Referências técnicas de Atenção Primária à Saúde (APS) e Atenção Hospitalar de municípios e hospitais da área de abrangência da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Passos, participaram de um encontro comemorativo do Outubro Rosa - mês que promove a saúde da mulher. Na pauta do evento, realizado na sexta-feira, 25/10, temáticas voltadas à saúde da mulher, com destaque para o mês de conscientização e prevenção ao câncer de mama, e o depoimento exemplar de uma paciente oncológica.

Denominado Encontro Regional em Comemoração ao Outubro Rosa, a reunião ocorreu no auditório da SRS Passos, com participação da superintendente Kátia Rita Gonçalves, da coordenadora de Redes de Atenção à Saúde (CRAS), Guatabi de Oliveira Marciano, e da referência técnica em Saúde da Mulher, Fabíola Silveira Lemos.

Equipe da SRS Passos e as referências municipais e hospitalares na abertura do Encontro Regional - Foto: Ascom SRS Passos

“O objetivo do Outubro Rosa e do encontro na regional é compartilhar informações sobre o câncer de mama e, mais recentemente, câncer do colo do útero. A campanha contribui para promover a sensibilização das mulheres sobre as doenças, permitindo maior acesso aos serviços de diagnóstico e contribuindo para a redução da mortalidade”, disse Guatabi de Oliveira. “Toda mulher com 40 anos de idade ou mais deve procurar um ambulatório ou uma unidade básica de saúde para realizar o exame clínico das mamas anualmente”, acrescentou.

O público do evento foram as referências técnicas municipais de APS e da Atenção Hospitalar relacionadas à saúde da mulher, com enfoque especial na prevenção ao câncer de mama. “Foi uma reunião de sensibilização, em que aproveitamos para falar sobre o câncer de mama e colo do útero, e para atualizar os municípios quanto ao programa e ações relacionadas à saúde da mulher”, disse Fabíola Lemos.

Sirlene Souza compartilhou sua experiência sobre o diagnóstico precoce e tratamento do câncer de mama - Foto:Ascom SRS Passos

Autocuidado

A abertura do encontro teve um momento especial, com depoimento da colaboradora de Gestão da SRS Passos, Sirlene Aparecida de Souza, que está em fase de acompanhamento periódico depois de ter passado por um tratamento de câncer de mama. Sirlene Souza abordou a importância do autocuidado que a mulher deve ter com o corpo, que pode ajudá-la a identificar sinais suspeitos de um tumor maligno. “O principal é o autocuidado, conhecer o próprio corpo, se amar, e não esperar acontecer uma adversidade para ficar atenta”, disse a funcionária. Segundo Sirlene, as mulheres mais jovens também devem ter essa preocupação de buscar orientação em caso de suspeitas.

Ao finalizar seu tratamento e iniciar a fase de acompanhamento, Sirlene Souza falou de fé e coragem, que contribuíram para a detecção precoce do tumor e para o resultado do tratamento. “Na caminhada da vida, Deus me mostrou que a força, fé, a coragem e a vontade de vencer estão dentro de mim, e eu posso ser muito feliz”, disse.

A campanha do Outubro Rosa tem o objetivo de sensibilizar e conscientizar as mulheres sobre a importância da detecção precoce do câncer de mama, com exames preventivos e consultas médicas regulares disponibilizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O acesso das mulheres a esses serviços são as unidades básicas de saúde (UBS) presentes em todos os municípios.

Por Enio Modesto