A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros sediou nesta terça-feira, 25/6, a realização da 4ª Oficina de Revisão da Política Estadual sobre as Práticas Integrativas e Complementares de Saúde (Pics). Com a participação de referências técnicas de secretarias municipais de saúde, a iniciativa da Coordenação de Práticas Integrativas e Complementares da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) objetiva oportunizar aos profissionais o compartilhamento de experiências, abordando as dificuldades para a disponibilização do serviço à população por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), bem como os resultados positivos já alcançados.

Minas Gerais é o estado que possui o maior número de municípios que já possibilitam o acesso de usuários do SUS a pelo menos uma das 29 práticas integrativas e complementares de saúde nos serviços de atenção primária, conforme explicou Paula Souza Oliveira, referência técnica da Coordenação de Práticas Integrativas e Complementares da SES-MG. “Em 2023 chegamos a 90% dos municípios ofertando esse serviço à população. Porém, com a revisão da política estadual, que poderá ser submetida à aprovação dos gestores na reunião de novembro da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), esperamos que brevemente todos os 853 municípios passem a ofertar à população o acesso às práticas integrativas e complementares de saúde”.

25.04.2026-Oficina Pics 1-SRS Montes Claros

Paula Souza Oliveira, referência técnica da Coordenação de Práticas Integrativas e Complementares da SES-MG e a também referência técnica da Secretaria de Estado da Saúde, Vanessa de Oliveira Madureira, foram as responsáveis pela condução da oficina realizada em Montes Claros.

A revisão da política estadual das Pics foi iniciada em maio deste ano, em Belo Horizonte, com a realização de uma oficina envolvendo as referências técnicas das 28 unidades regionais de saúde do estado. Na sequência, foram realizadas oficinas nas áreas de atuação das Superintendências Regionais de Saúde de Belo Horizonte e Uberlândia. Depois de Montes Claros os trabalhos terão sequência no dia 2/7, em Itabira. As atividades serão encerradas em Belo Horizonte, com a realização de oficina envolvendo referências das demais áreas técnicas de saúde da SES-MG.

A escolha das unidades regionais para sediar as oficinas levou em conta as regiões que possuem maior nível de registros de municípios que já ofertam as práticas integrativas e complementares.

25.04.2026-Oficina Pics 2-SRS Montes Claros

Vanguarda
Neste ano, Minas Gerais está completando 15 anos de implementação da Política Estadual sobre as Práticas Integrativas e Complementares de Saúde. Em nível nacional a política de implementação das PICS tem oito anos.

“A atualização da política estadual visa tornar mais acessível as práticas integrativas e complementares à população, além de definir a adoção de ações que tenham a cara do território mineiro”, observa Paula Souza.

Na mesma linha de raciocínio, a referência técnica da Coordenadoria de Redes de Atenção à Saúde da SRS Montes Claros, Patrícia Magalhães, avalia que o envolvimento dos municípios na revisão da política estadual das Pics fortalece o trabalho dos profissionais que atuam diretamente nos serviços de Atenção Primária à Saúde (APS). “Isso porque, possibilita a oportunidade de participar da avaliação das dificuldades ainda enfrentadas para a disponibilização do serviço à população, bem como os resultados que vêm sendo alcançados nos últimos 15 anos”.

As Pics são tratamentos baseados no modelo de atenção humanizada e centrada na integralidade das pessoas que buscam estimular os mecanismos naturais de prevenção de agravos, promoção e recuperação da saúde por meio de tecnologias eficazes e seguras. Por meio do SUS são ofertadas à população diversos serviços e produtos de homeopatia, medicina tradicional chinesa/acupuntura, plantas medicinais e fitoterapia, medicina antroposófica e termalismo social/crenoterapia, yoga, shantala, terapias comunitárias, dança circular, entre outros.
As práticas integrativas e complementares podem proporcionar às pessoas de todas as faixas etárias a melhora da qualidade de vida por meio da redução do estresse; alívio de sintomas crônicos de saúde; prevenção de doenças; fortalecimento do sistema imunológico e equilíbrio do corpo e da mente.

Por Pedro Ricardo / Foto: SRS Montes Claros