O trabalho piloto que a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros está implementando em Verdelândia sobre a integração das ações de Agentes Comunitários de Saúde (ACS) com os Agentes de Controle de Endemias (ACEs), visando a obtenção de maior eficácia no controle das arboviroses (dengue, febre chikungunya, zika vírus e febre amarela), será apresentado para as demais Unidades Regionais da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG). Neste ano, Verdelândia foi o único município da macrorregião de Saúde Norte que obteve baixa incidência de transmissão de doenças causadas pelo mosquito Aedes aegypti.

Nesta quinta-feira, 13 de junho, os resultados foram apresentados em Montes Claros pelas coordenadorias de Vigilância Epidemiológica e de Saúde aos subsecretários de Regionalização e de Vigilância em Saúde da SES-MG, Darlan Venâncio Thomaz Pereira e Eduardo Campos Prosdocimi, respectivamente. Na oportunidade a superintendente regional de Saúde de Montes Claros, Dhyeime Thauanne Pereira Marques, destacou que a experiência do trabalho realizado em Verdelândia “evidencia que a efetiva integração das atividades dos ACS e ACE possibilita aos municípios potencializar os serviços de Vigilância Epidemiológica e de Saúde, proporcionando com isso melhores resultados no controle das endemias”.

Apresentação trabalho Verdelândia

Por sua vez, a coordenadora de Vigilância em Saúde da SRS, Agna Soares da Silva Menezes, lembrou que sem a necessidade de alocação de novos recursos financeiros, em Verdelândia os resultados alcançados com a integração dos trabalhos dos agentes comunitários de saúde e de endemias reforçam a eficácia da iniciativa. “Isso porque, mesmo durante o pico de epidemia de dengue ocorrido neste ano no estado, o município manteve a situação sob controle ao contrário de outras localidades que atingiram taxas de incidência de arboviroses bastante elevadas”.

As ações implementadas em Verdelândia pelas referências técnicas da SRS, Valdemar Rodrigues dos Anjos e Bartolomeu Teixeira Lopes, consistem na atuação dos agentes comunitários de saúde e de endemias trabalhando em áreas divididas por quarteirões e não por ruas. As capacitações dos agentes são realizadas em conjunto, a fim de que todos compartilhem os mesmos conhecimentos e entendam as especificidades de cada área.

“Com isso, além das atividades de acompanhamento das condições de saúde da população, durante visitas domiciliares os agentes comunitários de saúde também são capacitados para identificar nas residências potenciais focos de proliferação do mosquito Aedes aegypti ou outras situações que colocam em risco a saúde da população. Por meio da troca de mensagens em grupos de WhatsApp, os agentes comunitários de saúde repassam informações para os agentes de controle de endemias sobre os problemas identificados em determinada residência, agilizando, com isso, a realização de vistorias em curto espaço de tempo.

Reunião do subsecretário de Regionalização da SES-MG, Darlan Pereira, com coordenadores da SRS Montes Claros

Políticas públicas
Ao destacar a importância do trabalho e dos resultados obtidos em Verdelândia, o subsecretário de Regionalização, Darlan Pereira, observou que “a experiência obtida pela Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros evidencia a importância do envolvimento das unidades regionais na construção e definição de políticas públicas de saúde, juntamente com as demais equipes técnicas do nível central da SES-MG”.

O subsecretário de Vigilância em Saúde, Eduardo Prosdocimi, sugeriu que a experiência obtida pela SRS em Verdelândia seja apresentada para os demais dirigentes regionais da SES-MG e coordenadores de Vigilância Epidemiológica e de Saúde, a fim de que a iniciativa seja difundida em todo o estado.

Reunião com o subsecretário de Vigilância em Saúde da SES-MG, Eduardo Prosdocimi, com equipes da Vigilâncias Epidemiológicas e de Saúde - Pedro Ricardo

Na oportunidade, o subsecretário reforçou que “a participação das unidades regionais desde o início na definição e construção de políticas públicas de saúde potencializa o alcance de resultados positivos, levando em conta o conhecimento das realidades e necessidades regionais. Fazer um feijão com arroz bem feito é melhor do que ideias mirabolantes”, concluiu.

Reuniões
Ainda na SRS Montes Claros, Eduardo Prosdocimi participou de reunião com os servidores das coordenadorias de Vigilância Sanitária, Epidemiológica e de Saúde, oportunidade na qual foram abordados vários assuntos referentes aos trabalhos executados no Norte de Minas.

Já Darlan Pereira participou, na parte da manhã, do encerramento da 1ª Oficina de Qualificação das Comissões Macrorregionais de Acompanhamento, encerrada nesta quinta-feira (13/6), envolvendo dirigentes e técnicos das Gerências e Superintendências Regionais de Saúde de Montes Claros, Diamantina, Januária e Pirapora. À tarde o subsecretário se reuniu com coordenadores das equipes técnicas da SRS de Montes Claros.

Por Pedro Ricardo / Foto: Pedro Ricardo