Municipal/Estadual de Saúde de Minas Gerais; possuir conhecimento básico na utilização de internet e escolaridade mínima de ensino médio completo.
O Módulo I do curso possui carga horária de 40 horas e está estruturado com as seguintes temáticas:

Unidade Temática
Unidade I Princípios do Direito Sanitário
Unidade II Fundamentos da Saúde Coletiva
Unidade III Saúde e Ambiente
Unidade IV Vigilância em Saúde


Resultado das inscrições
O resultado do processo de inscrição e a lista com os nomes de todos os candidatos contemplados serão divulgados no site da ESP-MG até a data prevista de 16/05/2024. Já o início do curso, no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), está previsto para 22/05/2024, conforme a lista que será divulgada no site.

ATENÇÃO! É muito importante atentar-se para o e-mail informado no ato da inscrição! É necessário que o e-mail seja pessoal e esteja digitado corretamente, já que os comunicados formais sobre o curso, bem como o envio de login e senha de acesso, ocorrerão por meio desse e-mail.

Para dúvidas e outras informações: E-mail: eadespmg.curso02@gmail.com  ou WhatsApp:(31) 9 8321 8756 (somente por mensagem de texto).

]]>
Banco de notícias Tue, 23 Apr 2024 09:56:38 +0000
Boletim Epidemiológico de Monitoramento dos casos de Dengue, Chikungunya e Zika (22/4) https://www.saude.mg.gov.br/aedes/stories/19792-boletim-epidemiologico-de-monitoramento-dos-casos-de-dengue-chikungunya-e-zika-22-4 https://www.saude.mg.gov.br/aedes/stories/19792-boletim-epidemiologico-de-monitoramento-dos-casos-de-dengue-chikungunya-e-zika-22-4

Até 22/4, Minas Gerais registrou 1.139.459 casos prováveis (casos notificados, exceto os descartados) de dengue. Desse total, 495.490 casos foram confirmados para a doença. Até o momento, há 288 óbitos confirmados por dengue no estado e 730 estão em investigação.

Em relação à febre Chikungunya, foram registrados 94.826 casos prováveis da doença, dos quais 65.313 foram confirmados. Até o momento, 48 óbitos foram confirmados por Chikungunya em Minas Gerais e 34 estão em investigação.

Quanto ao vírus Zika, até o momento, foram registrados 240 casos prováveis. Foram confirmados 18 casos da doença. Não há óbitos confirmados ou em investigação por Zika em Minas Gerais.

 

» Clique aqui e confira o Boletim Epidemiológico de Monitoramento dos casos de Dengue, Chikungunya e Zika Vírus da SES-MG (atualizado em 22/4/2024).

]]>
Banco de notícias Mon, 22 Apr 2024 17:12:36 +0000