“Doenças transmissíveis não respeitam fronteiras. Isso se deve a vários fatores, entre eles o impacto do envelhecimento populacional e às viagens rápidas de um lugar para outro. Isso influencia na determinação social da saúde. Por isso, as emergências em saúde pública se tornam cada vez mais frequentes e complexas, em virtude dos impactos causados pelas mudanças climáticas e a globalização da saúde pública”.

Essas foram algumas das observações destacadas pelo doutor em epidemiologia, Wanderson de Oliveira, durante a realização do 1º Webinário: Preparação e Resposta às Emergências em Saúde Pública, realizado na quinta-feira (23/5), pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) da Regional de Montes Claros. Além de profissionais de várias cidades mineiras, a iniciativa contou com a participação de referências técnicas da rede Cievs de várias regiões do país, com destaque para os estados de Santa Catarina, Pará, São Paulo, Mato Grosso, Goiás, Piauí, Rio de Janeiro, Ceará, Pernambuco e Bahia.

24.05.2024-Webinário Montes Claros

Agna Soares da Silva Menezes, coordenadora do Cievs Regional de Montes Claros, ressalta que pelo fato de ter sido o primeiro webinário promovido pelo Cievs Regional de Montes Claros, a participação de dezenas de profissionais de várias regiões do país coloca em evidência a importância que a preparação e resposta às emergências em saúde pública tem chamado a atenção dos mais diversos segmentos da sociedade. “Sobretudo agora, com as enchentes ocorridas no Rio Grande do Sul, afetando milhares de pessoas e trazendo vários riscos à saúde, a tendência é de que a preparação para o enfrentamento às emergências ganhe cada vez mais espaço de discussão país, envolvendo não só o poder público mas, também outros segmentos institucionais e da sociedade civil”.

Na abertura do webinário, a superintendente regional de Saúde de Montes Claros, Dhyeime Thauanne Pereira Marques destacou que “a instalação do Cievs no Norte de Minas constituiu um importante ganho para o fortalecimento das ações de vigilância epidemiológica e de saúde, contribuindo para o reforço do trabalho realizado pelos municípios, bem como para a rede nacional do Cievs”.

Já a secretária municipal de Saúde de Montes Claros e presidente regional do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (Cosems), Dulce Pimenta, reforçou a importância do envolvimento dos gestores municipais na elaboração de um plano regional de enfrentamento às emergências em saúde.

“Estamos numa região onde já vivenciamos a ocorrência de enchentes e longos períodos de seca. As experiências deixam evidentes a importância dos municípios estarem preparados e estruturados para dar resposta em tempo hábil às necessidades da população, diante de situações adversas”, pontuou a secretária.

Na mesma linha de raciocínio, Wanderson de Oliveira, que durante a pandemia da covid-19 ocupava a função de secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, reforçou a importância dos municípios terem definidos os seus planos de emergência em saúde, bem como a organização de ações em nível regional.

“Cada município e região deve se preparar para aquilo que já se conhece: surtos de doenças, desastres naturais entre eles enchentes e estiagens. Isso porque, a desorganização das ações sobrecarrega os serviços e a resposta rápida diante de situações de emergência é fundamental para reduzir os impactos”, alertou o epidemiologista.
Outro aspecto destacado por Wanderson de Oliveira é a necessidade de integração de ações entre os serviços municipais e estaduais com a vigilância nacional epidemiológica e de saúde.

Segundo ele, a capacitação dos profissionais que atuam nos serviços de atenção primária e nos núcleos de vigilância epidemiológica hospitalares é de importante para a comunicação eficaz e rápida das doenças de notificação obrigatória. “Esse trabalho amplia a capacidade dos municípios, dos estados e do Ministério da Saúde (MS) para a detecção, em tempo oportuno, de situações que têm potencial de colocar em risco a saúde de um grande número de pessoas, seja numa determinada região, num estado, no país ou até mesmo em nível mundial”.

Por isso, concluiu Wanderson de Oliveira, a preparação para as emergências em saúde pública geralmente se concentra nas capacidades institucionais, com a divisão de tarefas e responsabilidades. “A relação estreita entre a Rede Cievs com os serviços de notificação é muito importante para que, num prazo máximo de sete dias, seja detectado algum problema que traga risco à saúde da população e, a partir daí, além da notificação dos casos seja definido um plano de ação estruturado”.

Norte de Minas
O Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde foi instalado na Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros em agosto de 2023. A iniciativa envolve a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), o Ministério da Saúde e a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas). O Cievs tem o objetivo de fortalecer a capacidade do Sistema Nacional de Vigilância em Saúde para identificar precoce e oportunamente emergências em saúde pública, a fim de organizar a adoção de respostas adequadas que reduzam e contenham o risco à saúde da população.

Por Pedro Ricardo