A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros vai retomar em agosto a realização de reuniões com referências técnicas de todos os hospitais que integram a sua área de atuação, com o objetivo de atualizar informações e agilizar a implantação dos núcleos de vigilância epidemiológica hospitalar nas instituições que ainda não possuem os serviços. O alinhamento da proposta de trabalho aconteceu nesta quinta-feira (11/7), durante reunião realizada por videoconferência envolvendo o Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs) e as coordenadorias de Redes de Atenção à Saúde e de Vigilância Epidemiológica e de Saúde.

Em junho, a SRS iniciou com o Hospital Dr. Oswaldo Prediliano Santana, de Salinas, a realização de reuniões com as instituições que compõem as Redes Estadual e Nacional de Vigilância Epidemiológica Hospitalar (Renaveh). O objetivo é alinhar informações e reforçar o trabalho dos hospitais com a rede nacional do Cievs, os serviços municipais e estadual de vigilância epidemiológica.

Reunião da SRS Montes Claros no Hospital Dr. Oswaldo Prediliano de Santana, de Salinas

“O objetivo do Cievs é fortalecer a troca de experiências com as instituições e aprimorar as ações de monitoramento e notificação de problemas de saúde que possam causar riscos a um grande número de pessoas. O monitoramento desses riscos é de fundamental importância para que os municípios, o estado e o Ministério da Saúde (MS) possam tomar as decisões em tempo oportuno, reduzindo com isso os danos à saúde de um grande número de pessoas”, explica a coordenadora regional do Cievs, Agna Soares da Silva Menezes.

Além do apoio do Cievs Regional - telefone (38) 2103-3600 -, os profissionais de saúde podem formalizar as notificações aos finais de semana, por meio do telefone do plantão (31) 99744-6983.

A referência técnica de Vigilância Epidemiológica da SRS, Maria Regina de Oliveira Morais, reforçou que os núcleos de epidemiologia hospitalar são atores fundamentais para alertar o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde sobre riscos que podem afetar grande número de pessoas. “A detecção, monitoramento, notificação oportuna e imediata é de responsabilidade de todos os profissionais de saúde, entre eles médicos ou responsáveis por serviços públicos e privados das áreas de saúde, educação, hemoterapia, laboratórios e instituições de pesquisa”.
Atualmente nove hospitais sediados na área de jurisdição da SRS Montes Claros possuem núcleos de epidemiologia: Hospital Municipal São Vicente de Paulo, de Coração de Jesus; Hospital Municipal de Francisco Sá; Hospital Regional de Janaúba; Hospital Dr. Oswaldo Prediliano de Santana, sediado em Salinas; Hospital Aroldo Tourinho, Santa Casa, Hospital das Clínicas Dr. Mário Ribeiro; Hospital Dilson Godinho e o Hospital Universitário Clemente de Faria, sediados em Montes Claros.

Ainda durante a reunião, Ludmila Gonçalves Barbosa, referência técnica da Coordenadoria de Redes de Atenção à Saúde da SRS explicou que a implantação dos núcleos de vigilância epidemiológica está prevista nas instituições que integram a Política Estadual de Atenção Hospitalar – Valora Minas, no módulo Valor em Saúde. Além da vigilância epidemiológica, os hospitais que formalizaram adesão ao Valora Minas assumiram o compromisso de instalar outros 18 núcleos e comissões, visando o acompanhamento de vários indicadores relacionados aos serviços prestados à população.

Por Pedro Ricardo / Foto SRS Montes Claros