A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Diamantina encerrou, na quarta-feira (21/8), um ciclo de quatro oficinas estratégicas voltadas ao enfrentamento da mortalidade materna e infantil na macrorregião de Saúde Jequitinhonha. Essas atividades, realizadas entre junho e agosto, integram do Projeto Estratégico da SRS Diamantina – Enfrentamento à Mortalidade Materna, Infantil e Fetal na Macrorregião Jequitinhonha – e foram ministradas por servidores da Coordenação de Redes de Atenção à Saúde e Coordenação de Vigilância em Saúde da regional.

Os encontros ocorreram nos municípios de Araçuaí, Diamantina, Serro e Capelinha, e reuniram aproximadamente 230 profissionais. Entre os participantes estavam representantes dos Comitês Municipais de Prevenção à Mortalidade Materna e Infantil, coordenadores de Vigilância em Saúde, Atenção Primária e Atenção Hospitalar, entre outros profissionais da rede.

Oficina realizada em Capelinha

A programação das oficinas foi focada na importância da reestruturação e fortalecimento dos comitês locais, bem como nos registros adequados nas declarações de óbito, na análise de dados epidemiológicos e no uso da ferramenta Power BI, voltada para transformar dados em informações, para monitorar indicadores de mortalidade.

“Realizamos atividades práticas para simular a realidade e replicar no território o conteúdo adquirido no preenchimento de fichas de investigação, elaboração de relatórios executivos, atas de reunião dos comitês, além de identificação de causas evitáveis de óbito com uma análise profunda das práticas assistências no território, visando recomendar medidas eficazes de prevenção”, explicou Élida Leite, referência técnica regional do Núcleo de Vigilância Epidemiológica.

Oficina realizada no Serro

De acordo com o cronograma do projeto, a próxima ação será a realização do Encontro Regional em Diamantina, programado para setembro. A proposta do evento é reunir médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, farmacêuticos e nutricionistas da Atenção Primária, Especializada e Hospitalar da macrorregião, com o propósito de aprofundar as discussões iniciadas nas oficinas, focando no manejo clínico das principais condições que contribuem para a mortalidade infantil e materna, além de revisar práticas assistenciais e o planejamento reprodutivo.

Oficina realizada em Araçuaí

Kesley Duarte de Jesus, secretário-executivo do Comitê Regional da Mortalidade Materna, Infantil e Fetal, ressaltou a importância do engajamento dos gestores municipais no processo. "Estamos preparando um documento síntese para ser apresentado na última reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) deste ano, onde discutiremos detalhadamente os dados por microrregião e apresentaremos os principais produtos das oficinas. Nosso objetivo é conscientizar os gestores sobre a importância de melhorar as práticas de gestão, que impactam diretamente na assistência neonatal, às gestantes e puérperas, além de estabelecer diretrizes específicas para acompanhamento em reuniões futuras".

A superintendente da SRS Diamantina, Cleya da Silva Santana Cruz, destacou que "com a conclusão das oficinas e das demais ações planejadas, esperamos que os municípios estejam mais preparados para enfrentar os desafios relacionados à mortalidade materna e infantil. A continuidade dessas ações é fundamental para garantir que os resultados esperados sejam alcançados, contribuindo para a melhoria do cenário de saúde na região".

Por Ricardo Maciel / Fotos: Sorato da Silva Cruz (SMS Araçuaí) e Kesley Duarte de Jesus (SRS Diamantina)