A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Varginha participou da “Capacitação sobre Escuta Protegida ao Atendimento de Crianças e Adolescentes Vítimas e/ou Testemunhas de Violências” realizada pelo município de São Lourenço, nos dias 10 e 11/6, no auditório da Faculdade São Lourenço. O curso foi ministrado pelo Instituto Ranai.

Foram destinadas duas vagas na capacitação para cada um dos 24 municípios que compõem a microrregião de saúde de São Lourenço. Por parte da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), representando a SRS Varginha, participaram da capacitação Lilian Valladão, referência técnica de Vigilância de Violências e Luciana Pereira, referência técnica da Saúde da Mulher.

14.06.2024- SRS Varginha 1 - Secretaria Municipal de Saúde de São Lourenço

A gerente de Vigilância em Saúde de São Lourenço, Akemi Costa Wakigawa Murata, destacou que “a expectativa com essa capacitação é colaborar no processo dos colegas circunvizinhos para organização de uma rede de atendimento humanizada em seus municípios”.

Lilian Valladão, referência técnica de Vigilância de Violências, enfatizou que “a temática da violência é complexa e seu combate, prevenção e recuperação devem ser tratados como tal, com a cooperação e integração de diversos entes e setores”.

14.06.2024- SRS Varginha 2- Secretaria Municipal de Saúde de São Lourenço

Audiência Pública
A referência técnica de Violência da SRS Varginha também foi convidada pelo Comitê de Violência e Causas Externas e Comitê de Gestão Colegiada, para participar e compor a mesa na Audiência Pública sobre o tema, realizada no dia 11/6, na Câmara Municipal.

Na oportunidade, foi divulgado o Decreto Municipal que implanta Fluxos e Protocolo para Atendimento de Crianças e Adolescentes Vítimas ou Testemunhas de Violências no município de São Lourenço.

14.06.2024- SRS Varginha 3 - Secretaria Municipal de Saúde de São Lourenço

“O protocolo apresentado é fruto do trabalho de várias pessoas e instituições imbuídas no acolhimento e atendimento integral de crianças e adolescentes que estejam em situações de risco ou ameaça de todo tipo de violência, seja ela física, psicológica, sexual, abandono, negligência ou outras”, detalha Lilian Valladão.

Para a referência da técnica da SRS Varginha, a rede de proteção constituída e os fluxos de atendimento e encaminhamento apresentados são um passo fundamental no atendimento integral dessas crianças e adolescentes. “Tenho a certeza de que esse protocolo será um documento norteador nesses atendimentos de forma humanizada e objetiva”, conclui Lilian.

As Resoluções SES nº 7.732, de setembro de 2021 e nº 8.384, de outubro de 2022, instituíram e alteraram o repasse de incentivo financeiro, em caráter excepcional, para fortalecimento da Vigilância das Causas Externas (Violências e Acidentes de Trânsito) em Minas Gerais.

Por Thayane Viana de Carvalho Lenzi / Fotos:Secretaria Municipal de Saúde de São Lourenço