O que você entende como tecnologia? A palavra, que tem origem grega, pode se desmembrar em “trabalho” e “estudo”. Ou seja, o termo tecnologia se refere a ferramentas criadas para resolver problemas ou melhorar a vida das pessoas. E quando nos deparamos com a biotecnologia, nosso olhar se volta, principalmente, para a área de saúde. No entanto, ela pode ir muito além.

Um levantamento feito pela Agência de Promoção de Investimento e Comércio Exterior de Minas Gerais (Indi) mostrou que, em 2016, a biotecnologia já um setor prioritário no plano de desenvolvimento estratégico de Minas Gerais. Entre os principais produtos e serviços, estão: diagnóstico molecular, reagentes para a análise química, biomateriais, vacinas e medicamentos.

Seguindo essa tendência e motivada pelo fato de Minas Gerais ser um dos principais polos de biotecnologia do país, a Fundação Ezequiel Dias (Funed) já está em sua sexta turma do Programa de Pós-graduação em Biotecnologia (PPGBiotec). O curso, que é gratuito e teve início em 2019, oferece cinco vagas para interessados em dar continuidade aos estudos, em um mestrado profissional em uma instituição centenária.

As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas até o dia 11 de junho, exclusivamente por este link.
Clique aqui para ter acesso ao edital completo e saiba quais são os pré-requisitos para concorrer a uma vaga.

O PPGBiotec visa promover a formação de recursos humanos qualificados para atuação em setores produtivos, empresas de base biotecnológica e instituições de ciência e tecnologia, contribuindo para o desenvolvimento de produtos, processos e novas técnicas de análise e diagnóstico de base biotecnológica. Realizado de forma presencial, o Mestrado é ofertado na sede da Funed, em Belo Horizonte (Minas Gerais).

Para este edital, permanece a não exigência do comprovante de proficiência em língua inglesa no ato da inscrição. O candidato, após aprovado no processo seletivo, tem um prazo de até seis meses para apresentar o comprovante.

Avaliação da Capes

O Mestrado da Funed recebeu, em setembro de 2022, o resultado da avaliação do Sistema Nacional de Pós-graduação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Essa atividade, de acordo com o órgão, é essencial para assegurar e manter a qualidade dos cursos de Mestrado e Doutorado no país. De acordo com a comissão avaliadora, a análise dos dados e dos indicadores mostram uma rápida consolidação do PPGBiotec Funed que, apesar de recente, já demonstra um perfil tecnológico relevante na área, o que o levou a receber nota 4.

A coordenadora do PPGBiotec Funed, Clara Guerra, reforça que a escassez de mão de obra qualificada ainda é um dos entraves para o desenvolvimento das empresas. “A proporção de pessoas empregadas no setor de biotecnologia que têm mestrado ou doutorado ainda é muito pequena, não chegando a 2% segundo dados da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais. Assim, ingressar em um mestrado gratuito e de qualidade como o que a Funed oferece, pode sim ser um grande diferencial para os profissionais que estejam buscando se qualificar e alcançar patamares cada vez mais altos em sua carreira”, incentiva.

O curso

O Mestrado Profissional em Biotecnologia da Funed possui como área de concentração a Biotecnologia em Saúde e é constituído por duas linhas de pesquisas: Bioprodutos e Bioensaios e métodos diagnósticos. “A possibilidade de usar a estrutura da Funed, com seus diversos e bem equipados laboratórios de pesquisa e diagnósticos, e seu moderno e tecnológico parque fabril, que facilitam o desenvolvimento do projeto de pesquisa, é um diferencial para quem deseja ingressar no curso”, destaca a sub-coordenadora do curso, Sílvia Oloris.

O processo seletivo será composto por três etapas: 1-deferimento das inscrições para verificar se o candidato enviou a documentação completa e que atenda a todas as condições do Edital; 2- a prova de conhecimentos específicos, de caráter eliminatório e classificatório; 3- análise de currículo conforme cronograma, com caráter classificatório.

Por ASCOM Funed