Na segunda-feira (16/12), a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) promoveu a cerimônia de entrega de prêmios e certificações para projetos da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc). Dentre os programas apresentados, o projeto da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da UFU ganhou na categoria “Paulo Freire” com a temática “A Mulher como Agente Ativo na Busca de Conhecimento e Implementação de Tecnologias na Agricultura Familiar”. O projeto tem o apoio da Vigilância Sanitária (Visa) da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Uberlândia.
O projeto do Núcleo de Extensão em Ações para Mulheres Rurais (Amur) apoia o licenciamento sanitário na cooperativa de cítricos, com a inclusão produtiva das trabalhadoras rurais. O Amur foi idealizado há quase três anos pelos docentes e discentes da graduação e pós graduação da FMVZ da UFU e tem o apoio da SRS Uberlândia, dos cursos de Nutrição e Agronomia da UFU e da Faculdade Anhanguera.
A referência técnica da Visa da SRS Uberlândia, Talita Costa e Silva Brito, destacou a importância da parceria com a academia e os beneficiados. “Os produtos da cooperativa precisam ser regularizados para o comércio e garantir a segurança alimentar. Para isso é preciso que as mulheres compreendam e passem por etapas da Visa. Há mais de dez anos, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) estabelece regras para a produção da agricultura familiar, ampliando a visibilidade e a potencialização deste setor; e enquanto profissionais da saúde, temos que fortalecer este processo”, pontuou Brito.
A professora da UFU e responsável pelo projeto, Elenice Maria Casartelli, comentou sobre o início das atividades e as expectativas para os próximos anos. “Fomos nos aproximando da comunidade e a presidente da cooperativa confiou que faríamos um excelente trabalho em conjunto, sendo que a ideia do projeto é que ele se torne permanente e beneficie as mulheres para diversificar e aumentar a renda por meio da produção agropecuária”.
Casartelli disse ainda que a parceria com a SRS Uberlândia foi fundamental. “A parceria com a Superintendência permite que as políticas públicas de saúde se aproximem dos novos profissionais que estão em formação e proporcionar dados que se tornam objeto de estudos e aprimoramentos. Para a comunidade, a SRS, além de garantir o acesso às políticas existentes, permite uma troca entre os profissionais, beneficiando a saúde”, completou a professora.
Prêmio Proexc
A premiação pela Pró Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) da UFU começaram em 2019 e conta com duas categorias: Prêmio Destaque de Atividades Extensionistas “Paulo Freire” e do Prêmio Destaque de Práticas Culturais “Cora Capparelli’, certificando programas que beneficiam as comunidades local, regional e nacional. Na cerimônia são anunciadas também as menções honrosas para o Centro de Incubação de Empreendimentos Populares Solidários (Cieps), Programa Institucional de Extensão Universidade Amiga da Pessoa Idosa (UNAI) e culturais.