Na última quarta-feira (16/10), a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Pouso Alegre realizou o Simpósio do Dia Mundial da Alimentação. O objetivo do encontro foi incentivar e mobilizar os profissionais de atenção básica a desenvolverem ações com a população sobre a importância de ler e entender os rótulos dos alimentos e desta forma, fazer escolhas mais saudáveis. Participaram do simpósio 48 profissionais de diferentes categorias que atuam na Atenção Básica, com participação mais expressiva de nutricionistas.

As palestras abordaram os temas “A Nova Rotulagem de Alimentos: o que os profissionais de saúde precisam saber?”; “Seletividade alimentar: desafios e possibilidades” e “Alimentação e mudanças climáticas: impactos da crise climática na segurança alimentar”. Foram apresentados também materiais de apoio relacionados à alimentação e nutrição.

18.10.2024-Dia Mundial da Alimentação1-Otávio Coutinho

Segundo Patrícia Fonseca, referência técnica da Coordenação de Redes de Atenção à Saúde da Regional, “foi uma importante oportunidade para conhecer sobre as novas regras de rotulagem de alimentos, bem como os desafios contemporâneos relacionados à seletividade alimentar e os impactos das mudanças climáticas na segurança alimentar e nutricional”.

Mudanças no padrão de alimentação
De acordo com a Nota Técnica nº 32/SES/SUBRAS-SAPS-DPSPE/2024, ao longo dos anos, tem-se observado mudanças nos padrões de alimentação na grande maioria dos países e, em particular, com grande intensidade no Brasil. As principais mudanças envolvem a substituição de alimentos in natura ou minimamente processados de origem vegetal (arroz, feijão, mandioca, batata, legumes e verduras) e preparações culinárias à base desses alimentos, por produtos industrializados prontos para o consumo, que são os alimentos processados e os ultraprocessados.

18.10.2024-Dia Mundial da Alimentação2-Otávio Coutinho

Conforme orientações do Guia Alimentar para a População Brasileira, do Ministério da Saúde, a alimentação deve ser baseada em alimentos in natura e minimamente processados, devendo ser consumidos com moderação os alimentos processados e evitado o consumo dos alimentos ultraprocessados, ou seja, deve-se descascar mais e desembalar menos.

De acordo com a Nota Técnica nº 32/SES/SUBRAS-SAPS-DPSPE/2024, no Estado de Minas Gerais, o percentual de adultos com excesso de peso (sobrepeso e obesidade) vem aumentando ao longo dos anos, passando de 46,1%, em 2010, para 66% em 2023. Cenário semelhante é possível observar para as outras faixas etárias, nas quais o excesso de peso vem aumentando ao longo dos últimos 10 anos. Destaque pode ser dado para o grupo dos adolescentes, no qual nota-se um aumento significativo no percentual de excesso de peso, ou seja, de 17,9% em 2010, passou para 30,8% em 2023.

18.10.2024-Dia Mundial da Alimentação3-Otávio Coutinho

Já em relação à obesidade na população adulta, ainda conforme a Nota Técnica nº 32/SES/SUBRAS-SAPS-DPSPE/2024, foi observado um aumento mais significativo nos últimos 10 anos, ou seja, de 17,2% em 2010 para 31% em 2023, representando um aumento de 14 (quatorze pontos percentuais).

Diante desse cenário, foram estabelecidas pela Resolução de Diretoria Colegiada – RDC nº 429 e Instrução Normativa nº 75, publicadas em outubro de 2020. O objetivo destas normas é melhorar a clareza e legibilidade dos rótulos dos alimentos e, assim, auxiliar o consumidor a fazer escolhas alimentares mais conscientes.

Por Otávio Coutinho / Fotos: Otávio Coutinho