A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Pouso Alegre, por meio da Coordenação de Redes de Atenção à Saúde (CRAS), promoveu na terça-feira, 11/02, uma reunião da Política Estadual dos Hospitais de Pequeno Porte (HPP). O objetivo foi o alinhamento das diretrizes da política nos componentes da Unidade de Cuidado Continuado e Integrado (UCCI), componente Serviços de Apoio à Rede de Urgência e Emergência (SARUE), e a sistemática de monitoramento e repasses financeiros da política.
Foram abordados aspectos gerais da política hospitalar estadual Valora Minas, em seu módulo de HPP, objetivos e diretrizes da política dos HPP nos componentes UCCI e SARUE, compromissos assumidos por cada beneficiário da política, habilitações federais atreladas a cada componente, papel destes hospitais na Rede de Atenção à Saúde (RAS), sistemática de monitoramento, repasses financeiros estaduais, e critérios de suspensão e exclusão da política.
Para referência técnica (RT) da Coordenação de Redes de Atenção à Saúde (Cras) da SRS Pouso Alegre, Kátia Maria, esta reunião foi um espaço de discussão com os beneficiários da política dos Hospitais de Pequeno Porte, no que tange às UCCIs e SARUE, sobre os compromissos assumidos por estes serviços nesta política hospitalar e o seu papel na Rede de Atenção à Saúde.
A RT explicou que estes serviços são direcionados para os cuidados prolongados, que não demandam serviços de Alta Complexidade, além das internações de média complexidade hospitalar básica (MCHB), servindo de retaguarda para a rede de urgência e emergência. “Busca-se a melhoria dos acessos dos usuários em tempo oportuno à atenção hospitalar e a diminuição da superlotação dos hospitais maiores, que são vocacionados para as internações especializadas e de alta complexidade”, pontuou.
Segundo Mariana Cristina, diretora de Departamento de Controle e Avaliação da Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Itajubá, a reunião foi de grande importância para o detalhamento dos principais pontos da política, sobretudo no tocante às UCCI . “Diversos aspectos relevantes foram abordados, sobretudo a importância deste módulo na rede de atenção à saúde, uma vez que os hospitais de pequeno porte trabalham em apoio aos hospitais de grande porte, garantindo acesso de qualidade, otimização de leitos, e sobretudo, a transição do cuidado com qualidade ao paciente antes da alta hospitalar”.
“Reuniões como esta, além de esclarecer pontos importantes da política, de forma didática e interativa, promovem interação entre os prestadores de serviço SUS e gestores, fortalecendo a rede de atenção à saúde local e regional, uma vez que permite aos atores sanar suas dúvidas e contribuir com posicionamentos relevantes”, concluiu Mariana.
O evento foi organizado por Kátia Maria Gomes Pimentel e Silva e o coordenador da CRAS, Lucas Botazini Carlos, e contou com a participação dos hospitais beneficiários da Política dos HPPs nos componentes UCCI e SARUE sob jurisdição da SRS Pouso Alegre e gestores municipais de saúde dos municípios sede dos serviços.