A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), por meio da Coordenadoria de Ações Descentralizadas em Medicamentos/Diretoria de Vigilância em Medicamentos (DVMC), com o apoio da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Diamantina, promoveu o curso de "Boas Práticas de Dispensação e Manipulação de Medicamentos" no período de de 10 a 12/6. O evento ocorreu no Campus II da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), em Diamantina, e contou com a participação de cerca de 120 fiscais sanitários municipais e estaduais, vinculados às Unidades Regionais de Saúde (URSs) de Diamantina, Belo Horizonte, Itabira, Governador Valadares, Montes Claros, Sete Lagoas e Pedra Azul.

O objetivo principal do evento foi fortalecer as vigilâncias municipais, uniformizando e padronizando os processos de fiscalização em drogarias e farmácias de manipulação. Durante os três dias, foram realizadas palestras expositivas e atividades práticas. Além disso, foram discutidas as principais dúvidas encontradas em inspeções, proporcionando aos participantes uma capacitação abrangente para melhorar a condução, a inspeção e a avaliação dos riscos sanitários nos estabelecimentos.

Palestra do curso de boas práticas de dispensação e manipulação de medicamentos em Diamantina

Em sua apresentação, o diretor da DVMC, Alessandro de Souza Melo, ressaltou a importância das pessoas na vigilância sanitária. "Sem pessoas capacitadas e motivadas, não conseguimos realizar uma vigilância sanitária eficaz. Portanto, nosso principal objetivo aqui é suprir os fiscais com o conhecimento necessário para aplicarem na prática", disse.

Ailton Robson Coelho, coordenador da DVMC, enfatizou a importância do curso prático. "Este curso é uma continuidade do nosso trabalho de capacitação, que inclui um curso básico disponível em ambiente virtual desde a pandemia. Aqui, no curso presencial, proporcionamos uma abordagem prática, com simulações de inspeção e discussão dos principais problemas enfrentados na rotina dos profissionais. É essencial padronizar as ações de inspeção e garantir que todos os inspetores, tanto do estado quanto dos municípios, estejam alinhados com as melhores práticas e atualizados com a legislação vigente".

Atividades práticas e estudo de casos do curso de boas práticas de dispensação e manipulação de medicamentos em Diamantina

Maria Aparecida de Fátima Oliveira, coordenadora de Vigilância Sanitária do município de Capelinha há 12 anos, destacou a relevância da capacitação. "O curso nos proporcionou um despertar para uma série de questões e novidades em relação aos processos de trabalho em drogarias. Sair daqui com novos conhecimentos nos ajuda a cumprir nosso papel de minimizar riscos e proteger a saúde da população", enfatizou Maria de Fátima, que participou do curso pela primeira vez.

Por sua vez, a coordenadora da Vigilância Sanitária do município de Itaobim, Lara Nery Pereira, está em sua terceira edição do curso. "Esta é a terceira vez que participo do curso. Mesmo que o tema seja o mesmo, sempre há atualizações e novos pontos de vista que enriquecem nosso trabalho. As discussões aqui são levadas ao nível central da SES-MG e resultam em melhorias contínuas no curso. É fundamental estar presente para acompanhar essas atualizações e garantir que nossa equipe esteja sempre bem informada", avaliou Lara.

Por Ricardo Maciel / Fotos: Ricardo Maciel