Os 50 municípios que compõem a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Varginha reportaram para a regional a aplicação de mais de 5.200 doses da vacina contra a poliomielite apenas na ação do Dia D da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite, realizado em 8/6. A campanha continua e, apoiados pela SRS Varginha, os municípios estão empenhados em mobilizar pais e responsáveis para a vacinação das crianças.

A campanha nacional foi iniciada em 27/5 e tem o prazo de encerramento previsto para 14/6. O público-alvo são todas as crianças menores de 5 anos e o objetivo da vacinação é ampliar a cobertura vacinal, reduzindo o risco de reintrodução do poliovírus no Brasil. A meta preconizada pelo Ministério da Saúde (MS) é que todos os municípios imunizem ao menos 95% dessas crianças.

A cobertura vacinal da poliomielite no Brasil registrou quedas recentes, passando de 98,29% em 2015, para 71,04% em 2021, por exemplo, como mostram os dados do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (PNI). Em 2023, o percentual de cobertura vacinal atingido no país foi de 84,63%, conforme a Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS).

“Pelo calendário nacional de vacinação da criança, a vacina contra a poliomielite é aplicada de forma injetável, Vacina Inativada contra a Pólio (VIP) aos dois, quatro e seis meses de idade. Já a Vacina Oral contra a Pólio (VOP) é feita aos 15 meses e aos quatro anos de idade, mas na campanha é aplicada de forma indiscriminada para crianças a partir de um ano, que já tinham esquema completo com essas três doses de VIP”, detalhou Poliana Pereira, referência técnica de Imunização da SRS Varginha. A poliomielite pode causar paralisia infantil.

Na Regional de Saúde de Varginha, além dos atendimentos convencionais nas salas de vacinação, foi disponibilizado um horário diferenciado, vacinação extramuros e o Dia D, realizado no sábado, 8/6. Para mobilizar o público, houve sala de vacina que aproveitou o tema das festas juninas na decoração, incluindo até mesmo as comidas típicas.

Por Thayane Viana de Carvalho Lenzi / Fotos: Divulgação Secretarias Municipais de Saúde