Por meio da Portaria 4.848, publicada nesta quarta-feira (10/7), o Ministério da Saúde (MS) está disponibilizando mais de R$ 5,2 milhões ao Hospital das Clínicas Dr. Mário Ribeiro da Silveira (HCMR) e à Santa Casa de Montes Claros para a manutenção de 40 leitos para o atendimento de crianças com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).

Para o período de três meses, o Hospital das Clínicas está sendo contemplado com mais de R$ 3,6 milhões divididos da seguinte forma: R$ 3,2 milhões para a manutenção de 20 Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs) pediátricas e R$ 405 mil para dez leitos de suporte ventilatório.

Leitos pediátricos do Hospital das Clínicas Dr. Mário Ribeiro da Silveira

Já com a disponibilização de dez UTIs para a Santa Casa está sendo destinado mais de R$ 1,6 milhão para o custeio dos atendimentos pelo período de três meses.

João Alves Pereira, coordenador de Redes de Atenção à Saúde na Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros, lembra que, em junho, por meio da Resolução 9.583, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) destinou R$ 502,2 mil a três hospitais do Norte de Minas para a disponibilização de 30 novos leitos clínicos de pediatria, para o atendimento de demandas de SRAG.

“A iniciativa teve como base a implementação do Plano de Ação Estadual para o Enfrentamento de Doenças Respiratórias na área da Pediatria, lançado em maio, levando em conta que, até setembro deste ano, o estado poderá contabilizar o aumento de internações de crianças”.

No Norte de Minas foram habilitadas as seguintes instituições: Hospital das Clínicas Dr. Mário Ribeiro da Silveira e Santa Casa de Montes Claros (dez leitos em cada instituição e incentivo financeiro individual de R$ 191,7 mil). Em Pirapora o Hospital Dr. Moisés Magalhães Freire também está disponibilizando dez novos leitos pediátricos e receberá incentivo de R$ 118,8 mil.

Cenário e vacinação
Ainda na quarta-feira (10/7), durante reunião do Comitê de Monitoramento de Eventos (CME) do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) Regional de Montes Claros, a coordenadora Agna Soares da Silva Menezes apresentou o cenário epidemiológico das SRAGs no Norte de Minas. Até o momento foram notificadas 791 internações, divididas da seguinte forma: 79,66% por SRAG não especificada; 11,55% por covid-19; 10,43% tendo como causa outros vírus respiratórios e 0,99% por vírus Influenza. Até o momento foram notificados 18 óbitos causados por síndromes respiratórias agudas graves.

Diante do cenário atual e com a chegada do inverno, a coordenadora reforça a importância dos pais ou responsáveis viabilizarem a vacinação das crianças contra a gripe, além da atualização dos cartões de vacina contra a covid.

“O cenário epidemiológico das síndromes respiratórias agudas graves é preocupante e têm como causas a predominância de vírus Influenza tipos A e B; Vírus Sincicial Respiratório; SARS-COV-2 (causador da covid-19); bactérias, fungos e outros agentes. Para conter o avanço das síndromes respiratórias as pessoas que compõem os públicos-alvos da vacinação contra a gripe precisam procurar se vacinar. A campanha de vacinação, iniciada em abril, prossegue contemplando toda a população a partir de seis meses de idade”, observa Agna Menezes.

Integram os grupos prioritários de vacinação contra a gripe as crianças de 6 meses a menores de 6 anos; crianças indígenas de 6 meses a menores de 9 anos; trabalhadores da saúde; gestantes; puérperas; professores dos ensinos básico e superior; povos indígenas; idosos com 60 anos ou mais; pessoas em situação de rua; profissionais das Forças Armadas, forças de segurança e de salvamento; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade); pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo percurso); trabalhadores portuários; funcionários do sistema de privação de liberdade; população privada de liberdade; quilombolas; adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos).

Por Pedro Ricardo / Foto: Divulgação Hospital das Clínicas Dr. Mário Ribeiro da Silveira