Na segunda-feira, 17/02, uma reunião, conduzida por Amanda Mares Santos e Silva, da Coordenação de Redes de Atenção à Saúde da Gerência Regional de Saúde de Unaí, teve como objetivo direcionar ações para o combate à dengue nas escolas, com a participação das secretarias municipais de Saúde (SMS), Educação (SEMED) e a Superintendência Regional de Ensino de Unaí (SRE-Unaí) da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE-MG). O encontro focou no fortalecimento do programa "Saúde na Escola", que visa mobilizar a rede escolar no enfrentamento das arboviroses, como dengue, zika e chikungunya.

Amanda, ao abrir a reunião - realizada por videoconferência-, fez questão de destacar a importância do trabalho conjunto entre as secretarias e enfatizou que “o envolvimento das escolas é crucial para alcançar um público amplo, e garantir o sucesso das ações de prevenção”. Ela também destacou que a reunião “é uma oportunidade para apresentar materiais informativos e esclarecer dúvidas sobre a implementação das campanhas”, disse a coordenadora.

Durante o encontro, foram realizados questionamentos e solicitações à equipe, buscando garantir que as ações de mobilização fossem eficazes e atendessem às necessidades da comunidade escolar. Além disso, ainda foram sugeridas formas de otimizar o uso dos materiais e espaços disponíveis nas escolas para promover a conscientização sobre a dengue e outras arboviroses e a inclusão de atividades educativas nas rotinas escolares, reforçando que a prevenção deve ser uma prioridade nas escolas.

Imagem: Breno Luiz

A referência técnica da SRE de Unaí, Andréia Maria Rodrigues Silva, destacou a importância da colaboração entre as secretarias para uma ação mais efetiva e enfatizou o papel das escolas como locais estratégicos para disseminação de informações e para o envolvimento das famílias na prevenção da dengue, com o apoio das equipes de saúde às escolas ao longo do processo.

Foram compartilhados os materiais educativos que serão enviados às escolas, como banners com orientações sobre como identificar e eliminar criadouros do mosquito transmissor. Além disso, enfatizaram a importância da parceria entre a saúde e a educação para alcançar resultados positivos. Essa ação teve como objetivo reforçar a importância de garantir a continuidade das ações ao longo do ano, além de reafirmar o compromisso de seguir com a parceria entre as secretarias de saúde e educação na luta contra as arboviroses.

 

Por GRS Unaí