Fortalecer a cooperação na saúde pública da microrregião de Saúde de São Lourenço - esse foi o foco do 1º IntegraMicro, evento promovido pela Prefeitura de São Lourenço, no dia 13/2. Reunindo gestores e profissionais da saúde regional, o IntegraMicro trouxe o tema “Caminhos para a Integralidade do Cuidado” como foco das discussões da reunião. O superintendente da regional de Saúde de Varginha, Luiz Paulo Riceputi, esteve presente, reforçando a ligação estado-município no que diz respeito às responsabilidades e deveres das instituições com a saúde pública.
Foram apresentadas estruturas, fluxos e responsabilidades dos serviços de abrangência microrregional, com foco na otimização de processos e ampliação da resolubilidade da atenção à saúde. Na oportunidade, foi produzida coletivamente uma carta de intenções e compromissos entre os municípios da micro, de modo que refletisse os anseios e esforços conjuntos daqueles que compartilham, além do território, responsabilidades em torno da saúde da região.
O evento teve como parceiros o Consórcio Intermunicipal de Saúde - Circuito das Águas, o Hospital de São Lourenço, Hospital dos Olhos e o Centro Especializado em Reabilitação CERII/Apae São Lourenço.
Segundo Luiz Paulo, no SUS (Sistema Único de Saúde), a atuação solidária e integrada entre os entes públicos torna-se fundamental para a garantia da universalidade do acesso e da integralidade da atenção à saúde aos cidadãos mineiros. “Tendo em vista as recentes mudanças de gestão ocorridas em um razoável número de municípios mineiros, o IntegraMicro tornou-se importante momento de aproximação, sobretudo aos novos gestores de saúde de boa parte dos 24 municípios que compõem este território sanitário, proporcionando conhecimento acerca da vastidão e responsabilidades dos serviços disponíveis na rede SUS na microrregião – a exemplo do CAPS AD III, do CER II, do SAE/CTA, da oftalmologia e dos serviços hospitalares”, frisou o superintendente.