O Estado de Minas hoje conta com diversas políticas importantes para a população, como o Valora Minas, que repassam recursos financeiros estaduais aos municípios. Antes, estas políticas tinham todo o processo de pagamento no Nível Central da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG). Agora, de forma gradual, elas estão sendo descentralizadas para as 28 Unidades Regionais de Saúde (URSs).

Na última quinta-feira (5/9), em Divinópolis, a diretoria de Contabilidade e Finanças, com a colaboração da Diretoria de Convênio e Resoluções, pertencentes à Superintendência de Planejamento e Finanças da SES-MG, realizou o treinamento do Projeto de Capacitação em Execução de Saúde Pública para as equipes de gestão e finanças das URSs de Divinópolis, Sete Lagoas, Itabira e Belo Horizonte.

Capacitação de pagamento de resoluções de políticas

A diretora de contabilidade e finanças, Josiane Alessandra de Paula Santos, destacou a relevância do treinamento para as regionais. “Este projeto está dentro do Projeto Estratégico da SES-MG, uma vez que o volume de trabalho aumenta a cada dia e o processo deve ser qualificado. Estamos aqui para ouvi-los e orientá-los da melhor forma neste processo de descentralização.”, destacou a diretora.

A superintendente regional de Saúde de Divinópolis, Kênia Carvalho, ressaltou a importância desse momento de escuta para melhor conduzir o projeto de descentralização. Hoje, conseguimos visualizar e apurar o que os municípios e instituições estão recebendo e deixando de receber. É preciso dar continuidade a este suporte para conseguirmos executar bem o serviço”, disse a superintendente.

Por Willian Pacheco - SRS-Divinópolis / Fotos: Willian Pacheco