A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), com o apoio da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Ponte Nova e da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Viçosa, realizou, no período de 9 a 11/7, o curso de Boas Práticas de Dispensação e Manipulação na Universidade Federal de Viçosa (UFV). O evento contou com a expertise da subsecretaria de Vigilância em Saúde, por meio da Superintendência de Vigilância Sanitária e da Diretoria de Vigilância em Medicamentos e Congêneres (DVMC).

Participaram do curso fiscais sanitários responsáveis por realizar inspeções em drogarias e farmácias de manipulação na área da SRS Ponte Nova, bem como inspetores das Vigilância Sanitárias dos municípios que compõem as Unidades Regionais de Saúde (URS) de Belo Horizonte, Coronel Fabriciano, Ubá, Barbacena e Manhuaçu.

12.07.2024-Visa2-Tarsis Murad

Presente à abertura do evento, a superintendente da SRS Ponte Nova, Josy Duarte, ao lado do coordenador do Núcleo de Vigilância Sanitária, Luiz Roberto de Freitas da Silva, frisou que deve haver a quebra de paradigma de que a Vigilância Sanitária tem o papel de punir. “Ela vem, principalmente, para auxiliar na melhoria dos processos, minimizando riscos e prevenindo que danos ocorram”.

Segundo o diretor da DVMC, Alessandro de Souza Melo, a realização do curso foi uma oportunidade de fortalecimento das vigilâncias municipais. “O intuito é padronizar os processos de fiscalização, a condução, a inspeção e a avaliação dos riscos sanitários encontrados nos estabelecimentos de dispensação e manipulação de medicamentos, sempre em consonância com as legislações vigentes”, destacou.

De acordo o coordenador Ailton Robson Coelho, da Coordenadoria de Ações Descentralizadas em Medicamentos, o curso presencial vem complementar o curso básico disponível no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da SES-MG, que dá aos profissionais municipais embasamento para a realização das inspeções. “Além dele, existem também outros cursos virtuais referentes a Procedimentos Operacionais Padrão (POP) para execução das atividades de inspeção em farmácias e drogarias. Já o curso presencial tem o objetivo de dar um maior enfoque às atividades práticas, sanar as principais dúvidas encontradas durante as inspeções e discutir os procedimentos de análise de risco”, explicou.

Por Tarsis Murad / Fotos: Tarsis Murad