A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), promoveu, na quarta-feira, 19/2, o encontro da ‘Força Estadual do SUS’ na Gerência Regional de Saúde de Januária. O evento ocorreu no auditório da Superintendência Regional de Educação de Januária e teve como público alvo os médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem dos municípios da região.
Sete médicos e cinco enfermeiras realizaram palestras com o intuito de potencializar a atuação da vigilância em saúde em cooperação com os municípios em situação de risco epidemiológico, ocorrência de doenças e agravos inusitados, surtos, entre outras situações relacionadas à saúde pública. O objetivo do evento é preparar a rede assistencial para o manejo clínico adequado das arboviroses, como dengue, zika, chikungunya e febre amarela.
Gilberto de Macedo Lima, gerente substituto da regional de Saúde de Januária, ressaltou que é de suma importância o apoio da SES-MG no combate às arboviroses no período sazonal. “Este treinamento é uma oportunidade para atualizar protocolos e práticas de manejo das arboviroses”, disse o dirigente substituto. Segundo ele, a parceria entre a SES-MG, a OPAS (Organização Panamericana de Saúde) e o Ministério da Saúde (MS) tem um papel fundamental neste contexto de tratamento e prevenção dos agravos. “Esse processo contínuo de atualização é essencial para reduzir a incidência de óbitos e promover uma resposta mais rápida e efetiva quando novos casos surgem”, finalizou o dirigente.