Na terça-feira, 11/2, a Coordenação de Redes de Atenção à Saúde da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Unaí promoveu a 1° Reunião Gerencial de Atenção Primária à Saúde para os municípios da microrregião de Saúde de Unaí/Paracatu. O evento, realizado com o intuito de fortalecer a gestão e a organização dos serviços de saúde, contou com a participação de gestores, coordenadores municipais e profissionais da saúde, com foco na atenção primária.
Durante o encontro, foram abordadas as diretrizes nacionais e estaduais que regem a organização da Atenção Primária à Saúde (APS). Entre os temas discutidos, destacaram-se a Política de Financiamento Federal da APS e as políticas continuadas de cofinanciamento estadual. A Política Estadual de Financiamento da APS, além das políticas de Promoção da Saúde, Práticas Integrativas e Complementares e Promoção da Equidade, também foram apresentadas aos participantes.
Embora o encontro tenha contemplado temas que já fazem parte dos processos de trabalho nas unidades de atenção primária à saúde (UAPS), o evento se revelou uma oportunidade importante para discutir estratégias de (re)organização local. O objetivo é proporcionar um cuidado qualificado e integrado, que englobe ações de promoção à saúde, prevenção de agravos, diagnóstico, tratamento e reabilitação dentro da APS.
A Coordenadora da Rede de Atenção à Saúde da GRS Unaí, Amanda Mares, enfatizou a relevância de ações estratégicas para o fortalecimento das Redes de Atenção à Saúde (RAS) na região. Segundo ela, uma das metas centrais é ampliar e qualificar a APS, oferecendo acesso mais próximo e eficaz à saúde para os usuários e suas famílias. "Sabemos que há desafios, como a coordenação do cuidado e a organização das Redes de Atenção, mas precisamos focar em estratégias para fortalecer a APS regionalmente, de modo que as equipes possam, de fato, resolver as questões de saúde da população", afirmou Amanda.