A Superintendência Regional de Saúde de Coronel Fabriciano promoveu, no dia 23/5, um treinamento avançado para os secretários municipais de Saúde e referências técnicas dos instrumentos de gestão. Na capacitação, foi abordado sobre as ferramentas usadas para facilitar o trabalho dos profissionais, além de orientações sobre o planejamento, monitoramento, controle e avaliação.

Durante o treinamento, vários levantamentos foram feitos para a conscientização dos profissionais e os municípios que se destacaram foram foram premiados com um certificado de reconhecimento e incentivo em relação ao trabalho de excelência dentro do planejamento.

27.05.2024-DIGISUS - Gabriel Barroso2

Nathalia Penna, coordenadora da assessoria de Governança regional, revela que capacitar os profissionais é como fornecer as ferramentas certas para que eles possam desempenhar seus papéis da melhor forma possível. “Esperamos que essa capacitação seja um impulso para fortalecer as políticas públicas de saúde em nossa região, tornando o sistema de saúde mais acolhedor e eficiente para todos”, disse.

O secretário de Saúde de Coronel Fabriciano, Ricardo Cacau, destacou a importância dos instrumentos de gestão. Segundo ele, as ferramentas direcionam o planejamento estratégico das políticas públicas de saúde em todos os blocos assistenciais, atenção primária, atenção especializada, rede de urgência, emergência, vigilância em saúde, zoonoses e epidemiologia.

27.05.2024-DIGISUS - Gabriel Barroso3

Ainda de acordo com o secretário, o instrumento de gestão também norteia os profissionais para fazer ações estratégicas e também mostrar que o município está apto a receber recursos públicos de emendas, recursos públicos federal e estadual. “Todos os gestores deveriam se preocupar em fortalecer e acompanhar a alimentação dos instrumentos de gestão e o plano municipal de saúde. Tudo isso só vem para fortalecer e mostrar a organização de um município”.

Por Gabriel Barroso - Estagiário sob supervisão / Fotos: Gabriel Barroso