A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Varginha promoveu, na última quinta-feira (4/7), uma oficina de capacitação de profissionais de saúde para o Monitoramento de Estratégia Vacinal (MEV) contra a poliomielite e sarampo no auditório do Centro Administrativo do Sul de Minas.

Foram disponibilizadas duas vagas para cada um dos 50 municípios que fazem parte da área de abrangência da SRS Varginha, sendo destinadas para coordenadores municipais do programa de imunizações e coordenadores municipais de atenção primária à saúde.

Oficina de capacitação de profissionais de saúde para o Monitoramento de Estratégia Vacinal (MEV) contra a poliomielite e sarampo

A capacitação teve como objetivo o resgate de coberturas vacinais contra a poliomielite e sarampo, por meio da identificação e vacinação de indivíduos não vacinados, visando a erradicação dessas doenças para resgate do certificado de eliminação do vírus no território nacional.

Durante a oficina, a coordenadora de Vigilância Epidemiológica da SRS Varginha, Monique Borsato, abordou a importância do MEV, identificação de recursos e logística na Atenção Primária à Saúde (APS) e a abordagem dos pais e responsáveis durante a ação. A referência técnica do Núcleo de Vigilância Epidemiológica (Nuvepi), Anderson Pessi Corrêa, falou sobre o processo de setorização dos setores usando o Google Maps. Já a referência técnica de Imunização, Poliana Pereira, detalhou a definição de amostras MEV por território, checagem de cartão e caderneta de vacinação, registro e coleta de dados, avaliação de proporção de casas para entrevistas e orientações de registro no Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI).

Poliana Pereira explica que a realização da estratégia MEV consiste na visita casa a casa do público-alvo, que são crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias, para a identificação de não vacinados, superação de bolsões de vulneráveis às doenças imunopreveníveis, resgate de coberturas vacinais e atualização da situação vacinal destes indivíduos. A ação tem como objetivo a erradicação da poliomielite e eliminação do sarampo, buscando a recuperação pelo país do certificado de eliminação do vírus no território nacional.

“O MEV é uma grande oportunidade para busca ativa e oferta de vacinação no domicílio das crianças, o que amplia e facilita o acesso à vacina, contribuindo para alcance de altas e homogêneas coberturas vacinais e a prevenção de doenças imunopreveníveis”, detalha a referência técnica.

Por Thayane Viana de Carvalho Lenzi / Fotos: Anderson Pessi