Com população de 6.199 habitantes, o município de Pirajuba, no Triângulo Mineiro, tem alcançado altas coberturas vacinais por meio da busca ativa e de estratégias de incentivo à vacinação. Desde 2023, as coberturas vacinais no município vêm ultrapassando as metas definidas pelo Ministério da Saúde, culminando em um reconhecimento estadual, durante o evento Conexão Minas-Saúde, que reuniu prefeitos, secretários e outros profissionais de saúde de todo o estado, nos dias 4 e 5/02.
Palestras, atividades educativas, capacitação periódica dos profissionais de saúde, busca ativa de pessoas a vacinar, imunização em domicílio, além de pontos móveis de vacinação, com horário estendido, e participação em eventos da cidade, são estratégias adotadas pela secretaria municipal de saúde para ampliar o acesso da população às vacinas.
Índices acima da meta
Atualmente, os índices de vacinação do município de Pirajuba chegam a 103,45% de cobertura em BCG, 137,93% em Hepatite B e também em DTP (difteria, o tétano e a coqueluche), 120,69% em Febre Amarela, 136,21% em Poliomielite Injetável (VIP), 117,24% em Pneumo 10, 118,97 em Meningo C, 137,93 em Pentavalente (difteria, tétano, coqueluche, Haemophilus influenzae tipo b e hepatite B), 117,24% em Rotavirus, 153,45% em Hepatite A infantil, 137,93% no 1º reforço da DTP, 155,17% em Tríplice Viral (1ª dose), 134,48% em Tríplice Viral (2ª dose), 146,55% no 1º reforço da Pneumo 10, 144,83 em Poliomielite Oral Bivalente, 139,66% em Meningo C (1º reforço) e 110,34% em dTpa Adulto. Somente os índices de vacinação contra a varicela (catapora) estão abaixo da meta (63,79%), devido a dificuldades com a distribuição do insumo, pelo Ministério da Saúde.
Segundo Ana Maria de Oliveira Bernardes, superintendente regional de saúde de Uberaba, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) vem garantindo recursos financeiros para que os municípios viabilizem a imunização à toda população. “Pirajuba conseguiu levar a vacinação o mais próximo possível das pessoas, dando oportunidade também que pais e trabalhadores possam atualizar o cartão de vacinas de seus filhos e esclarecer dúvidas, trazendo ótimos resultados” disse a dirigente.
Valorização e confiança na vacina
Danielle Ribeiro, secretária municipal de Saúde de Pirajuba, afirma que a cidade enfrentou grandes dificuldades em atingir metas e indicadores relacionados à vacinação durante e após a pandemia. Segundo ela, “a equipe de saúde percebeu que, além das atividades extramuros, era preciso que a população voltasse a acreditar no poder da vacina”. Foi então que iniciou-se um esforço conjunto em realizar atividades que valorizassem a vacinação e pudessem levá-la para onde a população está, ao invés de esperar que os cidadãos comparecessem às salas de vacinas.
Layene Franco de Souza, mãe de Henrique Franco Giudice, de 1 ano, conta que o filho faz acompanhamento médico na Atenção Básica do SUS, e tem acesso a todas as vacinas disponíveis no programa de imunização. Ela afirma que tem “muito orgulho e confiança nos profissionais de excelência do município de Pirajuba”, afirma.
Reconhecimento
Pirajuba também recebeu reconhecimento durante a II Oficina Nacional do Projeto ImunizaSUS, do Conselho de Secretários Municipais de Saúde de Minas Gerais (COSEMS-MG), em 2024.
Na ocasião, experiências exitosas na área de imunização de todo o Brasil foram avaliadas, num total de 800, das quais 51 foram selecionadas para participar do projeto e 40 foram à Brasília apresentar seus trabalhos. Destas, três foram premiadas, sendo Pirajuba uma delas, com a experiência "Alcançando Novos Patamares: Estratégias Inovadoras para Ampliar a Cobertura Vacinal em Pirajuba a partir de ações fora do ambiente de saúde", com matéria jornalística publicada na edição especial exclusiva da II Oficina Nacional do Projeto ImunizaSUS.