“A mudança de cultura numa organização é uma prática lenta, mas, na Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, ela já começou e vai ocorrer de fato. As políticas de saúde serão mais eficazes por meio de uma maior participação das Unidades Regionais de Saúde, isso porque, uma mesma estrutura organizacional precisa falar a mesma língua”.

A declaração acima foi feita na última sexta-feira (13/9), em Montes Claros, pelo secretário de Estado da Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti, durante o lançamento do projeto Lar Doce Lar para a melhoria das estruturas físicas das Unidades Regionais de Saúde (URSs) em todo o estado. A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros foi escolhida para a implementação de projeto piloto a ser concluído em um prazo de 120 dias.

Projeto Lar Doce Lar da SES-MG vai possibilitar a reforma das 28 Unidades Regionais de Saúde do Estado

Durante encontro com servidores na sede da SRS e assinatura da ordem de serviço para o início das obras com a empresa BDT Engenharia, o secretário esteve acompanhado da secretária-adjunta de saúde de Minas Gerais, Poliana Cardoso Lopes; do subsecretário de Regionalização, Renan Guimarães de Oliveira; do subsecretário de Gestão e Finanças, Leonardo Petrus e da superintendente de Infraestrutura da SES-MG, Laíse Macedo.

Ao destacar que a Secretaria de Estado de Saúde possui 16 objetivos estratégicos, Fábio Baccheretti lembrou que um deles é o respeito aos servidores no dia a dia. “Isso faz parte de uma mudança de cultura e, nesse contexto, está a melhoria das condições de trabalho nas Unidades Regionais de Saúde onde os profissionais passam a maior parte do dia. Com um ambiente mais adequado e melhor adaptado, consequentemente os servidores se sentirão valorizados, terão mais dignidade na forma de trabalhar e melhores condições para o atendimento das demandas da região”, completou o secretário.

A secretária adjunta de Saúde, Poliana Lopes, também ressaltou a importância da melhoria das estruturas das Unidades Regionais de Saúde, lembrando que “a iniciativa do projeto Lar Doce Lar integra o planejamento estratégico da SES-MG e começa a ser implementado por Montes Claros diante da necessidade das adequações que precisam serem concretizadas com mais urgência”.

Projeto Lar Doce Lar da SES-MG têm início pela Regional de Montes Claros

Dhyeime Thauanne Pereira Marques, superintendente regional de Saúde de Montes Claros, pontuou que “a implementação do projeto Lar Doce Lar por Montes Claros é fruto de muito planejamento e da sensibilidade do secretário e da secretária-adjunta de Saúde no sentido de conhecer a realidade e viabilizar os investimentos necessários para a melhoria da infraestrutura da Unidade Regional que atende demandas de uma vasta região do estado”.

Já o subsecretário de Regionalização, Renan Oliveira, observou que “a melhoria da infraestrutura das Unidades Regionais de Saúde aumenta o potencial de produção dos servidores e constitui medida importante, pois beneficia vidas que cuidam de outras vidas”.

O projeto
O plano de investimentos do Projeto Lar Doce Lar tem duas frentes. A primeira é a de infraestrutura para obras e reformas das instalações das Unidades Regionais de Saúde. Entre outros serviços, serão realizadas pequenas manutenções, como pintura, reforma ou adaptação de telhado; substituição de piso e realização de obras de acessibilidade. Para as 28 Unidades Regionais o investimento previsto será até R$ 24 milhões, contemplando obras de maior porte, que serão realizadas em parceria com a Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra).

A segunda frente é a de investimentos que contemplam a aquisição de mobiliário e equipamentos necessários para aprimorar as URSs. Serão adquiridos móveis para escritório e equipamentos como câmara de conservação de medicamentos e vacinas, projetor multimídia e ventilador. Esta frente conta com o investimento total de R$ 23 milhões.

Para Montes Claros a estimativa é de que serão investidos R$ 600 mil na melhoria da infreaestrutura da SRS. Está prevista a reforma do telhado e laje de toda a superintendência; a substituição de esquadrias; instalação de rampas de acesso; pintura e a substituição de tubulações de rede, louças e metais nos banheiros e cozinha. Também serão substituídos na cozinha e nos banheiros os revestimentos de pisos e paredes, divisórias e portas; haverá a instalação de caixa d’água com capacidade de cinco mil litros, assim como a tubulação necessária.

Em relação à frente de mobiliário e equipamentos, estão previstos projetor multimídia, tela de projeção, televisão, câmera fotográfica, computador desktop, notebook, ventiladores, gerador, armários de escritório, mesas, cadeiras, quadros de aviso, câmara de conservação de medicamentos e vacinas, entre outros.

Por Pedro Ricardo / Fotos: Carolina Souza