A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Uberaba participou de treinamento sobre fluxos assistenciais de saúde, realizado pela Secretaria Municipal de Saúde de Uberaba, no auditório da Prefeitura Municipal de Uberaba, na última quarta-feira, dia 12/02. O treinamento, voltado aos 27 municípios da Macrorregião Triângulo Sul, abordou fluxos assistenciais, ambulatoriais e hospitalares, além da Oficina Ortopédica Itinerante (OOIT) de Diamantina, que esteve em Uberaba, entre os dias 11 e 13 de fevereiro, para a entrega de cadeiras de rodas adaptadas, motorizadas, comuns e de banho, a 149 pacientes que aguardavam pelos insumos. No total, foram entregues 298 equipamentos. 

A coordenadora de Acesso aos Serviços de Saúde (CASES) da SRS Uberaba, Luana Ribeiro Terada, falou sobre a Programação Pactuada Integrada e, para ela, a capacitação é um momento para construir, de forma conjunta, estratégias de fortalecimento para as regiões de saúde. Ela afirma que “ao qualificar protocolos e fluxos de acesso, busca-se otimizar os processos, reduzir o tempo de espera e garantir que cada paciente receba o atendimento adequado, no momento certo”. A regulação eficiente, “é um instrumento fundamental para promover equidade e melhorar a resolutividade da assistência em saúde, utilizando os recursos de forma estratégica”, conclui.

Foto: SRS Uberaba

Joilson Meneguci, referência da Unidade de e-Saúde do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (HC-UFTM), falou sobre os serviços de teleconsultoria oferecidos pelo hospital a todos os municípios da Macrorregião Triângulo Sul. Segundo ele, “a oferta iniciou em agosto de 2024 e, no ano passado, foram realizadas 108 teleconsultorias, com a discussão de 82 casos entre médicos dos municípios e uma médica especialista em Neuropediatria do HC-UFTM”. Dos 82 casos discutidos, 77 não eram atendidos no hospital e, desses 77 pacientes, 59 não precisaram ser encaminhados para a Atenção Especializada após discussão com a médica especialista do HC-UFTM. 

De acordo com o Ministério da Saúde, a Telessaúde é um conjunto de ações que utilizam recursos de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) para desenvolver serviços que promovam a integralidade e a continuidade da assistência e do cuidado em saúde entre todos os níveis de atenção no âmbito do Sistema Único de Saúde. As ações compreendem teleconsultoria síncrona e/ou assíncrona, teletriagem, teleconsulta, teleinterconsulta, telediagnóstico, telemonitoramento, teleorientação, teleducação e telerregulação. 

 

Oficina Ortopédica Itinerante (OOIT) de Diamantina

O Centro Especializado em Reabilitação de Diamantina, teve seu trabalho reconhecido pela Coordenação de Atenção à Saúde das Pessoas com Deficiência (CASPD) da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG). Financiado pelo Ministério da Saúde e com contrapartida financeira da SES-MG, funciona em um caminhão adaptado para produzir Órteses, Próteses e Meios Auxiliares de Locomoção (OPM), bem como realizar adaptações, ajustes e pequenos consertos em dispositivos já utilizados pelos pacientes, em todas as regiões do estado. 

Érika Cruz da Silva, referência técnica da Rede de Cuidados da Pessoa com Deficiência do município de Uberaba, falou sobre como funciona o acesso aos serviços da OOIT. Segundo ela, é necessário que o paciente procure uma unidade de saúde e solicite uma avaliação com fisioterapeuta, portando CPF, RG, comprovante de residência, cartão do SUS e, se for menor de idade, levando também o documento do responsável. A avaliação do fisioterapeuta é entregue pela unidade à Secretaria Municipal de Saúde para que, no momento em que a oficina itinerante retorne à cidade, o paciente seja contactado para comparecer aos serviços.

Ainda de acordo com Érika, “as cadeiras de rodas que estão sendo entregues agora, foram avaliadas pela OOIT em julho de 2024, atendendo pessoas que aguardavam desde 2015 para ter acesso a este insumo”. A próxima oficina vai ocorrer entre junho e julho deste ano, para avaliar mais pacientes com necessidade de cadeiras de rodas.

Por Sara Braga