No dia 7/2, quarta-feira, o Auditório da Faculdade de Patos de Minas (Campus Shopping) foi palco do Encontro Regional de Disfunção Temporomandibular (DTM), promovido pela Superintendência Regional de Patos de Minas em parceria com o curso de Odontologia da Faculdade de Patos de Minas - FPM. Este evento representa um marco significativo nas discussões sobre a DTM na região, abordando um tema de extrema importância no contexto da saúde bucal.

Antes pouco diagnosticados e com assistência ainda carente de um fluxo efetivo, os pacientes com disfunções na articulação temporomandibular agora estão no centro das atenções. O objetivo principal deste encontro foi a construção de um fluxo regional de assistência à DTM, visando oferecer um atendimento mais eficaz e abrangente.

“A iniciativa impactou não apenas a região, mas também as equipes envolvidas, ao possibilitar uma análise detalhada da realidade local e a proposição de estratégias de assistência em todos os níveis de complexidade”, relata Victor dos Reis Santiago, referência técnica em saúde bucal da SRS de Patos de Minas. “É essencial perceber as disfunções na articulação temporomandibular precocemente, e para isso, é fundamental que haja uma atenção especial na Atenção Primária à Saúde (APS)”, completa.

Na APS, a assistência é conduzida pela Equipe de Saúde Bucal (ESB), podendo contar com o apoio de uma equipe multidisciplinar, onde se destacam a atuação do psicólogo e do fisioterapeuta. Além disso, os Laboratórios Regionais de Prótese Dentária (LRPD) desempenham um papel crucial na atenção primária em saúde bucal.

Foto: Pedro Lucas

Para casos que exigem uma abordagem mais especializada, os Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) funcionam como uma retaguarda, embora atualmente não tenham uma lista específica de procedimentos para DTM. Contudo, são pontos importantes para a avaliação, diagnóstico e encaminhamentos aos serviços hospitalares quando necessário.

O encontro regional reuniu profissionais da gestão, da atenção primária, da equipe multidisciplinar, dos LRPD e dos CEO dos municípios das três microrregiões de saúde (João Pinheiro, Patos de Minas e São Gotardo).

Segundo Thays Cristiny Simão Melo, supervisora em Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde de Patos de Minas, "o encontro é de extrema importância para que os fluxos sejam discutidos, planejados ou repactuados de acordo com as percepções que cada município participante traz”. Para a supervisora, é fundamental a discussão, pois é um fluxo com demanda cada vez maior e que ainda precisa avançar na assistência e capacitação das equipes. “No encontro, pudemos trocar experiências e traçar estratégias para melhorar o fluxo e a assistência das disfunções", completou Thays.

Por Pedro Lucas