O segundo Dia D da campanha Minas Unida no Combate ao Mosquito estava previsto para o dia 23 de março desde o mês de janeiro. Ainda no começo do ano, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) percebeu a necessidade de mobilizar os mineiros para um cenário de pior epidemia de dengue da história do Brasil.

O primeiro Dia D, em fevereiro, teve adesão de aproximadamente 550 municípios. Para março, o objetivo era superar esse número. Mas, à medida que se aproximava o dia 23, previsões de tempestades, devido a uma frente fria que se aproximava do sudeste do Brasil, começaram a ganhar destaque. Alguns municípios optaram por alterar o seu Dia D, mas muitos mantiveram as ações programadas para o dia 23/3. E assim, mais de 600 municípios se mobilizaram para realizar ações.

Ainda na quarta-feira, 20/3, em Oliveira Fortes, foi realizada uma blitz educativa, em parceria com a Polícia Militar. Na quinta-feira, 21/3, às Secretarias Municipais de Educação e Saúde de Ewbank da Câmara, mobilizaram alunos entre 5 e 11 anos, em uma ação que recolheu meia tonelada de materiais recicláveis. “Elaboramos a troca inteligente, na qual o aluno traz materiais que podem acumular água, como garrafas e latinhas, e troca por um kit escolar”, explicou a secretária municipal de Saúde, Érica Mendes.

Na sexta-feira, 22/3, mesmo embaixo de chuva, a equipe da saúde foi para a entrada da cidade realizar uma blitz para alertar a população sobre a necessidade de manter os cuidados.

No mesmo dia, em Bocaina de Minas, foi promovida uma palestra no posto de saúde que chamou a atenção para os cuidados com a saúde mental em momentos de tensão provocados pelo medo de doenças, como a dengue.

No sábado, 23/3, servidores da Regional de Saúde de Juiz de Fora somaram forças com servidores do Corpo de Bombeiros, Samu e prefeitura de Juiz de Fora para uma ação de vistoria de marquises no calçadão da rua Halfeld. Vários focos do mosquito foram encontrados e receberam o tratamento adequado.

A população também foi orientada e recebeu material educativo. Na fachada dos comércios foram fixados cartazes. “Diante da previsão de chuvas, foram improvisadas essas ações aqui no centro de Juiz de Fora. Alguns focos foram identificados e ações serão realizadas pelo município ao longo dos próximos dias”, disse o superintendente regional de Saúde Renan Guimarães de Oliveira.

O artista de rua “Piruta” sabe da importância do combate ao mosquito Aedes e deixou o recado para a população se conscientizar. “Você precisa usar a criatividade, a alegria, não vai querer ficar triste com um parente doente. Dengue mata, preste atenção nos terrenos sujos, nos pneus, coloque areia no vaso de planta”, declarou o artista.

Até o dia 25/3, segundo o painel de monitoramento das arboviroses da SES-MG, há mais de 700 mil casos prováveis de dengue notificados em Minas Gerais, dos quais 272 mil foram confirmados. Há ainda 444 óbitos em investigação, e 121 confirmados. Entre os 37 municípios do território da SRS Juiz de Fora, há 14 óbitos em investigação e um óbito foi confirmado.

Para capacitar a rede de atenção primária dos municípios, nos dias 25 e 26, foi realizado o Seminário Macrorregional de Qualificação do Manejo Clínico. No primeiro dia foi abordado o Plano de Contingência Municipal. Já no segundo dia, os profissionais de saúde participaram de uma capacitação para o manejo clínico. “O objetivo primordial dessas ações é reduzir o número de óbitos evitáveis”, destacou o subsecretário de Vigilância em Saúde, Eduardo Prosdocimi.

Por Jonathas Rodrigues