Foram promovidas na sexta-feira, 14/2, no Auditório do Centro Administrativo da cidade de Coronel Fabriciano, as conferências municipais e macrorregional da saúde do trabalhador e trabalhadora. O evento contou com representantes de vários municípios e interessados em sugerir novas políticas sobre o tema.
Condutora da conferência realizada em Coronel Fabriciano, Flávia Lana Ferreira Pina destacou que as etapas das conferências municipais de saúde e etapa macrorregional são importantes para promover a discussão da temática Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora nos territórios. “O objetivo é promover a formulação de diretrizes para fortalecer as políticas públicas voltadas aos trabalhadores e aos ambientes e processos de trabalho”, disse.
Eli Rodrigues, secretário geral do Conselho Estadual de Saúde de MG, reforçou sobre a constituição federal, que estabeleceu no artigo 198 a participação da sociedade na formulação de políticas públicas de saúde. "Essas duas formas de participação popular se dão por meio dos conselhos de saúde e das conferências de saúde. É um espaço amplo e democrático, onde todas as pessoas que moram no município são chamadas para participar. Nesta conferência, avaliamos as políticas de saúde que estão em andamento e propomos novas políticas de saúde", disse o secretário.
André Luiz Custódio de Paula, superintendente regional de Saúde de Coronel Fabriciano, ressaltou a importância da realização do evento nas regionais. “Podemos organizar e alinhar as questões que antecedem um momento ainda mais importante, que são as conferências municipais de saúde. É indiscutível a importância do controle social, que é um princípio organizativo do SUS, inserindo a população na fiscalização, debate e construção das políticas públicas de saúde”, reforçou o superintendente.