O município de Januária, no Norte de Minas, foi contemplado, no período de 22 a 29/5, com a realização do projeto Roda-Hans: Carreta da Saúde – Hanseníase que visa capacitar profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS) e realizar atendimentos gratuitos para diagnóstico e tratamento de hanseníase para a população. O projeto conta com o apoio da Secretaria de Estado de Saúde Minas Gerais (SES-MG) e é coordenado pelo Ministério da Saúde (MS), em parceria com a Fundação Novartis e a Sociedade Brasileira de Dermatologia.

No Norte de Minas o projeto Roda-Hans tem programação de atividades nos municípios de Janaúba (20/05 a 24/05); Januária (22 e 27 a 29/5); Almenara (3 a 7/6) e Teófilo Otoni (10 a 14/6). Além destes municípios norte-mineiros, o projeto contemplará cidades do Espírito Santo e do Rio de Janeiro.

Projeto Roda-Hans em Januária, Norte de Minas

A gerente regional de Saúde de Januária, Ioná de Carvalho Lisboa, pontuou que “a implementação das ações do projeto Roda-Hans é um momento oportuno para qualificação dos profissionais, dos serviços locais e para o aprimoramento da assistência prestada aos portadores da hanseníase”.

As atividades em Januária tiveram início no dia 22/5 com uma capacitação sobre o manejo clínico da hanseníse organizado pela Gestão Municipal de Saúde, em parceria com o Núcleo de Vigilância Epidemiológica da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Januária. O treinamento contou com 100 participantes e teve como objetivo capacitar os profissionais da Atenção Primária à Saúde dos 25 municípios da GRS, com ênfase no diagnóstico precoce, tratamento oportuno e busca ativa dos casos confirmados da doença.O trabalho foi conduzido por Mariano Fagundes, professor universitário, médico de família e comunidade da Prefeitura Municipal de Montes Claros, especialista em Hansenologia.

Capacitação realizada pelo projeto Roda-Hans em Januária

Entre os dias 27 e 29, a carreta Roda-Hans esteve instalada no pátio da Prefeitura Municipal de Januária, no bairro Aeroporto, local onde médicos especialistas atenderam a população para o diagnóstico precoce da hanseníase e encaminhamento de pacientes para tratamento especializado. Profissionais dos serviços de Atenção Primária à Saúde acompanharam as atividades. Esta fase correspondeu à parte prática do treinamento para o manejo da hanseníase, contando com, no mínimo, um médico e um enfermeiro de cada um dos 25 municípios da área de abrangência da GRS de Januária.

No território da GRS foram notificados 698 casos de hanseníase no período de 2019 a 2023. Desse total, 591 casos foram novos; 30,66%% dos pacientes e 4,87% abandonaram o tratamento.

Por Flávia Malta / Fotos: Flávia Malta - GRS Januári