A Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho e Doenças Ocupacionais (SIPAT) do município de Varginha foi realizada, no período de 14 a 18 de outubro, por meio da parceria entre as Secretarias Municipais de Saúde, Educação e de Obras e Serviços Urbanos. A ação foi organizada pelas Comissões Internas de Prevenção de Acidentes de Trabalho e Doenças Ocupacionais (CIPA-DOs) das secretarias envolvidas e contou, em sua edição de 2024, com a parceria da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Varginha em sua programação. Durante 5 dias, a SIPAT abordou temáticas variadas e interligadas ao tema central da saúde do trabalhador.
Representando a SRS e abordando a Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (PNSTT), o superintendente regional de Saúde de Varginha, Luiz Paulo Riceputi Alcântara, fechou o ciclo de palestras que compuseram a semana de imersão do evento. Por meio da Portaria nº 1.823, de 23 de agosto de 2012, foi instituída a Política que viria a dar ênfase e visibilidade ao combate e tratamento de doenças causadas pelas atividades profissionais.
“A PNSTT é uma das frentes de enfrentamento às adversidades provenientes do trabalho. Estas, por sua vez, vêm sendo objetos de estudos na área da saúde, tais como os riscos, desgastes, adoecimentos e agravos à saúde. Trata-se, portanto, de uma conquista dos trabalhadores brasileiros contra riscos de adoecimento e morte decorrentes do trabalho, tendo como foco a garantia do acesso, a promoção da saúde e a prevenção de agravos”, explanou Luiz Paulo. O superintendente ainda frisou que a finalidade da Política, além de ser o desenvolvimento da atenção integral à saúde do trabalhador, “visa, em um aspecto mais amplo, reduzir a morbimortalidade, focando na vigilância, promoção e proteção da saúde dos trabalhadores”.
Hudson Lebourg V. Batista, secretário da CIPA-DO da Secretaria Municipal de Saúde de Varginha, ressaltou que os temas definidos para serem trabalhados durante a SIPAT-DO (Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho e Doenças Ocupacionais) buscaram abordar toda a ampla rede de relações que podem envolver a atividade profissional, desde qualidade de vida, nutrição, relacionamento interpessoal no trabalho, Estatuto do Servidor, organização financeira, Inteligência Artificial e até temas como assédio moral e sexual, necessários quando se fala em saúde do trabalhador.
“A definição dos temas foi bastante ampla e o convite à SRS Varginha, por meio da presença do superintendente Luiz Paulo, visou explanar a Política de Saúde do Trabalhador, onde temas super importantes foram abordados como o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST); outrora já pleiteado pela Comissão Interna de Atenção Primária à Saúde (CIAPS), pela Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (CISTT), ambas do Conselho Municipal de Saúde de Varginha (CMSV)”, disse Hudson Lebourg V. Batista.
O secretário da CIPA-DO da Secretaria Municipal de Saúde de Varginha ressaltou que “ainda foram explanadas questões importantes do Sistema Único de Saúde (SUS) sobre a saúde do trabalhador, como por exemplo, a Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (RENAST) que é uma rede de serviços do SUS que visa promover, prevenir, proteger e vigiar a saúde dos trabalhadores. Toda essa abordagem é de grande valia para o conhecimento do servidor público municipal, nosso público alvo do evento”.