Com o objetivo de fortalecer o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária, a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Sete Lagoas recebeu oficialmente a nova equipe de fiscais sanitários do Programa de Apoio Técnico às Ações de Vigilância Sanitária Municipal via Consórcio Público de Saúde (VISA-CIS) na quinta-feira (13/02). O programa é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) junto ao Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (COSEMS-MG).
Segundo o diretor da SRS Sete Lagoas, Fabrício Júnior Alves Teixeira, o acolhimento desses profissionais em nível regional marca um passo importante para o fortalecimento da vigilância sanitária na região que abrange 35 municípios. “Acolher a nova equipe do consórcio, que será responsável por executar as ações do VISA-CIS, se faz necessário para que se sintam seguros e apoiados para iniciarem o trabalho de fortalecer a região através da prevenção, promoção e proteção da saúde coletiva por meio do controle sanitário e gerenciamento dos riscos à saúde relacionados à vigilância sanitária”, exaltou Teixeira.
A equipe do VISA-CIS é multidisciplinar e composta por um coordenador, um profissional de apoio administrativo e diversas referências técnicas, incluindo Alimentos, Serviços de Saúde, Medicamentos e Congêneres, Normas Técnicas e Regulamentos de Vigilância Sanitária. Os profissionais vão atuar diretamente nos municípios da região com apoio e orientação da equipe Regional de Vigilância Sanitária.
Para a coordenadora do Núcleo de Vigilância Sanitária (Nuvisa) da SRS Sete Lagoas, Gláucia Lopes, a apresentação da nova equipe representa um passo estratégico e um compromisso do programa em garantir a segurança sanitária e a qualidade de vida da população nos municípios atendidos. Para Lopes, “estabelecer vínculo entre a equipe do Nuvisa e o VISA-CIS é necessário para o bom andamento das ações de vigilância sanitária nos municípios. Percebemos o interesse da equipe em prestar um bom serviço, e estamos confiantes de que a VISA municipal será fortalecida, trazendo impactos positivos para toda a região", destacou.
O Programa VISA-CIS tem como princípios fundamentais:
A prevenção, promoção e proteção da saúde coletiva por meio do controle sanitário e gerenciamento de riscos;
A cooperação e integração entre os entes federativos para fortalecer o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária;
A interação com diversos setores para garantir maior eficiência e efetividade das intervenções;
A criação de um sistema de gestão da qualidade como base para a harmonização das ações regulatórias;
A qualificação profissional e abordagem multidisciplinar para desenvolver as atividades de vigilância sanitária;
O monitoramento e avaliação constantes para aperfeiçoamento das estratégias e políticas públicas.