Equipes da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), da Superintendência Regional de Saúde de Passos (SRS Passos) e do Hospital João XXIII participaram, no dia 27/5, de visita técnica as obras para a instalação do Centro de Tratamento de Queimados (Cetraq) da Santa Casa de Misericórdia de São Sebastião do Paraíso.

O Cetraq de porte III foi credenciado pela SES-MG em dezembro de 2023 e, após a conclusão das obras, será referência macrorregional para tratamento de queimados pela Linha de Cuidado de Assistência ao Paciente Queimado.

Equipes da SES-MG, SRS Passos e Santa Casa em sala do Cetraq

Participaram da visita a superintendente Kátia Rita Gonçalves e a referência técnica da Rede de Urgência e Emergência (RUE), Patrícia Souza Magalhães, pela SRS Passos. Representando a SES-MG, estiveram a coordenadora de Gestão de Cuidados Intensivos Hospitalares, Letícia Fernanda Cota Freitas, e a referência técnica Diovana Paiva Faustino. A visita teve também a presença de Daniela Carreiro de Mello, referência técnica do Centro de Tratamento de Queimados (CTQ) do Hospital João XXIII. As equipes foram recebidas por diretores e pelo gerente geral de operações do hospital, Renato Figueiredo dos Santos, e guiadas pelo gerente de engenharia, Tiago Leite Peres.

Segundo a superintendente Kátia Rita Gonçalves, a SES-MG priorizou a expansão e a execução de suas ações e estratégias voltadas para a implantação, a implementação, o fortalecimento e o aperfeiçoamento de Centros de Tratamento de Queimados (CTQ) na Rede de Atenção às Urgências e Emergências para a assistência aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) no estado. “Para fortalecer a assistência integral ao paciente queimado e melhorar o acesso a serviços especializados, a SES-MG atualizou as diretrizes, as regras gerais e o incentivo de custeio de cofinanciamento da Linha de Cuidado de Assistência ao Paciente Queimado”, disse.

Recursos
Kátia Gonçalves acrescenta que, para receberem os valores previstos nas deliberações, os beneficiários assinaram o Termo de Compromisso/Metas nos termos do Decreto Estadual nº 48.600/2023, que garante o cumprimento das metas estabelecidas para a assistência ao paciente queimado. “No caso da obra do Cetraq da Santa Casa de São Sebastião do Paraíso, foram repassados recursos estaduais no valor de R$ 2.298.279,46, em parcela única ao fundo municipal de saúde, para estruturação como CTQ porte III”, explicou a superintendente.

A visita às obras do Cetraq Santa Casa de São Sebastião do Paraíso

Patrícia Magalhães lembra que, desde 2023, a Santa Casa já atende aos pacientes com queimaduras de pequena e média gravidade e que a ala exclusiva para queimados irá transformá-la em referência macrorregional e estadual, podendo tratar ferimentos à altura do Hospital João XXIII, que é referência em Minas Gerais. “As obras estão excelentes, mas enquanto não são concluídas a Santa Casa está atendendo aos pacientes que ela já tem resolutividade para tratar”, disse.

Avaliação
Ressaltando que a “Linha de Cuidado de Assistência ao Paciente Queimado” é uma estratégia da SES-MG, Letícia Freitas, destaca a importância do Cetraq para além da Regional de Passos. “Na visita técnica, nós pudemos observar o entrosamento, a dedicação da equipe de engenharia, da diretoria, da equipe assistencial da Santa Casa que estão trabalhando para fazer essa entrega tanto para a macro Sudoeste quanto para outras macros e ser, então, referência para o estado de Minas Gerais”, afirmou a coordenadora de Gestão de Cuidados Intensivos Hospitalares da SES-MG.

A referência técnica do Centro de Tratamento de Queimados (CTQ) do Hospital João XXIII, Daniela Mello, observou a importância da expansão da Santa Casa de São Sebastião do Paraíso. “A estrutura é muito boa e digna de um grande centro de tratamento de queimados, com boas adequações, dentro da portaria (Nº 1.273/2000/Ministério Saúde)”, acrescentou, citando a estrutura que permite a expansão de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e enfermaria, balneoterapia, sala de curativos, proximidade com a farmácia, entre outras instalações.

Obras
As obras do Cetraq foram iniciadas no final de 2023 e devem ser concluídas em até 90 dias, segundo o gerente de engenharia da Santa Casa, Tiago Peres. Com o término da construção, serão instalados os equipamentos para assistência aos pacientes, como os ventiladores pulmonares, monitores, câmara hiperbárica entre outros.

Para Tiago Peres, a visita técnica contribui para que as obras sejam adequadas às normas para receber, tratar e reabilitar com segurança e qualidade os pacientes queimados. “Como é um projeto novo, a gente tem muito que aprender e muito que melhorar. As referências técnicas deram um sinal positivo em tudo que elas viram e fizeram alguns ajustes importantes para finalizarmos esse projeto”, avaliou.

Por Enio Modesto / Fotos: Ascom SRS Passos