A nova sede do Centro de Testagem e Aconselhamento e Serviço de Assistência Especializada (CTA/SAE) e Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais (Crie) foi inaugurada no dia 21/6, em Barbacena. A unidade irá atender à população dos 51 municípios da macrorregião de Saúde Centro-Sul, estimada em 800 mil habitantes.

O evento de inauguração foi realizado pela prefeitura de Barbacena e teve a participação de representantes do nível central da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Barbacena, entre os quais estavam a coordenadora estadual do Programa de Imunização da SES-MG, Josianne Dias Gusmão, a assessora da Superintendência de Vigilância Epidemiológica da SES-MG, Janaína Fonseca, e o superintendente regional de Saúde de Barbacena, Renato Soares dos Reis.

25.06.2024-CTA - Divulgação Prefeitura de Barbacena

Segundo Janaína Fonseca, o Serviço de Assistência Especializada (SAE) Ampliado é uma estratégia da SES-MG para melhoria de acesso aos pacientes acometidos por doenças crônicas transmissíveis, especialmente tuberculose, hanseníase e leishmaniose. Além disso, representa também a oportunidade de acesso aos imunobiológicos especiais, por meio do Crie.

“Trata-se de uma iniciativa importantíssima para ampliar a carteira de serviços que já é oferecida pelos SAE/CTA no estado. A inauguração deste serviço no município de Barbacena representa um grande avanço para a macrorregião como um todo, na medida em que conta com uma excelente estrutura e uma equipe multiprofissional extremamente envolvida para atendimento à população", explicou a assessora.

25.06.2024-Equipe VS- Divulgação Prefeitura de Barbacena

Sobre os serviços oferecidos na unidade e a abrangência do atendimento, o superintendente Renato explicou que os serviços de atenção especializada ampliados fazem parte da política estadual de saúde. Eles visam melhorar o acesso aos serviços relacionados aos imunobiológicos (vacinas) especiais por meio de centros de referência (Crie), bem como facilitar o diagnóstico e tratamento em doenças crônicas transmissíveis, além do serviço de assistência especializada em HIV/AIDS e Centro de Testagem e Aconselhamento em Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).

“Em Barbacena, no dia de hoje, foram inaugurados os serviços do SAE Ampliado em novo endereço. E essa unidade é a referência para os 51 municípios da macrorregião de Saúde Centro Sul, quer seja por atendimento direto, quer seja por meio de apoio técnico através de matriciamento”, ressaltou Renato Reis.

À ocasião também estiveram presentes o assessor da Diretoria de Vigilância de Doenças Transmissíveis e Imunização da SES-MG, Marco Antônio Almeida; a referência técnica dos Cries de Minas Gerais da SES-MG, Natátia Santana; a coordenadora de Vigilância em Saúde da SRS Barbacena, Daniela Siqueira, e o coordenador de Vigilância Epidemiológica da SRS Barbacena, Márcio Heitor Silva.

Serviços dos CTA/SAE/Crie
Os Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA) oferecem serviços de aconselhamento e orientações voltadas para as IST, HIV, sífilis,hepatites B e C, bem como oferecem testes rápidos para estes agravos, resguardando o sigilo e a confidencialidade aos pacientes.

Já o Serviço de Assistência Especializada (SAE), tem como objetivo prestar assistência ambulatorial às pessoas vivendo com HIV/Aids e Hepatites Virais, por meio de um atendimento integral e de qualidade por meio de uma equipe multiprofissional.

Quanto ao Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (Crie), o mesmo é constituído de infraestrutura e logística específicas, destinado ao atendimento de indivíduos portadores de quadros clínicos especiais. Trata-se de um espaço estruturado para atender pessoas que, por motivos biológicos, não podem usufruir dos imunobiológicos disponíveis na rede pública ou, ainda, que necessitam de outros imunobiológicos especiais.

Esta condição especial é o caso de pessoas portadoras de imunodeficiência congênita, infectadas pelo HIV, portadores de doenças neurológicas, cardiopatas, pneumopatas e doenças hematológicas. Pacientes, da rede pública ou privada, que se encaixarem nos critérios e indicações para uso de um imunobiológico especial podem receber essas vacinas no Crie.

Por Priscila Rezende / Foto: Divulgação Prefeitura de Barbacena