Referências técnicas de municípios da área de abrangência da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Passos participaram de uma reunião técnica e oficina de trabalho sobre a Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil (EAAB). O evento foi realizado pela Coordenação de Atenção à Saúde (CAS) nos dias 22 e 23/5, no auditório da SRS Passos. A ação foi realizada de acordo com o “Guia Alimentar para Crianças Brasileiras Menores de 2 Anos”, do Ministério da Saúde (MS).

Segundo a referência técnica da estratégia na SRS Passos, Jaqueline Silva Santos, a qualificação do processo de trabalho dos profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS) é um meio de promover o aleitamento materno e a alimentação complementar saudável. “Assim, a reunião técnica sobre a EAAB pode favorecer reflexões sobre a alimentação das crianças menores de dois anos e apoiar o planejamento de ações, contribuindo para o processo de implementação dessa estratégia nos territórios”, disse.

A programação da reunião técnica na SRS Passos teve uma extensa lista de atividades, entre elas uma apresentação sobre a EAAB e a Política Estadual de Promoção da Saúde (Poeps), a contextualização do cenário de aleitamento materno e alimentação complementar e o planejamento para a implementação da EAAB nos municípios.

Jaqueline Santos e Gilmar Machado conduzindo a reunião da EAAB

Outra etapa foi a replicação da oficina de trabalho a ser realizada nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), organizada em sete atividades, entre elas uma dramatização de situações sobre aleitamento materno e alimentação complementar vivenciadas pela equipe; habilidades de comunicação; reflexões sobre o aleitamento materno e a alimentação complementar e a importância da implementação da estratégia nos municípios.

“A oficina realizada foi uma oportunidade para retomar as ações regionais ligadas à temática, além da atualização para boa parte do público presente, já que foi trabalhada a última versão do Guia para Crianças Brasileiras Menores de 2 Anos”, avalia Gilmar Antonio Batista Machado, referência técnica da APS e apoiador técnico da EAAB na SRS Passos.

Referências municipais participaram da reunião e atividade formativa

Ainda segundo Gilmar Machado, a equipe organizadora avaliou como positivos os dois dias do evento, especialmente pelo plano de ação a ser gerado para seguimento do trabalho nos municípios.

A EAAB é uma estratégia federal desenvolvida em parceria com estados e municípios para sensibilizar e qualificar as ações de amamentação e alimentação complementar em crianças menores de dois anos, “período essencial para o desenvolvimento da criança, com reflexos por toda a vida”, observa Gilmar Machado.

Por Enio Modesto / Fotos: Ascom SRS Passos