A Rede de Atenção Psicossocial do Norte de Minas está sendo contemplada neste mês de agosto com a disponibilização de recursos superiores a R$ 1,9 milhão para o custeio das atividades dos Centros de Convivência e Cultura. O repasse dos recursos, aprovado no dia 21/8 pela Comissão Intergestores Bipartite do Sistema Único de Saúde (CIB-SUS), foi um dos temas da reunião realizada nesta quarta-feira, 27, do Colegiado Gestor Regional de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas. A reunião foi conduzida pela psicóloga Alcina Mendes Brito, referência técnica da Coordenadoria de Redes de Atenção à Saúde na Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros.

Os Centros de Convivência e Cultura são espaços comunitários que promovem a saúde mental ao utilizar o convívio social como forma de cuidado. As unidades atuam com iniciativas que promovem inclusão social, por meio da arte, cultura e aprendizagem.

28.08.2024-Colegiado de Saúde Mental 2

“São espaços públicos que acolhem pessoas com qualquer condição de saúde, incluindo aquelas que fazem tratamento nos Centros de Atenção Psicossocial (Caps). São pontos de atenção à saúde mental que fortalecem a desinstitucionalização, o cuidado em liberdade e a reabilitação psicossocial, por meio da implementação de atividades coletivas e individuais, estruturados para ofertar oportunidades de geração de trabalho e renda a partir de programas de economia solidária; produção de cultura, como artesanato e música; e também ações de lazer, como passeios, visitas a espaços culturais”, explica Alcina Brito.

Para este ano a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) está disponibilizando mais de R$ 12,1 milhões para o custeio de 75 Centros de Convivência e Cultura. Os municípios contemplados no Norte de Minas, cada um com R$ 120 mil, a serem repassados divididos em duas parcelas nos meses de setembro e novembro são: Capitão Enéas; Coração de Jesus; Grão Mogol; Jaíba; Janaúba; Matias Cardoso; Mirabela; Montezuma; Novorizonte; Riacho dos Machados; Rio Pardo de Minas; Salinas; Santo Antônio do Retiro; São João do Pacuí; Taiobeiras e Verdelândia.

Outros temas
Entre outros temas abordados durante a reunião do Colegiado Gestor Regional de Saúde Mental foram debatidas questões relativas aos leitos de saúde mental em hospital geral e o cuidado na perspectiva da clínica ampliada. Na oportunidade a psicóloga, Josileuda Lima Macedo falou sobre a experiência da Santa Casa e Hospital São Vicente de Paulo, sediado em Porteirinha.

Por Pedro Ricardo / Fotos: Pedro Ricardo e Cristina Macedo