A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Passos está realizando uma série de oficinas para cumprir a legislação estadual que organiza os processos de trabalho das Unidades Regionais de Saúde (URS). O trabalho começou com uma oficina para estruturação das novas Coordenações de Redes de Atenção à Saúde (Cras) e de Acesso a Serviços de Saúde (Cases) e prossegue com oficinas programadas para as demais áreas de atuação da SRS Passos.

A estruturação e organização da Regional de Passos estão sendo realizadas em face do Decreto Estadual Nº 4866, de 31 de julho de 2023, e da Resolução nº 9485, de 30 de abril de 2024, da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG). Essa nova legislação, respectivamente, dispõe sobre a organização da própria SES-MG e das URS.

29.08.2024-Processos de trabalho-Ascom SRS Passos

Segundo a superintendente Kátia Rita Gonçalves, a premissa das oficinas é trabalhar a organização e a gestão dos processos de trabalho em saúde em uma unidade regional de saúde, em especial o trabalho das coordenações que compõem a SRS Passos. Nesse preparativo, destacam-se as interfaces, que constituem um dos eixos da ordenação da atenção à saúde no Sistema Único de Saúde (SUS).

Ainda conforme Kátia Gonçalves, nas oficinas, os processos de trabalho são considerados como atividades técnicas e gerenciais, idealizadas ou planejadas por pessoas e executadas de forma ordenada, compartilhadas e orientadas para resultados.

“Torna-se, um desafio para SRS Passos a otimização de seus processos de modo a alcançar maior racionalidade, agilidade e melhoria contínua, navegando em uma estrutura formal. Pensar o nosso processo de trabalho implica refletir sobre os nossos limites e as nossas possibilidades e, em especial, sobre as nossas responsabilidades”, explica a superintendente.

A oficina que deu início ao processo na SRS Passos foi realizada com os respectivos coordenadores e referências técnicas, para a definição das áreas de atuação e organização dos processos internos de trabalho. Dessa forma, será possível ter maior clareza na definição de atividades e etapas para execução, segundo Kátia Gonçalves. “Isso vai assegurar a realização dos serviços com maior fluidez, de forma otimizada, com menos erros e retrabalhos”, disse.
Organização

Conforme a Resolução SES-MG nº 9485/2024, a Coordenação de Redes de Atenção à Saúde (Cras) tem a finalidade de fomentar, coordenar, acompanhar e avaliar as políticas de assistência à saúde e linhas de cuidado das Redes de Atenção à Saúde (RAS), por meio de uma série de atribuições. Entre elas, coordenar em conjunto com a Coordenação de Acesso a Serviços de Saúde (Cases) a reorganização de fluxos na rede de serviços de atenção, analisar e propor políticas e a alocação de recursos, de acordo com as necessidades do território.

À Cases cabe a execução das ações de programação, monitoramento, controle e avaliação assistencial do Sistema Único de Saúde (SUS) em Minas Gerais, com várias atribuições. Uma delas é, em conjunto com a Cras, reorganizar os fluxos na rede de serviços de saúde em resposta a situações de epidemias, catástrofes, desastres naturais e emergências complexas, entre outras.

Ambas as coordenações apresentam vínculo técnico predominante com a Subsecretaria de Acesso a Serviços de Saúde, conforme estabelece a resolução.
A SRS Passos irá realizar oficinas também com as coordenações de Assistência Farmacêutica (CAF), Vigilância em Saúde (CVS), Gestão e Finanças (CGF) e Regionalização (CR).

Por Enio Modesto / Foto: Ascom SRS Passos